UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trein, Sérgio Roberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209
Resumo: A maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção.
id UNIVALI-2_55b2b4bc52acf1d56e7064c67eeb8e7c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/14209
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKERAtençãoEye-trackerMídia externaMídia externaA maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção.Universidade do Vale do Itajaí2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1420910.14210/vd.v18n01.p91-103Vozes e Diálogo; v. 18 n. 01 (2019): Políticas de comunicação e o atual cenário brasileiro; 91-1032237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209/pdfCopyright (c) 2019 Sérgio Roberto Treininfo:eu-repo/semantics/openAccessTrein, Sérgio Roberto2019-08-09T22:48:43Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/14209Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2019-08-09T22:48:43Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
title UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
spellingShingle UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
Trein, Sérgio Roberto
Atenção
Eye-tracker
Mídia externa
Mídia externa
title_short UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
title_full UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
title_fullStr UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
title_full_unstemmed UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
title_sort UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EXTERNA E SEUS COMPORTAMENTOS DE ATENÇÃO MEDIDOS PELA TECNOLOGIA EYE-TRACKER
author Trein, Sérgio Roberto
author_facet Trein, Sérgio Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trein, Sérgio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Eye-tracker
Mídia externa
Mídia externa
topic Atenção
Eye-tracker
Mídia externa
Mídia externa
description A maior parte dos estudos sobre o processo de atenção em relação à mídia externa ainda é baseada em fluxos. Ou seja, de quantos carros e pessoas circulam por determinada região. O problema é que um indivíduo pode passar em frente à publicidade, mas sequer ter percebido a sua mensagem. O objetivo deste estudo, a partir de conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção, a inércia atencional e, principalmente a partir da utilização da tecnologia eye-tracker, foi o de medir e registrar os movimentos oculares de seis grupos de pessoas diante da exposição de outdoors dispostos em ambientes reais. Desta forma, pudemos realmente compreender como é o processamento de atenção em determinados cenários urbanos, qual o comportamento visual e em que áreas as pessoas fixam a sua atenção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ARTIGOS
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209
10.14210/vd.v18n01.p91-103
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209
identifier_str_mv 10.14210/vd.v18n01.p91-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14209/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sérgio Roberto Trein
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sérgio Roberto Trein
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 18 n. 01 (2019): Políticas de comunicação e o atual cenário brasileiro; 91-103
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569530347520