Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301 |
Resumo: | Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”. |
id |
UNIVALI-3_0219d477dc9b0bdb5759508cf7969cba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15301 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internetMuseuTurismoTipologias de sites de museu.Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2019-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1530110.14210/rtva.v21n3.p291-308Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-3081983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporenghttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8704https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8705Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)info:eu-repo/semantics/openAccessBauer, Jonei EgerSohn, Ana Paula LisboaOliveira, Bruno Santucci de2020-05-22T00:54:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15301Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-05-22T00:54:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet |
title |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet |
spellingShingle |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet Bauer, Jonei Eger Museu Turismo Tipologias de sites de museu. |
title_short |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet |
title_full |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet |
title_fullStr |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet |
title_full_unstemmed |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet |
title_sort |
Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet |
author |
Bauer, Jonei Eger |
author_facet |
Bauer, Jonei Eger Sohn, Ana Paula Lisboa Oliveira, Bruno Santucci de |
author_role |
author |
author2 |
Sohn, Ana Paula Lisboa Oliveira, Bruno Santucci de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Jonei Eger Sohn, Ana Paula Lisboa Oliveira, Bruno Santucci de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Turismo Tipologias de sites de museu. |
topic |
Museu Turismo Tipologias de sites de museu. |
description |
Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301 10.14210/rtva.v21n3.p291-308 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v21n3.p291-308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8704 https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15301/8705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308 Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308 Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 291-308 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045022426234880 |