As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira, 1991-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7057
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
id UNITAU_efe0fba4131642bcd45be3a20ed09a9b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7057
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ferreira, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira, 1991-Souza, Liliane Bordignon deSantos, Julio Cesar SilvaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2024-04-09T22:32:23Z2024-04-09T22:32:23Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7057Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes BussolottiDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022.Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e entender qual sentido da educação como mecanismo de transformação social para esse docente. Diante de tantas desigualdades sociais, as relações étnico-raciais constituem um caminho para potencializar ou minorar os preconceitos e discriminações enfrentados no contexto escolar, especialmente na trajetória docente do egresso. Nesse sentido, esta pesquisa envolveu a problemática de como os egressos do Mestrado Profissional em Educação percebem as relações étnico-raciais na própria trajetória docente. Para além disso, investigou como as políticas afirmativas contribuíram para o acesso da população negra à universidade, especialmente no Stricto Sensu, compreendeu como os egressos autodeclarados pretos e pardos entendem e concebem a questão racial e suas relações sociais e étnicas. Para tanto, esta pesquisa tipificou-se quali- -quantitativa e utilizou de metodologias como análise documental pública, análise de conteúdo das entrevistas, análise da dimensão subjetiva dos discursos e grupo de discussão com os egressos do MPE. A partir das pesquisas desenvolvidas com egressos, foi possível constatar como a educação decolonial é uma ferramenta emancipatória e potente para uma relação de igualdade e equidade na sociedade e que, a partir do diálogo e da criação de políticas afirmativas, seja validada a emergência de uma educação decolonial e inclusiva em sua totalidade, reafirmando que a educação é o caminho para a transformação da sociedade.Abstract: The present research aimed to understand the ethnic-racial relations from the perspective of the graduates of the Professional Masters in Education (MPE) and to understand the meaning of education as a mechanism of social transformation for this teacher. Faced with so many social inequalities, ethnic-racial relations constitute a way to enhance or alleviate the prejudices and discrimination faced in the school context, especially in the teaching trajectory of the graduates. In this sense, this research involved the problem of how do graduates of the Professional Master's in Education perceive ethnic-racial relations in their own teaching trajectory? In addition, it investigated how affirmative policies contributed to the access of the black population to the university, especially in the Stricto Sensu, understood how the self-declared black and brown graduates understand and conceive the racial issue and its social and ethnic relations. Therefore, this research was qualitative-quantitative and will use methodologies such as public document analysis, content analysis of interviews, analysis of the subjective dimension of speeches and discussion group with MPE graduates. From the research developed by the graduates, it was possible to verify how decolonial education is an emancipatory and powerful tool for a relationship of equality and equity in society and that, through dialogue and the creation of affirmative policies, the emergence of an decolonial and inclusive in its entirety, reaffirming that education is the way to transform society.Made available in DSpace on 2024-04-09T22:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Aparecida de Oliveira Pereira Ferreira.pdf: 1322018 bytes, checksum: bfc6e9f0c0f3e408b38769229c08cb96 (MD5) Previous issue date: 20221 recurso online (122 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.EgressosRelações étnico-raciaisDecolonialidadeEducaçãoAs relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJuliana Aparecida de Oliveira Pereira Ferreira.pdfapplication/pdf1322018http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7057/1/Juliana%20Aparecida%20de%20Oliveira%20Pereira%20Ferreira.pdfbfc6e9f0c0f3e408b38769229c08cb96MD5120.500.11874/70572024-04-09 19:32:23.563oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7057Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-09T22:32:23Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
title As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
spellingShingle As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
Ferreira, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira, 1991-
Egressos
Relações étnico-raciais
Decolonialidade
Educação
title_short As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
title_full As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
title_fullStr As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
title_full_unstemmed As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
title_sort As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social
author Ferreira, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira, 1991-
author_facet Ferreira, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Liliane Bordignon de
Santos, Julio Cesar Silva
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
contributor_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Egressos
Relações étnico-raciais
Decolonialidade
Educação
topic Egressos
Relações étnico-raciais
Decolonialidade
Educação
description Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T22:32:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T22:32:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7057
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (122 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7057/1/Juliana%20Aparecida%20de%20Oliveira%20Pereira%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfc6e9f0c0f3e408b38769229c08cb96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162723532800