A hashtag (re)construindo sentidos: subversão e produção de subjetividades de pessoas não-binárias através do Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somariva, Mariana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157293
Resumo: Esta monografia se propõe a articular a Semiótica da Cultura, a Teoria Queer, estudos de gênero, estudos sobre o corpo e sobre a mídia e a filosofia de Deleuze e Guattari a fim de, numa perspectiva interdisciplinar, encontrar pontos de consonância capazes de dar a ver problematizações relacionadas à condição contemporânea do sujeito não-binário. Como objeto empírico, analisam-se tweets de pessoas que se autodeclaram não-binárias, usando a hashtag #whatgenderqueerlookslike (em português, “como não-binários se parecem”), lançada em 2014 pelo site estadunidense The Huffington Post em um de seus perfis no Twitter. Realiza uma investigação das significações, das reconfigurações de sentidos, das criações de subjetividade e singularização engendradas quando da utilização da hashtag, bem como das subversões, no âmbito da performatividade, que provocam tensionamentos nos padrões sociais definidores da relação linear entre sexo/gênero/desejo. Tece considerações a respeito das relações entre as mídias (HuffPost e Twitter) e os sujeitos não-binários que participaram. Demonstra teoricamente que a não-binaridade não pode ser considerada uma categoria, dissolvendo também a necessidade mesma de classificar os corpos e os sujeitos em categorias de gênero/sexo/desejo.
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