Considerações sobre a manipulação da lousa digital em sala de aula de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Henrique Monteiro Whately
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5519
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira
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Para tal, esta dissertação tem como objetivos discorrer o desenvolvimento da tecnologia desse objeto escolar; abordar o que são as TIC; compreender melhor, sob a visão dos professores, quais são as principais mudanças em sala de aula, a partir da implementação do uso da lousa digital e, principalmente, discutir se os docentes encontram-se capacitados para o manuseio da lousa digital. Como procedimento metodológico, foi aplicada uma pesquisa quantitativa e qualitativa com sistema de perguntas semiaberto a professores das três séries do ensino médio em uma escola particular da Rede Salesiana, no município de Cruzeiro-SP, onde a lousa digital foi implementada desde 2014. A fundamentação teórica se dá à luz dos estudos sobre a importância das TIC para a vida humana e a pertinência destas novas linguagens no meio escolar. Para tanto, abordaram-se as tecnologias educacionais ao longo dos anos, além dos conceitos de usabilidade, interface e interatividade. Entre os principais resultados, constatou-se que: a) os professores de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ainda optam preferencialmente pelo uso do quadro-negro em contraposição à lousa digital; b) a maioria dos professores não teve capacitação para o uso das TIC na graduação; c) os cursos oferecidos pela escola para a capacitação no uso da lousa digital tem a duração ínfima de pouco mais de duas horas em média, incapaz de suprir tal carência; d) em geral, tanto os professores como a escola, estão despreparados e desamparados para o uso da lousa digital, aplicando metodologias inadequadas ao seu uso e que restringem as potencialidades de tal tecnologia.ABSTRACT: Among the new technological devices, the digital board has been adopted in order to modernize the schools. It is therefore necessary to ascertain and understand a little more about what is the real role of the digital whiteboard in the classroom in the contemporary context. To this end, this essay aims to discuss the development of technology of the school object; to address what ICT is; to better understand, under the vision of the teachers, which the main changes in the classroom are, starting from the implementation of the use of the digital board and mainly discuss whether the teachers are trained to handle the digital board. As methodological procedure, a quantitative and qualitative survey with semi-open questions system was done to the teachers of the three grades of high school in a private school of Rede Salesiana de Escolas, in Cruzeiro-SP, where the digital board has been implemented since 2014. The theoretical basis is given by the studies on the importance of ICT for human life, and the relevance of these new languages in schools. For that, it were addressed the educational technologies over the years, and also the concepts of usability, interface and interactivity. Among the main results, it was found that: a) the teachers of Languages, Codes and their Technologies would rather use the blackboard instead of the digital board; b) most teachers had no training in the use of ICT in graduation; c) the courses offered by the school for training in the use of the digital board have a tiny lasting, just over two hours on average, unable to meet the need; d) in general, both the teachers and the school are unprepared and helpless for the use of the digital board, inadequate methodologies are applied in order to use it and that minimizes the potential of technology.Made available in DSpace on 2022-03-25T23:54:02Z (GMT). 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