Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Teixeira Leite da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida
id UNITAU_e8aafe15a01f008c4aad0ebf8bc9bfea
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5468
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Daniela Teixeira Leite daPuzzo, Miriam BauabGurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-2022-03-21T21:07:57Z2022-03-21T21:07:57Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468Orientação: Profa. Dra. Maria do Carmo Souza de AlmeidaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017Resumo: Este trabalho tem como foco o trabalho de leitura dos textos multimodais, especialmente, a leitura do não verbal, no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa, com relação à formação leitora dos textos com múltiplas linguagens,nos Cadernos de Língua Portuguesa, vol 1 e 2, do 9º ano do Ensino Fundamental II. O material, elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo, é destinado a estudantes da rede pública de ensino. O nosso objetivo é compreender em que medida as atividades propostas no Caderno colaboram para o desenvolvimento das práticas leitoras por meio dos textos multimodais. Para atingir esse objetivo, selecionamos atividades que envolvem as diversas modalidades da linguagem, nos cadernos do 9º ano, e fizemos a análise de textos multimodais, considerando as formas de composição, a linguagem verbal e visual e efeitos de sentido dos textos selecionados para o trabalho. O problema que motivou essa pesquisa foi verificar que, embora haja a necessidade da escola contemporânea desenvolver práticas de letramento que abordem os textos multimodais, tais como charges, propagandas, fotojornalismoe outros, na realidade esses textos ainda são pouco explorados pelos materiais didáticos e/ou abordados superficialmente, muitas vezes como suporte para o trabalho com a linguagem verbal. Nesse sentido, essa pesquisa se justifica na medida em que discute a posição das diversas modalidades da linguagem no Caderno do aluno, em atividades específicas de leitura, e o papel dos novos letramentos no ensino de língua portuguesa. Esta pesquisa tem caráter analítico e bibliográfico. Utilizamos, com referencial teórico, principalmente, a perspectiva bakhtiniana. A análise dos dados revelou que os cadernos desenvolvem razoavelmente os trabalhos com as multimodalidades abrangendo uma leitura superficial, contribuindo pouco à formação para o letramento visual.Abstract: This work focuses on the work of reading the multimodal texts, especially, the nonverbal reading, in the teaching of Portuguese Language, in relation to the reading comprehension of the texts with multiple langueges, in the Portuguese Language Book, vol 1 e 2, of the 9th year of Elementary School II. The material, prepared by the State Departament of Education of São Paulo, is intended for students of the public school system. Our objective is to understand the extent to which the activities proposed in the Notebook contribute to the development of reading practices through multimodal texts. To achieve this goal, we have selected activities that envolve the different modalities of language, in the 9th year books, and analyzed multimodal texts, considering the forms of composition, verbal and visual language, and meaning effects of the texts selected for the work. The problem that motivated this research was to verify that although there is a need for contemporary school to develop literacy practices that adress multimodal texts, such as cartoons, advertisements, photojournalism and others, in fact these texts are still litlle explored by didactic materials and/or superficially approached, often as a support for working with verbal language. In this sense, this research is justified insofar as it discusses the position of the various modalities of language in the student's notebook, in specific reading activities, and the role of the new literacies in the teaching of Portuguese Language. This research is analytical and bibliographical. We use, with theoretical reference, mainly, the bakhtinian perspective. The analysis of the data revealed that the workbooks reasonably develop the works with multimodalities covering a superficial reading, contributing little to the formation for the visual literacy.Made available in DSpace on 2022-03-21T21:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Daniela Teixeira Leite da Silva.pdf: 1271535 bytes, checksum: c993733dc195b76f06310af6f459968f (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (87 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Gêneros discursivosLetramentoMultiletramentoCaderno de atividadeLíngua portuguesaTextos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Daniela Teixeira Leite da Silva.pdfapplication/pdf1271535http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5468/1/Dissertacao%20MLA%20Daniela%20Teixeira%20Leite%20da%20Silva.pdfc993733dc195b76f06310af6f459968fMD5120.500.11874/54682022-05-19 15:26:17.453oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5468Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
title Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
spellingShingle Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
Silva, Daniela Teixeira Leite da
Gêneros discursivos
Letramento
Multiletramento
Caderno de atividade
Língua portuguesa
title_short Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
title_full Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
title_fullStr Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
title_sort Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
author Silva, Daniela Teixeira Leite da
author_facet Silva, Daniela Teixeira Leite da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Teixeira Leite da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-
contributor_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Letramento
Multiletramento
Caderno de atividade
Língua portuguesa
topic Gêneros discursivos
Letramento
Multiletramento
Caderno de atividade
Língua portuguesa
description Orientação: Profa. Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T21:07:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T21:07:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (87 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5468/1/Dissertacao%20MLA%20Daniela%20Teixeira%20Leite%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c993733dc195b76f06310af6f459968f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393283420160