Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem com utilização de metodologias ativas no ensino médio, particularmente, a sala de aula invertida e a aprendizagem a pares. As atividades foram realizadas numa turma de ensino médio na disciplina de História através da utilização de dispositivos móveis (tablets e celulares). Como metodologia seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo à técnica de estudo de caso e os dados foram coletados através de micronarrativas produzidas em formato de vídeo pelos alunos participantes. Os resultados apontam para o fato das metodologias ativas utilizadas terem um impacto significativo na aprendizagem ao nível da mudança de comportamentos e atitudes, nos níveis de concentração, nos níveis motivacionais e na maior interatividade. Os resultados apontam ainda como impacto no ensino um maior acompanhamento das aprendizagens e atribuição de novos papéis aos alunos. |
id |
UFRGS-7_c917a13c41792b10e65c5bc98914d676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102141 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a paresMetodologias ativasSala de aula invertidaAprendizagem a paresEnsino médioEste artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem com utilização de metodologias ativas no ensino médio, particularmente, a sala de aula invertida e a aprendizagem a pares. As atividades foram realizadas numa turma de ensino médio na disciplina de História através da utilização de dispositivos móveis (tablets e celulares). Como metodologia seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo à técnica de estudo de caso e os dados foram coletados através de micronarrativas produzidas em formato de vídeo pelos alunos participantes. Os resultados apontam para o fato das metodologias ativas utilizadas terem um impacto significativo na aprendizagem ao nível da mudança de comportamentos e atitudes, nos níveis de concentração, nos níveis motivacionais e na maior interatividade. Os resultados apontam ainda como impacto no ensino um maior acompanhamento das aprendizagens e atribuição de novos papéis aos alunos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCINTED2019info:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10214110.22456/1982-1654.102141Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141/59377Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Luís Miguel DiasNascimento, Márcia Mychelle NogueiraRocha Veiga, Adriana Moreira2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/102141Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares |
title |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares |
spellingShingle |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares Caetano, Luís Miguel Dias Metodologias ativas Sala de aula invertida Aprendizagem a pares Ensino médio |
title_short |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares |
title_full |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares |
title_fullStr |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares |
title_full_unstemmed |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares |
title_sort |
Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares |
author |
Caetano, Luís Miguel Dias |
author_facet |
Caetano, Luís Miguel Dias Nascimento, Márcia Mychelle Nogueira Rocha Veiga, Adriana Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Márcia Mychelle Nogueira Rocha Veiga, Adriana Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Luís Miguel Dias Nascimento, Márcia Mychelle Nogueira Rocha Veiga, Adriana Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Sala de aula invertida Aprendizagem a pares Ensino médio |
topic |
Metodologias ativas Sala de aula invertida Aprendizagem a pares Ensino médio |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem com utilização de metodologias ativas no ensino médio, particularmente, a sala de aula invertida e a aprendizagem a pares. As atividades foram realizadas numa turma de ensino médio na disciplina de História através da utilização de dispositivos móveis (tablets e celulares). Como metodologia seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo à técnica de estudo de caso e os dados foram coletados através de micronarrativas produzidas em formato de vídeo pelos alunos participantes. Os resultados apontam para o fato das metodologias ativas utilizadas terem um impacto significativo na aprendizagem ao nível da mudança de comportamentos e atitudes, nos níveis de concentração, nos níveis motivacionais e na maior interatividade. Os resultados apontam ainda como impacto no ensino um maior acompanhamento das aprendizagens e atribuição de novos papéis aos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion CINTED2019 info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141 10.22456/1982-1654.102141 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.102141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141/59377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184175861760 |