A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Rafaela Cristina Ribeiro da, 1980-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5642
Resumo: Orientação: Profa. Dr. Renato de Sousa Almeida.
id UNITAU_f9b9329d428ec9c6fe5648bcea817268
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5642
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Luz, Rafaela Cristina Ribeiro da, 1980-Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Silva, GuaracyChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoAlmeida, Renato de Sousa, 1972-2022-05-05T23:18:24Z2022-05-05T23:18:24Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5642Orientação: Profa. Dr. Renato de Sousa Almeida.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Este trabalho pesquisa a dança como prática educativa para alunos surdos, numa escola pública bilíngue, situada em um município do interior do estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste estudo é conhecer e analisar as contribuições das aulas de dança no desenvolvimento dos alunos desta escola. Para tanto, participaram desta pesquisa sete alunos surdos que fizeram aula de dança com as duas professoras de Educação Física. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados análise documental da instituição; Grupo Focal com os alunos surdos que participaram dessa prática e entrevista semiestruturada com as duas professoras responsáveis pela atividade. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Vygotsky sobre sócio-interacionismo e na teoria Bioecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner. Alguns teóricos do campo da arte e da dança também dialogam neste trabalho, bem como as últimas pesquisas sobre o assunto também trazem contribuições para a ampliação deste estudo. A análise dos dados coletados foi realizada à luz de Bardin, cujo procedimento é a análise de conteúdo. Este estudo revelou a importância do ensino de arte, por meio da linguagem artística da dança na inclusão e desenvolvimento desses alunos. Verificou-se também a contribuição para o desenvolvimento profissional e pessoal das docentes que ofereceram essa prática nessa escola, quando buscaram formação que não possuíam para interagir com esse aluno surdo. Além da incipiente produção de pesquisas sobre o tema, este trabalho também aponta a necessidade de estudos sobre a especificidade dos termos de busca referentes a dança com surdos. Esta pesquisa pretende estimular a reflexão sobre as possibilidades da dança com surdos, além de colaborar com o conhecimento e expansão da dança como atividade nas escolas para que a mesma possa contribuir para o desenvolvimento dos alunos surdos e consequentemente o reconhecimento da importância da Arte na Educação Inclusiva.Abstract: This study researches dance as educational practice for deaf students, in a public bilingual school, based in a municipality in state interior of Rio de Janeiro state. The objective of this study is to know and analyze the contributions of dance classes in the development of students from this school. For this purpose, seven deaf students participated taking dance classes with the two Physical Education teachers. Data collection institution documental analysis were used. Focal group with deaf students that participated in this practice and semi-structured interview with the two teachers responsible for the activity. The theoretical ground was based on the studies of Vygotsky about social interaction and on the Bioecological theory of human development from Bronfenbrenner. Some theoristis in the art and dance field also dialogue in this study, as well as the latest researches on the subject bring contributions to the expansion of this study. The analysis of the collected data was done according to Bardin whose procedures is the content analysis. This research revealed the importance of the teaching of art, through the artistic language of dance in the inclusion and development of those students. The contribution for professional and personal development was also verified on the teachers that provide this practice at school when they sought the qualification they did not have so they could interact with those deaf students. In addition to the incipient production of researches in this theme, this study also points the need of studies on the specificity of the search terms regarding dance with the deaf. This research aims to stimulate the reflection on the possibilities of dance with deaf people at schools so that it can contribute for the development of deaf students and, consequently, the recognition of the importance of Art in Inclusive Education.Made available in DSpace on 2022-05-05T23:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafaela Cristina Ribeiro da Luz.pdf: 2442471 bytes, checksum: e7a96931bfd01a61ffe829f314207f4f (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (175 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.EscolaEducação integralEnsino fundamentalA Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALRafaela Cristina Ribeiro da Luz.pdfapplication/pdf2442471http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5642/1/Rafaela%20Cristina%20Ribeiro%20da%20Luz.pdfe7a96931bfd01a61ffe829f314207f4fMD5120.500.11874/56422022-05-19 15:26:18.907oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
title A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
spellingShingle A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
Luz, Rafaela Cristina Ribeiro da, 1980-
Escola
Educação integral
Ensino fundamental
title_short A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
title_full A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
title_fullStr A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
title_full_unstemmed A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
title_sort A Educação Integral e a prática nas escolas de Ensino Fundamental de tempo integral de um município do Vale do Paraíba Paulista
author Luz, Rafaela Cristina Ribeiro da, 1980-
author_facet Luz, Rafaela Cristina Ribeiro da, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Silva, Guaracy
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Rafaela Cristina Ribeiro da, 1980-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Renato de Sousa, 1972-
contributor_str_mv Almeida, Renato de Sousa, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Educação integral
Ensino fundamental
topic Escola
Educação integral
Ensino fundamental
description Orientação: Profa. Dr. Renato de Sousa Almeida.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T23:18:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T23:18:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5642
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (175 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5642/1/Rafaela%20Cristina%20Ribeiro%20da%20Luz.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7a96931bfd01a61ffe829f314207f4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394032103424