Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Jonei Eger
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sohn, Ana Paula Lisboa, Oliveira, Bruno Santucci de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301
Resumo: Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”.
id UNIVALI-3_0219d477dc9b0bdb5759508cf7969cba
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15301
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Turismo cultural: um estudo sobre museus e internetMuseuTurismoTipologias de sites de museu.Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2019-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1530110.14210/rtva.v21n3.p291-308Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-3081983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporenghttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8704https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8705Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)info:eu-repo/semantics/openAccessBauer, Jonei EgerSohn, Ana Paula LisboaOliveira, Bruno Santucci de2020-05-22T00:54:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15301Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-05-22T00:54:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
title Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
spellingShingle Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
Bauer, Jonei Eger
Museu
Turismo
Tipologias de sites de museu.
title_short Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
title_full Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
title_fullStr Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
title_full_unstemmed Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
title_sort Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
author Bauer, Jonei Eger
author_facet Bauer, Jonei Eger
Sohn, Ana Paula Lisboa
Oliveira, Bruno Santucci de
author_role author
author2 Sohn, Ana Paula Lisboa
Oliveira, Bruno Santucci de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Jonei Eger
Sohn, Ana Paula Lisboa
Oliveira, Bruno Santucci de
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Turismo
Tipologias de sites de museu.
topic Museu
Turismo
Tipologias de sites de museu.
description Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301
10.14210/rtva.v21n3.p291-308
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n3.p291-308
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8704
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022426234880