Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8049 |
Resumo: | Compreendendo a comunicação organizacional como ordenadora e produtora de sentidos e a publicidade advinda das organizações como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as representações de infâncias ofertadas em um corpus de 14 anúncios veiculados nas edições da revista Veja que circularam no mês de outubro (mês da criança) entre 1968 e 2011. O referencial metodológico compreende elementos da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). É possível evidenciar cinco tipos de representação de infância acionados nos anúncios: Futuro da Nação, Amor Incondicional, Despesas e Gastos, Desmistificação do Novo e Vetor para o Consumo. Os significados atribuídos à infância pelas organizações podem ser descritos como universais e atemporais, enfatizando seu poder na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura. |
id |
UNIVALI-2_bffb9cf390f344912f211b3e2a933bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8049 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidaderepresentação de infânciapublicidadeprodução de sentido.produção de sentidosCompreendendo a comunicação organizacional como ordenadora e produtora de sentidos e a publicidade advinda das organizações como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as representações de infâncias ofertadas em um corpus de 14 anúncios veiculados nas edições da revista Veja que circularam no mês de outubro (mês da criança) entre 1968 e 2011. O referencial metodológico compreende elementos da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). É possível evidenciar cinco tipos de representação de infância acionados nos anúncios: Futuro da Nação, Amor Incondicional, Despesas e Gastos, Desmistificação do Novo e Vetor para o Consumo. Os significados atribuídos à infância pelas organizações podem ser descritos como universais e atemporais, enfatizando seu poder na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura.Universidade do Vale do Itajaí2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/804910.14210/vd.v14n02.p%pVozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8049/4797Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessStocker, Pâmela Caroline2016-02-17T22:16:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8049Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-02-17T22:16:13Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade |
title |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade |
spellingShingle |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade Stocker, Pâmela Caroline representação de infância publicidade produção de sentido. produção de sentidos |
title_short |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade |
title_full |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade |
title_fullStr |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade |
title_full_unstemmed |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade |
title_sort |
Representações de infâncias e a produção de sentidos na publicidade |
author |
Stocker, Pâmela Caroline |
author_facet |
Stocker, Pâmela Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stocker, Pâmela Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representação de infância publicidade produção de sentido. produção de sentidos |
topic |
representação de infância publicidade produção de sentido. produção de sentidos |
description |
Compreendendo a comunicação organizacional como ordenadora e produtora de sentidos e a publicidade advinda das organizações como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as representações de infâncias ofertadas em um corpus de 14 anúncios veiculados nas edições da revista Veja que circularam no mês de outubro (mês da criança) entre 1968 e 2011. O referencial metodológico compreende elementos da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). É possível evidenciar cinco tipos de representação de infância acionados nos anúncios: Futuro da Nação, Amor Incondicional, Despesas e Gastos, Desmistificação do Novo e Vetor para o Consumo. Os significados atribuídos à infância pelas organizações podem ser descritos como universais e atemporais, enfatizando seu poder na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion DOSSIÊ |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8049 10.14210/vd.v14n02.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8049 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v14n02.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8049/4797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329568836190208 |