A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
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Resumo: | Orientação: Profa. Dr. Renato de Sousa Almeida. |
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Luz, Rafaela Cristina Ribeiro da, 1980-Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Silva, GuaracyChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoAlmeida, Renato de Sousa, 1972-2022-05-05T23:18:24Z2022-05-05T23:18:24Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5642Orientação: Profa. Dr. Renato de Sousa Almeida.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Este trabalho pesquisa a dança como prática educativa para alunos surdos, numa escola pública bilíngue, situada em um município do interior do estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste estudo é conhecer e analisar as contribuições das aulas de dança no desenvolvimento dos alunos desta escola. Para tanto, participaram desta pesquisa sete alunos surdos que fizeram aula de dança com as duas professoras de Educação Física. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados análise documental da instituição; Grupo Focal com os alunos surdos que participaram dessa prática e entrevista semiestruturada com as duas professoras responsáveis pela atividade. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Vygotsky sobre sócio-interacionismo e na teoria Bioecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner. Alguns teóricos do campo da arte e da dança também dialogam neste trabalho, bem como as últimas pesquisas sobre o assunto também trazem contribuições para a ampliação deste estudo. A análise dos dados coletados foi realizada à luz de Bardin, cujo procedimento é a análise de conteúdo. Este estudo revelou a importância do ensino de arte, por meio da linguagem artística da dança na inclusão e desenvolvimento desses alunos. Verificou-se também a contribuição para o desenvolvimento profissional e pessoal das docentes que ofereceram essa prática nessa escola, quando buscaram formação que não possuíam para interagir com esse aluno surdo. Além da incipiente produção de pesquisas sobre o tema, este trabalho também aponta a necessidade de estudos sobre a especificidade dos termos de busca referentes a dança com surdos. Esta pesquisa pretende estimular a reflexão sobre as possibilidades da dança com surdos, além de colaborar com o conhecimento e expansão da dança como atividade nas escolas para que a mesma possa contribuir para o desenvolvimento dos alunos surdos e consequentemente o reconhecimento da importância da Arte na Educação Inclusiva.Abstract: This study researches dance as educational practice for deaf students, in a public bilingual school, based in a municipality in state interior of Rio de Janeiro state. The objective of this study is to know and analyze the contributions of dance classes in the development of students from this school. For this purpose, seven deaf students participated taking dance classes with the two Physical Education teachers. Data collection institution documental analysis were used. Focal group with deaf students that participated in this practice and semi-structured interview with the two teachers responsible for the activity. The theoretical ground was based on the studies of Vygotsky about social interaction and on the Bioecological theory of human development from Bronfenbrenner. Some theoristis in the art and dance field also dialogue in this study, as well as the latest researches on the subject bring contributions to the expansion of this study. The analysis of the collected data was done according to Bardin whose procedures is the content analysis. This research revealed the importance of the teaching of art, through the artistic language of dance in the inclusion and development of those students. The contribution for professional and personal development was also verified on the teachers that provide this practice at school when they sought the qualification they did not have so they could interact with those deaf students. In addition to the incipient production of researches in this theme, this study also points the need of studies on the specificity of the search terms regarding dance with the deaf. This research aims to stimulate the reflection on the possibilities of dance with deaf people at schools so that it can contribute for the development of deaf students and, consequently, the recognition of the importance of Art in Inclusive Education.Made available in DSpace on 2022-05-05T23:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafaela Cristina Ribeiro da Luz.pdf: 2442471 bytes, checksum: e7a96931bfd01a61ffe829f314207f4f (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (175 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.EscolaEducação integralEnsino fundamentalA Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALRafaela Cristina Ribeiro da Luz.pdfapplication/pdf2442471http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5642/1/Rafaela%20Cristina%20Ribeiro%20da%20Luz.pdfe7a96931bfd01a61ffe829f314207f4fMD5120.500.11874/56422022-05-19 15:26:18.907oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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