Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197 |
Resumo: | A intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros. |
id |
UNIVALI-2_35ffbe6f29a2d96d86239f8f854a1649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/5197 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)CinemaEstudos de adaptaçãoSupermanAdaptaçãoHistorias em quadrinhos e cinema.Adaptação fílmicaA intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros.Universidade do Vale do Itajaí2014-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/519710.14210/vd.v13n01.p%pVozes e Diálogo; v. 13 n. 01 (2014): Consumo e circulação de bens midiáticos2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197/3258Souza, Rita de Cássia Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-10T07:35:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/5197Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2014-07-10T07:35:50Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) |
title |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) |
spellingShingle |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) Souza, Rita de Cássia Alves Cinema Estudos de adaptação Superman Adaptação Historias em quadrinhos e cinema. Adaptação fílmica |
title_short |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) |
title_full |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) |
title_fullStr |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) |
title_full_unstemmed |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) |
title_sort |
Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013) |
author |
Souza, Rita de Cássia Alves |
author_facet |
Souza, Rita de Cássia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rita de Cássia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Estudos de adaptação Superman Adaptação Historias em quadrinhos e cinema. Adaptação fílmica |
topic |
Cinema Estudos de adaptação Superman Adaptação Historias em quadrinhos e cinema. Adaptação fílmica |
description |
A intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ARTIGOS |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197 10.14210/vd.v13n01.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v13n01.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197/3258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 13 n. 01 (2014): Consumo e circulação de bens midiáticos 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569143422976 |