Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Carolina Santos Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez, de Souza, Maryá Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16841
Resumo: RESUMO: Conceitos como Letramento digital, hipertextualidade e multimodalidade já se encontram difundidos nos movimentos educacionais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar a visão dos docentes sobre abordagens didático-metodológicas que envolvam as tecnologias. Além disso, objetiva-se observar se as práticas desses professores efetivam essas abordagens, além de analisar em que perspectiva a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio orienta o trabalho com as tecnologias no eixo “Códigos, Linguagens e suas tecnologias”. Esta pesquisa desenvolve-se por meio de dois objetos de análise: o documento BNCC do ensino Médio e um questionário aplicado aos professores de Língua Portuguesa das terceiras séries das escolas estaduais de Quirinópolis (Goiás). Consiste, portanto, em uma pesquisa qualitativa, com parte dos dados extraídos de uma investigação documental e outra parte extraída da pesquisa de campo conforme metodologia de observação-participante. Apoiou-se nas postulações teóricas sobre a tecnologia na educação, o letramento digital, os gêneros multimodais e a abordagem sociointeracionista de linguagem, respectivamente, em: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) e Silveira e Bazzo (2009) e Almeida e Silva (2011). Observou-se que a BNCC apresenta incisivos encaminhamentos que evocam os recursos didáticos digitais. Identificou-se também que os professores têm articulado suas abordagens didático-metodológicas, inserindo, de maneira significativa ou pontual, os eventos tecnológicos, conforme a disponibilidade dos escassos recursos e das condições de trabalho. PALAVRAS-CHAVE: ensino de Língua Portuguesa; tecnologias; letramento discursivo; multiletramentos.   ABSTRACT: Concepts such as Digital Literacy, hypertextuality and multimodality have already been diffused in educational movements. In this sense, the present work aims to verify the vision of teachers about didatic-methodological approaches that involve technologies and observe if the practice of these professionals executes such approaches, besides analyzing in what perspective the National Common Curricular Base (BNCC) for high school degree guides the work with technologies on the axis “Codes, Languages and their technologies”. This research has been developed through two analysis goals: the BNCC high school document and a questionnaire applied to Portuguese Language teachers of the senior year in Quirinópolis (Goiás) state schools. This investigation is thus of qualitative nature, consisting of one part of the data being extracted from a documental investigation and another from a field research in accordance with the observation-attendant methodology. Theoretical background on technology in education, digital literacy, multimodal genres and the social-interactionist approach of language has supported this research, by respectively drawing on the following authors: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) and Silveira e Bazzo (2009) and Almeida e Silva (2011). It has been observed that the BNCC presents incisive orientations that call for digital didactic resources. It has also been identified that the teachers have articulated their didactic-methodological approaches by inserting technological events in significant or punctual ways, depending on the availability of resources and proper conditions. KEYWORDS: Portuguese language teaching; technologies; discursive literacy; multi-literacy.
id UFMG-9_c2bf690c1f1953ea627e5a1d3a7e5741
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16841
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectivesAs tecnologias como ferramentas na educação linguística: a BNCC e a visão dos professores ensino de Língua Portuguesatecnologiasletramento discursivomultiletramentosRESUMO: Conceitos como Letramento digital, hipertextualidade e multimodalidade já se encontram difundidos nos movimentos educacionais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar a visão dos docentes sobre abordagens didático-metodológicas que envolvam as tecnologias. Além disso, objetiva-se observar se as práticas desses professores efetivam essas abordagens, além de analisar em que perspectiva a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio orienta o trabalho com as tecnologias no eixo “Códigos, Linguagens e suas tecnologias”. Esta pesquisa desenvolve-se por meio de dois objetos de análise: o documento BNCC do ensino Médio e um questionário aplicado aos professores de Língua Portuguesa das terceiras séries das escolas estaduais de Quirinópolis (Goiás). Consiste, portanto, em uma pesquisa qualitativa, com parte dos dados extraídos de uma investigação documental e outra parte extraída da pesquisa de campo conforme metodologia de observação-participante. Apoiou-se nas postulações teóricas sobre a tecnologia na educação, o letramento digital, os gêneros multimodais e a abordagem sociointeracionista de linguagem, respectivamente, em: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) e Silveira e Bazzo (2009) e Almeida e Silva (2011). Observou-se que a BNCC apresenta incisivos encaminhamentos que evocam os recursos didáticos digitais. Identificou-se também que os professores têm articulado suas abordagens didático-metodológicas, inserindo, de maneira significativa ou pontual, os eventos tecnológicos, conforme a disponibilidade dos escassos recursos e das condições de trabalho. PALAVRAS-CHAVE: ensino de Língua Portuguesa; tecnologias; letramento discursivo; multiletramentos.   ABSTRACT: Concepts such as Digital Literacy, hypertextuality and multimodality have already been diffused in educational movements. In this sense, the present work aims to verify the vision of teachers about didatic-methodological approaches that involve technologies and observe if the practice of these professionals executes such approaches, besides analyzing in what perspective the National Common Curricular Base (BNCC) for high school degree guides the work with technologies on the axis “Codes, Languages and their technologies”. This research has been developed through two analysis goals: the BNCC high school document and a questionnaire applied to Portuguese Language teachers of the senior year in Quirinópolis (Goiás) state schools. This investigation is thus of qualitative nature, consisting of one part of the data being extracted from a documental investigation and another from a field research in accordance with the observation-attendant methodology. Theoretical background on technology in education, digital literacy, multimodal genres