#DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcantara, Juliana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14746
Resumo: O trabalho analisa a dinâmica da hashtag #DeleteFacebook no Twitter, que alcançou o ranking dos tópicos mais comentados em março de 2018. A etiqueta online surgiu em meio à polémica sobre proteção de dados, quando houve midiatização sobre vazamento de informações envolvendo a empresa de marketing político Cambridge Analytica. O objetivo do estudo é encontrar as principais causas para o desempenho da etiqueta online. A abordagem metodológica é quantitativa e privilegia o método hipotético-indutivo. Consideram-se as possibilidades de que ou influenciadores digitais, ou a mídia tradicional, ou o movimento social tenha sido responsável por condicionar a opinião pública. Os resultados mostram que poucas postagens foram suficientes para um alto alcance da hashtag. A mensagem de maior engajamento é do criador do Whatsapp, Brian Acton, que sensibilizou as audiências ao mesmo tempo que perfis oficias da imprensa norte-americana endossaram o afastamento dos usuários do Facebook. 
id UNIVALI-2_79ae8b625bc75096e492ec320fb4218b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/14746
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no TwitterO trabalho analisa a dinâmica da hashtag #DeleteFacebook no Twitter, que alcançou o ranking dos tópicos mais comentados em março de 2018. A etiqueta online surgiu em meio à polémica sobre proteção de dados, quando houve midiatização sobre vazamento de informações envolvendo a empresa de marketing político Cambridge Analytica. O objetivo do estudo é encontrar as principais causas para o desempenho da etiqueta online. A abordagem metodológica é quantitativa e privilegia o método hipotético-indutivo. Consideram-se as possibilidades de que ou influenciadores digitais, ou a mídia tradicional, ou o movimento social tenha sido responsável por condicionar a opinião pública. Os resultados mostram que poucas postagens foram suficientes para um alto alcance da hashtag. A mensagem de maior engajamento é do criador do Whatsapp, Brian Acton, que sensibilizou as audiências ao mesmo tempo que perfis oficias da imprensa norte-americana endossaram o afastamento dos usuários do Facebook. Universidade do Vale do Itajaí2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1474610.14210/vd.v18n01.p61-74Vozes e Diálogo; v. 18 n. 01 (2019): Políticas de comunicação e o atual cenário brasileiro; 61-742237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14746/pdfCopyright (c) 2019 Juliana Alcantarainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlcantara, Juliana2019-08-09T22:48:43Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/14746Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2019-08-09T22:48:43Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
title #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
spellingShingle #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
Alcantara, Juliana
title_short #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
title_full #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
title_fullStr #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
title_full_unstemmed #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
title_sort #DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter
author Alcantara, Juliana
author_facet Alcantara, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcantara, Juliana
description O trabalho analisa a dinâmica da hashtag #DeleteFacebook no Twitter, que alcançou o ranking dos tópicos mais comentados em março de 2018. A etiqueta online surgiu em meio à polémica sobre proteção de dados, quando houve midiatização sobre vazamento de informações envolvendo a empresa de marketing político Cambridge Analytica. O objetivo do estudo é encontrar as principais causas para o desempenho da etiqueta online. A abordagem metodológica é quantitativa e privilegia o método hipotético-indutivo. Consideram-se as possibilidades de que ou influenciadores digitais, ou a mídia tradicional, ou o movimento social tenha sido responsável por condicionar a opinião pública. Os resultados mostram que poucas postagens foram suficientes para um alto alcance da hashtag. A mensagem de maior engajamento é do criador do Whatsapp, Brian Acton, que sensibilizou as audiências ao mesmo tempo que perfis oficias da imprensa norte-americana endossaram o afastamento dos usuários do Facebook. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ARTIGOS
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14746
10.14210/vd.v18n01.p61-74
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14746
identifier_str_mv 10.14210/vd.v18n01.p61-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14746/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Juliana Alcantara
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Juliana Alcantara
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 18 n. 01 (2019): Políticas de comunicação e o atual cenário brasileiro; 61-74
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569538736128