Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14215 |
Resumo: | O texto se apoia em fatos históricos e recentes como ponto de partida para impulsionar o debate sobre gênero e educação e educação de gênero, dentro e fora da escola. Problematiza a padronização dos modos de ser, pensar, portar e comportar, bem como os esquemas binários de gênero que ainda operam na sociedade e nos contextos educacionais. A coleta de dados foi feita a partir de análise documental de notícias de jornais e revisão bibliográfica sobre o assunto. A análise possibilitou compreender que, apesar das históricas conquistas, a mulher continua invisível mesmo quando é a principal protagonista. Cabe ressaltar que a desigualdade de gênero não afeta apenas as mulheres, mas toda a sociedade que também perde por ser refém de um sistema escolar que produz e reproduz desigualdades e injustiças. |
id |
UNIVALI-2_aadc08cba36ee4beb5b78408367d8b3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/14215 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonistaEscolaGêneroConsciênciacomunicação e gêneroO texto se apoia em fatos históricos e recentes como ponto de partida para impulsionar o debate sobre gênero e educação e educação de gênero, dentro e fora da escola. Problematiza a padronização dos modos de ser, pensar, portar e comportar, bem como os esquemas binários de gênero que ainda operam na sociedade e nos contextos educacionais. A coleta de dados foi feita a partir de análise documental de notícias de jornais e revisão bibliográfica sobre o assunto. A análise possibilitou compreender que, apesar das históricas conquistas, a mulher continua invisível mesmo quando é a principal protagonista. Cabe ressaltar que a desigualdade de gênero não afeta apenas as mulheres, mas toda a sociedade que também perde por ser refém de um sistema escolar que produz e reproduz desigualdades e injustiças.Universidade do Vale do Itajaí2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1421510.14210/vd.v18n02.p6-19Vozes e Diálogo; v. 18 n. 02 (2019): Dossiê: Ética na Comunicação; 6-192237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14215/pdfCopyright (c) 2019 Giovanna Carla Barreto, Verena Carla Pereira, Gabriela Fiorin Rigotti, Rafael Resende Maldonadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Giovanna CarlaPereira, Verena CarlaRigotti, Gabriela FiorinMaldonado, Rafael Resende2020-07-14T23:00:26Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/14215Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2020-07-14T23:00:26Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista |
title |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista |
spellingShingle |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista Barreto, Giovanna Carla Escola Gênero Consciência comunicação e gênero |
title_short |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista |
title_full |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista |
title_fullStr |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista |
title_full_unstemmed |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista |
title_sort |
Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista |
author |
Barreto, Giovanna Carla |
author_facet |
Barreto, Giovanna Carla Pereira, Verena Carla Rigotti, Gabriela Fiorin Maldonado, Rafael Resende |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Verena Carla Rigotti, Gabriela Fiorin Maldonado, Rafael Resende |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Giovanna Carla Pereira, Verena Carla Rigotti, Gabriela Fiorin Maldonado, Rafael Resende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Gênero Consciência comunicação e gênero |
topic |
Escola Gênero Consciência comunicação e gênero |
description |
O texto se apoia em fatos históricos e recentes como ponto de partida para impulsionar o debate sobre gênero e educação e educação de gênero, dentro e fora da escola. Problematiza a padronização dos modos de ser, pensar, portar e comportar, bem como os esquemas binários de gênero que ainda operam na sociedade e nos contextos educacionais. A coleta de dados foi feita a partir de análise documental de notícias de jornais e revisão bibliográfica sobre o assunto. A análise possibilitou compreender que, apesar das históricas conquistas, a mulher continua invisível mesmo quando é a principal protagonista. Cabe ressaltar que a desigualdade de gênero não afeta apenas as mulheres, mas toda a sociedade que também perde por ser refém de um sistema escolar que produz e reproduz desigualdades e injustiças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ARTIGOS |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14215 10.14210/vd.v18n02.p6-19 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14215 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v18n02.p6-19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/14215/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 18 n. 02 (2019): Dossiê: Ética na Comunicação; 6-19 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569531396096 |