A imagem turística de São Sebastião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santaella, Liliane Azevedo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589
Resumo: Orientador Profa. Dra. Monica Franchi Carniello
id UNITAU_e345988992debf9c3761c45be1fbc8c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/589
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santaella, Liliane AzevedoSantos, Moacir José dosPimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoCarniello, Mônica Franchi2019-08-19T17:15:30Z2019-08-19T17:15:30Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589Orientador Profa. Dra. Monica Franchi CarnielloDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2010Resumo: Este trabalho objetiva identificar a imagem e a consequente atratividade do município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, como um destino turístico. O turismo está diretamente relacionado com os processos de marketing e comunicação, principalmente quando a abordagem enfoca o processo de tomada de decisão por parte do turista. A mídia de massa tem papel destacado na construção e divulgação da imagem de uma determinada localidade turística, podendo exercer influência positiva, quando a notícia retrata de modo favorável um evento ou uma localidade; ou negativos, quando a notícia dramatiza ou retrata de modo desfavorável/depreciativo/sensacionalista um evento ou uma localidade. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa com coleta de dados documental e com entrevista na alta temporada de verão de 2009. O trabalho também visa identificar a percepção do turista em relação aos atrativos turísticos e à imagem turística de São Sebastião, permitindo que seja estabelecida a relação entre a imagem divulgada e a imagem percebida para que possam ser alinhadas de forma positiva. Verificou-se que a imagem de São Sebastião é fractal e necessita de organização do setor envolvido para atuar de forma eficiente na gestão do turismo.Abstract: This Project aims at identifying the image and the subsequent attractiveness of São Sebastião, city on the north seashore of São Paulo state. Tourism is straightly related to marketing and communication processes, mostly when the approach is focused on the tourist's decision making process. The mass media has an important role in the building up and in the propaganda of a certain touristic spot image depending on the kind of material disclosed. Its influence can be very positive when favorable aspects of the place or event are highlighted. On the other hand, the result can be very negative when the piece of news portraits and dramatizes an event or location through sensationalist, deprecating and/or unfavorable lenses. The research can be classified as descriptive and qualitative, and necessary data was collected from documents and from interviews performed during the last 2009 summer season. The project also aims at learning how tourists perceive São Sebastião as a touristic site, to make it possible to compare the disclosed image with the perceived one and align them in a positive manner. São Sebastião image proved to be fractioned and there is an urging need of the involved sector's organization in order to enable an efficient management of the city tourism.Made available in DSpace on 2019-08-19T17:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Liliane Azevedo Santaella.pdf: 3597378 bytes, checksum: ad11d3899661f95478872c3a6cfc5706 (MD5) Previous issue date: 2010155 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALTurismoMarketing turísticoSão SebastiãoA imagem turística de São SebastiãoThe tourist image of São Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLiliane Azevedo Santaella.pdfapplication/pdf3597378http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/589/1/Liliane%20Azevedo%20Santaella.pdfad11d3899661f95478872c3a6cfc5706MD5120.500.11874/5892021-08-23 13:01:43.166oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:43Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem turística de São Sebastião
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The tourist image of São Sebastião
title A imagem turística de São Sebastião
spellingShingle A imagem turística de São Sebastião
Santaella, Liliane Azevedo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Turismo
Marketing turístico
São Sebastião
title_short A imagem turística de São Sebastião
title_full A imagem turística de São Sebastião
title_fullStr A imagem turística de São Sebastião
title_full_unstemmed A imagem turística de São Sebastião
title_sort A imagem turística de São Sebastião
author Santaella, Liliane Azevedo
author_facet Santaella, Liliane Azevedo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Santos, Moacir José dos
Pimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Santaella, Liliane Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carniello, Mônica Franchi
contributor_str_mv Carniello, Mônica Franchi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Turismo
Marketing turístico
São Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing turístico
São Sebastião
description Orientador Profa. Dra. Monica Franchi Carniello
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-19T17:15:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-19T17:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/589/1/Liliane%20Azevedo%20Santaella.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad11d3899661f95478872c3a6cfc5706
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263152142352384