A imagem turística de São Sebastião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589 |
Resumo: | Orientador Profa. Dra. Monica Franchi Carniello |
id |
UNITAU_e345988992debf9c3761c45be1fbc8c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/589 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Santaella, Liliane AzevedoSantos, Moacir José dosPimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoCarniello, Mônica Franchi2019-08-19T17:15:30Z2019-08-19T17:15:30Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589Orientador Profa. Dra. Monica Franchi CarnielloDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2010Resumo: Este trabalho objetiva identificar a imagem e a consequente atratividade do município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, como um destino turístico. O turismo está diretamente relacionado com os processos de marketing e comunicação, principalmente quando a abordagem enfoca o processo de tomada de decisão por parte do turista. A mídia de massa tem papel destacado na construção e divulgação da imagem de uma determinada localidade turística, podendo exercer influência positiva, quando a notícia retrata de modo favorável um evento ou uma localidade; ou negativos, quando a notícia dramatiza ou retrata de modo desfavorável/depreciativo/sensacionalista um evento ou uma localidade. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa com coleta de dados documental e com entrevista na alta temporada de verão de 2009. O trabalho também visa identificar a percepção do turista em relação aos atrativos turísticos e à imagem turística de São Sebastião, permitindo que seja estabelecida a relação entre a imagem divulgada e a imagem percebida para que possam ser alinhadas de forma positiva. Verificou-se que a imagem de São Sebastião é fractal e necessita de organização do setor envolvido para atuar de forma eficiente na gestão do turismo.Abstract: This Project aims at identifying the image and the subsequent attractiveness of São Sebastião, city on the north seashore of São Paulo state. Tourism is straightly related to marketing and communication processes, mostly when the approach is focused on the tourist's decision making process. The mass media has an important role in the building up and in the propaganda of a certain touristic spot image depending on the kind of material disclosed. Its influence can be very positive when favorable aspects of the place or event are highlighted. On the other hand, the result can be very negative when the piece of news portraits and dramatizes an event or location through sensationalist, deprecating and/or unfavorable lenses. The research can be classified as descriptive and qualitative, and necessary data was collected from documents and from interviews performed during the last 2009 summer season. The project also aims at learning how tourists perceive São Sebastião as a touristic site, to make it possible to compare the disclosed image with the perceived one and align them in a positive manner. São Sebastião image proved to be fractioned and there is an urging need of the involved sector's organization in order to enable an efficient management of the city tourism.Made available in DSpace on 2019-08-19T17:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Liliane Azevedo Santaella.pdf: 3597378 bytes, checksum: ad11d3899661f95478872c3a6cfc5706 (MD5) Previous issue date: 2010155 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALTurismoMarketing turísticoSão SebastiãoA imagem turística de São SebastiãoThe tourist image of São Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLiliane Azevedo Santaella.pdfapplication/pdf3597378http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/589/1/Liliane%20Azevedo%20Santaella.pdfad11d3899661f95478872c3a6cfc5706MD5120.500.11874/5892021-08-23 13:01:43.166oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:43Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A imagem turística de São Sebastião |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The tourist image of São Sebastião |
title |
A imagem turística de São Sebastião |
spellingShingle |
A imagem turística de São Sebastião Santaella, Liliane Azevedo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Turismo Marketing turístico São Sebastião |
title_short |
A imagem turística de São Sebastião |
title_full |
A imagem turística de São Sebastião |
title_fullStr |
A imagem turística de São Sebastião |
title_full_unstemmed |
A imagem turística de São Sebastião |
title_sort |
A imagem turística de São Sebastião |
author |
Santaella, Liliane Azevedo |
author_facet |
Santaella, Liliane Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Moacir José dos Pimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965- Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santaella, Liliane Azevedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carniello, Mônica Franchi |
contributor_str_mv |
Carniello, Mônica Franchi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Turismo Marketing turístico São Sebastião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Marketing turístico São Sebastião |
description |
Orientador Profa. Dra. Monica Franchi Carniello |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-19T17:15:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-19T17:15:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
155 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/589/1/Liliane%20Azevedo%20Santaella.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad11d3899661f95478872c3a6cfc5706 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263152142352384 |