“Vá ao Café Anos 80 e peça uma Pepsi”: Os valores da Pepsi representados no merchandising da trilogia De Volta Para o Futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/2781 |
Resumo: | A Pepsi há muito tempo vem tentando ser a líder em vendas de refrigerantes. É de longa data suas estratégias de publicidade e propaganda. No cinema, por exemplo, a Pepsi buscou uma oportunidade de expandir sua propagação e ideologia por meio da Geração Pepsi. Este trabalho se dedica a estudar a trilogia De Volta Para o Futuro, pois a mesma utiliza seu protagonista para, além de fazer parte da narrativa da história, interagir com o refrigerante que é mencionado verbalmente ou visualmente em diversos momentos importantes dos filmes. O protagonista Marty, um jovem típico dos anos 80 carrega consigo toda uma personagem construída com a ideologia de uma década. Esta pesquisa, portanto, analisa a forma que a Pepsi demonstra seus valores por meio do merchandising na narrativa da trilogia De Volta Para o Futuro. A partir do estudo verificou-se que as marcas trabalham a construção de uma personificação por meio das inserções publicitárias. |
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“Vá ao Café Anos 80 e peça uma Pepsi”: Os valores da Pepsi representados no merchandising da trilogia De Volta Para o FuturoA Pepsi há muito tempo vem tentando ser a líder em vendas de refrigerantes. É de longa data suas estratégias de publicidade e propaganda. No cinema, por exemplo, a Pepsi buscou uma oportunidade de expandir sua propagação e ideologia por meio da Geração Pepsi. Este trabalho se dedica a estudar a trilogia De Volta Para o Futuro, pois a mesma utiliza seu protagonista para, além de fazer parte da narrativa da história, interagir com o refrigerante que é mencionado verbalmente ou visualmente em diversos momentos importantes dos filmes. O protagonista Marty, um jovem típico dos anos 80 carrega consigo toda uma personagem construída com a ideologia de uma década. Esta pesquisa, portanto, analisa a forma que a Pepsi demonstra seus valores por meio do merchandising na narrativa da trilogia De Volta Para o Futuro. A partir do estudo verificou-se que as marcas trabalham a construção de uma personificação por meio das inserções publicitárias.Universidade do Vale do Itajaí2011-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/278110.14210/vd.v10n1.p%pVozes e Diálogo; v. 10 n. 1 (2011): Comunicação e Novas Linguagens – percursos teóricos e empíricos2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/2781/2432Bona, Rafael JoseHabeck, Mathias Wernerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-22T20:23:46Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2781Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2012-12-22T20:23:46Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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