UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209 |
Resumo: | A maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção. |
id |
UNIVALI-2_55b2b4bc52acf1d56e7064c67eeb8e7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/14209 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKERAtençãoEye-trackerMídia externaMídia externaA maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção.Universidade do Vale do Itajaí2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1420910.14210/vd.v18n01.p91-103Vozes e Diálogo; v. 18 n. 01 (2019): Políticas de comunicação e o atual cenário brasileiro; 91-1032237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209/pdfCopyright (c) 2019 Sérgio Roberto Treininfo:eu-repo/semantics/openAccessTrein, Sérgio Roberto2019-08-09T22:48:43Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/14209Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2019-08-09T22:48:43Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER |
title |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER |
spellingShingle |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER Trein, Sérgio Roberto Atenção Eye-tracker Mídia externa Mídia externa |
title_short |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER |
title_full |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER |
title_fullStr |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER |
title_sort |
UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER |
author |
Trein, Sérgio Roberto |
author_facet |
Trein, Sérgio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trein, Sérgio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Eye-tracker Mídia externa Mídia externa |
topic |
Atenção Eye-tracker Mídia externa Mídia externa |
description |
A maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ARTIGOS |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209 10.14210/vd.v18n01.p91-103 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v18n01.p91-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sérgio Roberto Trein info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sérgio Roberto Trein |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 18 n. 01 (2019): Políticas de comunicação e o atual cenário brasileiro; 91-103 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569530347520 |