Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/754 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira |
id |
UNITAU_f7d129725ecbe477cc2de56e959ef1c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/754 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Nilma de Socorro NogueiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaTápias-Oliveira, Eveline Mattos2024-03-11T23:29:39Z2024-03-11T23:29:39Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/754Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias OliveiraDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: O presente trabalho na área de Linguística Aplicada, aborda uma pesquisa etnográfica com dados autobiográficos de seis professores de uma escola da rede pública municipal de ensino de Belém. O estudo tem por objetivo identificar as marcas linguísticas que evidenciam o sucesso ou insucesso do professor de Língua Materna, bem como confrontar a relação entre seus propósitos e a forma de agir docente, suas crenças e valores. Os corpora da pesquisa constituem-se de narrativas autobiográficas e um questionário, cuja análise realizada por esta pesquisadora, envolveu o processo de construção identitária no sentido de observar como esses professores de Língua Maternade ciclo inicial do Ensino Fundamental percebem sua formação inicial/continuada, a partir de suas lembranças dos primeiros passos rumo à escola, até constituir-se professor. Considerando como foco o uso da linguagem no sentido de promover uma reflexão no percurso de formação profissional, os dados coletados foram analisados ancorando-se inicialmente na perspectiva do letramento, no sentido de interpretar o processo de construção do conhecimento, a formação docente tomando por base o conceito de ethos, ideologia e posicionameto. A análise dos dados demonstra: as marcas linguísticas que evidenciam o sucesso do ensino de leitura dos sujeitos desta pesquisa, nos enunciados em que constam as circunstâncias nas quais essas práticas ocorrem, questão que não ficou evidente no relato de um dos sujeitos; os ethé emergem de acordo com o posicionamento dos sujeitos nas práticas discursivas; os sujeitos refletem a questão ideológica que permeia as relações em contextos sócio-histórico, implicando no aspecto contraditório que revela a não homogeneidade existente em todas as pessoas. Nessa perspectiva, a abordagem autobiográfica possibilitou um entendimento dos significados relativos à constituição do ser professor, de sua identidade profissional.Abstract: This study, in the Linguistics Applied Area, approaches an ethnic research with self biographic data of six teachers from a public Municipal School of Belém. The study has the objective to identify the linguistic marks that evidence the success or non success of maternal's language teachers, and to collate the relation between their intentions and the teaching method, their beliefs and values. The research is composed by narratives self biographics and a questionnaire, analyzed by this researcher, evolved the identity construction process, to observe how these teachers of maternal language in the initial classes have seen their initial/continued formation, through their souvenirs of their initial time in school until their teacher graduation. Considering the focus to use the language to promote a reflection in the passage of professional graduation, the data were first analyzed in the scholar perspective in the sense to interpret the knowledge construction, the teacher's formation with the ethos, ideology and position base. The data analysis showed the linguistic marks that evidence the process of lecture teaching success of the subjects that participate of this research, in the questions that these practices are evidenced, this was not clear in just one subject. The ethé merge according to the position of the subjects in the discursive practices; the subjects reflects the ideological question that are in the social-historic relations influencing the contradictory aspect that shows the non homogeneous between all people. In this perspective, the self biographic approaching made possible to understand the meaning of the teacher formation, of his professional identity.Made available in DSpace on 2024-03-11T23:29:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nilma do Socorro Nogueira Machado.pdf: 827710 bytes, checksum: 217d21e2025cab66dd8e61a128d5cd3d (MD5) Previous issue date: 2008108f : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.LetramentoConstrução identitáriaProfessores - FormaçãoGênero autobiografiaContradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALNilma do Socorro Nogueira Machado.pdfapplication/pdf827710http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/754/1/Nilma%20do%20Socorro%20Nogueira%20Machado.pdf217d21e2025cab66dd8e61a128d5cd3dMD5120.500.11874/7542024-03-11 20:29:39.975oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/754Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-03-11T23:29:39Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna |
title |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna |
spellingShingle |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna Machado, Nilma de Socorro Nogueira Letramento Construção identitária Professores - Formação Gênero autobiografia |
title_short |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna |
title_full |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna |
title_fullStr |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna |
title_full_unstemmed |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna |
title_sort |
Contradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna |
author |
Machado, Nilma de Socorro Nogueira |
author_facet |
Machado, Nilma de Socorro Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Nilma de Socorro Nogueira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tápias-Oliveira, Eveline Mattos |
contributor_str_mv |
Tápias-Oliveira, Eveline Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Construção identitária Professores - Formação Gênero autobiografia |
topic |
Letramento Construção identitária Professores - Formação Gênero autobiografia |
description |
Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-11T23:29:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-11T23:29:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/754 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
108f : digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/754/1/Nilma%20do%20Socorro%20Nogueira%20Machado.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
217d21e2025cab66dd8e61a128d5cd3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844397498695680 |