Tratamento multiprofissional : as limitações e potencialidades da intervenção na obesidade infantil
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Data de Publicação: | 2013 |
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Pimenta, Teófilo Antonio MáximoRodrigues, Alexandra Magna, 1976-Universidade de TaubatéRocha, Renato, 1972-2023-06-13T17:33:39Z2023-06-13T17:33:39Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/939Orientação: Prof. Dr. Renato RochaDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: A obesidade caracteriza-se por ser uma doença complexa, de origem multifatorial e seu tratamento é um processo lento, com possibilidades de reincidências. O processo de tratamento apresenta dificuldades tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes obesos. Ressalta-se que o tratamento da obesidade infantil pode ser ainda mais difícil por envolver mudanças nos hábitos dos pais e também pela falta de entendimento das crianças com relação aos riscos da doença. Com a reconhecida complexidade da doença e as dificuldades do tratamento, o tema desperta o interesse e revela a necessidade de se investigar os modos de intervenção de uma equipe de saúde multiprofissional no tratamento de crianças com obesidade. O objetivo deste trabalho foi investigar, à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, as limitações e potencialidades interventivas de uma equipe multiprofissional que atua no tratamento da obesidade infantil. Participaram do estudo de caso cinco profissionais da equipe multiprofissional, uma assistente social, um médico, uma nutricionista, uma professora de educação física e um psicólogo. O método de análise dos dados utilizado foi a Análise do Conteúdo. Foram obtidos resultados relacionados: (1) dificuldades enfrentadas pelas crianças, famílias e equipe multiprofissional no decorrer do tratamento; (2) contribuições dos profissionais com relação às mudanças nos comportamentos alimentares e motores; e (3) aos resultados obtidos com as intervenções ao longo do período de tratamento da criança. Observou-se, ainda, que as práticas de intervenção são fragmentadas. Entretanto, tais práticas intervieram nas dificuldades relacionadas aos aspectos clínicos, ortopédicos, socioeconômicos, psicossociais e socioculturais. Por meio das práticas adotadas pela equipe foi possível constar que as crianças obtiveram melhoras nos aspectos alimentares e motores bem como mudanças no ambiente familiar.Abstract: Obesity is considered a complex disease, originated from multiple factors. It demands a slow process treatment with the possibility of recurrence. The treatment process presents difficulties for both health professionals and for the patients. We emphasize that the treatment of childhood obesity may be even more difficult because it involves changes in habits of parents and the lack of understanding of children in regards to the risks involved in the disease. Knowing the complexity of the problem and the difficulty for treatment, the subject arouses interest and reveals the need to investigate means of intervention by a multidisciplinary health care team for the treatment of children with obesity. The aim of this study was to investigate in the light of the bioecological theory Human development, the limitations and potential intervention of a multidisciplinary team involved in treatment of childhood obesity. Participated in the case study five professionals of a multidisciplinary team, as follows: a social worker, a doctor, a nutritionist, a physical education teacher and a psychologist. The method of data analysis used for the study was Content Analysis. Related results were obtained: (1) difficulties faced by children, families and multidisciplinary team during treatment, (2) contributions of professionals in relation to changes in eating behaviors and motor skills, and (3) the results obtained with assistance throughout the period of the child's treatment. It is concluded that the practices are fragmented, held in groups formed by children and families. Practices intervened in difficulties related to clinical, orthopedic, socio-economic, psychosocial and socio-cultural aspects. Through the practices adopted by the team it was possible to state that the children had improvements in their eating disorders and on motor skills as well as changes in the family environment.Made available in DSpace on 2023-06-13T17:33:39Z (GMT). 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