Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rita de Cássia Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197
Resumo: A intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros.
id UNIVALI-2_35ffbe6f29a2d96d86239f8f854a1649
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/5197
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)CinemaEstudos de adaptaçãoSupermanAdaptaçãoHistorias em quadrinhos e cinema.Adaptação fílmicaA intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros.Universidade do Vale do Itajaí2014-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/519710.14210/vd.v13n01.p%pVozes e Diálogo; v. 13 n. 01 (2014): Consumo e circulação de bens midiáticos2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197/3258Souza, Rita de Cássia Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-10T07:35:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/5197Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2014-07-10T07:35:50Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
title Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
spellingShingle Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
Souza, Rita de Cássia Alves
Cinema
Estudos de adaptação
Superman
Adaptação
Historias em quadrinhos e cinema.
Adaptação fílmica
title_short Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
title_full Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
title_fullStr Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
title_full_unstemmed Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
title_sort Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
author Souza, Rita de Cássia Alves
author_facet Souza, Rita de Cássia Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rita de Cássia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Estudos de adaptação
Superman
Adaptação
Historias em quadrinhos e cinema.
Adaptação fílmica
topic Cinema
Estudos de adaptação
Superman
Adaptação
Historias em quadrinhos e cinema.
Adaptação fílmica
description A intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ARTIGOS
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197
10.14210/vd.v13n01.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197
identifier_str_mv 10.14210/vd.v13n01.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/5197/3258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 13 n. 01 (2014): Consumo e circulação de bens midiáticos
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569143422976