and the social-interactionist approach of language has supported this research, by respectively drawing on the following authors: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) and Silveira e Bazzo (2009) and Almeida e Silva (2011). It has been observed that the BNCC presents incisive orientations that call for digital didactic resources. It has also been identified that the teachers have articulated their didactic-methodological approaches by inserting technological events in significant or punctual ways, depending on the availability of resources and proper conditions. KEYWORDS: Portuguese language teaching; technologies; discursive literacy; multi-literacy.Universidade Federal de Minas Gerais2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1684110.17851/1983-3652.12.2.30-46Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-46Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-46Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-46Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-461983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16841/13602Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade, Carolina Santos Meloda Fonseca Fernandes, Eliane Marquezde Souza, Maryá Amaral2020-07-24T12:52:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16841Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:52:05Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
As tecnologias como ferramentas na educação linguística: a BNCC e a visão dos professores
title Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
spellingShingle Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
de Andrade, Carolina Santos Melo
ensino de Língua Portuguesa
tecnologias
letramento discursivo
multiletramentos
title_short Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
title_full Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
title_fullStr Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
title_full_unstemmed Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
title_sort Technology as a tool in linguistic education: the BNCC and teachers’ perspectives
author de Andrade, Carolina Santos Melo
author_facet de Andrade, Carolina Santos Melo
da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez
de Souza, Maryá Amaral
author_role author
author2 da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez
de Souza, Maryá Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Carolina Santos Melo
da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez
de Souza, Maryá Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Língua Portuguesa
tecnologias
letramento discursivo
multiletramentos
topic ensino de Língua Portuguesa
tecnologias
letramento discursivo
multiletramentos
description RESUMO: Conceitos como Letramento digital, hipertextualidade e multimodalidade já se encontram difundidos nos movimentos educacionais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar a visão dos docentes sobre abordagens didático-metodológicas que envolvam as tecnologias. Além disso, objetiva-se observar se as práticas desses professores efetivam essas abordagens, além de analisar em que perspectiva a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio orienta o trabalho com as tecnologias no eixo “Códigos, Linguagens e suas tecnologias”. Esta pesquisa desenvolve-se por meio de dois objetos de análise: o documento BNCC do ensino Médio e um questionário aplicado aos professores de Língua Portuguesa das terceiras séries das escolas estaduais de Quirinópolis (Goiás). Consiste, portanto, em uma pesquisa qualitativa, com parte dos dados extraídos de uma investigação documental e outra parte extraída da pesquisa de campo conforme metodologia de observação-participante. Apoiou-se nas postulações teóricas sobre a tecnologia na educação, o letramento digital, os gêneros multimodais e a abordagem sociointeracionista de linguagem, respectivamente, em: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) e Silveira e Bazzo (2009) e Almeida e Silva (2011). Observou-se que a BNCC apresenta incisivos encaminhamentos que evocam os recursos didáticos digitais. Identificou-se também que os professores têm articulado suas abordagens didático-metodológicas, inserindo, de maneira significativa ou pontual, os eventos tecnológicos, conforme a disponibilidade dos escassos recursos e das condições de trabalho. PALAVRAS-CHAVE: ensino de Língua Portuguesa; tecnologias; letramento discursivo; multiletramentos.   ABSTRACT: Concepts such as Digital Literacy, hypertextuality and multimodality have already been diffused in educational movements. In this sense, the present work aims to verify the vision of teachers about didatic-methodological approaches that involve technologies and observe if the practice of these professionals executes such approaches, besides analyzing in what perspective the National Common Curricular Base (BNCC) for high school degree guides the work with technologies on the axis “Codes, Languages and their technologies”. This research has been developed through two analysis goals: the BNCC high school document and a questionnaire applied to Portuguese Language teachers of the senior year in Quirinópolis (Goiás) state schools. This investigation is thus of qualitative nature, consisting of one part of the data being extracted from a documental investigation and another from a field research in accordance with the observation-attendant methodology. Theoretical background on technology in education, digital literacy, multimodal genres and the social-interactionist approach of language has supported this research, by respectively drawing on the following authors: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) and Silveira e Bazzo (2009) and Almeida e Silva (2011). It has been observed that the BNCC presents incisive orientations that call for digital didactic resources. It has also been identified that the teachers have articulated their didactic-methodological approaches by inserting technological events in significant or punctual ways, depending on the availability of resources and proper conditions. KEYWORDS: Portuguese language teaching; technologies; discursive literacy; multi-literacy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16841
10.17851/1983-3652.12.2.30-46
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16841
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.12.2.30-46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16841/13602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-46
Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-46
Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-46
Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 30-46
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142834077696