Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Luís Miguel Dias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Márcia Mychelle Nogueira, Rocha Veiga, Adriana Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem com utilização de metodologias ativas no ensino médio, particularmente, a sala de aula invertida e a aprendizagem a pares. As atividades foram realizadas numa turma de ensino médio na disciplina de História através da utilização de dispositivos móveis (tablets e celulares). Como metodologia seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo à técnica de estudo de caso e os dados foram coletados através de micronarrativas produzidas em formato de vídeo pelos alunos participantes. Os resultados apontam para o fato das metodologias ativas utilizadas terem um impacto significativo na aprendizagem ao nível da mudança de comportamentos e atitudes, nos níveis de concentração, nos níveis motivacionais e na maior interatividade. Os resultados apontam ainda como impacto no ensino um maior acompanhamento das aprendizagens e atribuição de novos papéis aos alunos.
id UFRGS-7_c917a13c41792b10e65c5bc98914d676
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102141
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a paresMetodologias ativasSala de aula invertidaAprendizagem a paresEnsino médioEste artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem com utilização de metodologias ativas no ensino médio, particularmente, a sala de aula invertida e a aprendizagem a pares. As atividades foram realizadas numa turma de ensino médio na disciplina de História através da utilização de dispositivos móveis (tablets e celulares). Como metodologia seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo à técnica de estudo de caso e os dados foram coletados através de micronarrativas produzidas em formato de vídeo pelos alunos participantes. Os resultados apontam para o fato das metodologias ativas utilizadas terem um impacto significativo na aprendizagem ao nível da mudança de comportamentos e atitudes, nos níveis de concentração, nos níveis motivacionais e na maior interatividade. Os resultados apontam ainda como impacto no ensino um maior acompanhamento das aprendizagens e atribuição de novos papéis aos alunos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCINTED2019info:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10214110.22456/1982-1654.102141Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141/59377Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Luís Miguel DiasNascimento, Márcia Mychelle NogueiraRocha Veiga, Adriana Moreira2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/102141Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
title Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
spellingShingle Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
Caetano, Luís Miguel Dias
Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Aprendizagem a pares
Ensino médio
title_short Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
title_full Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
title_fullStr Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
title_full_unstemmed Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
title_sort Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares
author Caetano, Luís Miguel Dias
author_facet Caetano, Luís Miguel Dias
Nascimento, Márcia Mychelle Nogueira
Rocha Veiga, Adriana Moreira
author_role author
author2 Nascimento, Márcia Mychelle Nogueira
Rocha Veiga, Adriana Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Luís Miguel Dias
Nascimento, Márcia Mychelle Nogueira
Rocha Veiga, Adriana Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Aprendizagem a pares
Ensino médio
topic Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Aprendizagem a pares
Ensino médio
description Este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem com utilização de metodologias ativas no ensino médio, particularmente, a sala de aula invertida e a aprendizagem a pares. As atividades foram realizadas numa turma de ensino médio na disciplina de História através da utilização de dispositivos móveis (tablets e celulares). Como metodologia seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo à técnica de estudo de caso e os dados foram coletados através de micronarrativas produzidas em formato de vídeo pelos alunos participantes. Os resultados apontam para o fato das metodologias ativas utilizadas terem um impacto significativo na aprendizagem ao nível da mudança de comportamentos e atitudes, nos níveis de concentração, nos níveis motivacionais e na maior interatividade. Os resultados apontam ainda como impacto no ensino um maior acompanhamento das aprendizagens e atribuição de novos papéis aos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
CINTED2019
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141
10.22456/1982-1654.102141
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.102141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102141/59377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184175861760