O COMPORTAMENTO DA COMPRA DE SERVIÇOS DE TURISMO NA TERCEIRA IDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schein, Madeleine
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Perin, Marcelo Gattermann, Sampaio, Cláudio Hoffmann, Ugalde, Marise Mainieri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/152
Resumo: A população de consumidores idosos está se tornando muito atrativa comercialmente, com destaque para o turismo, setor que vem crescendo o dobro do restante da economia. Neste contexto, este trabalho objetivou identificar e mensurar a importância dos atributos de compra dos serviços de turismo nacional considerados por consumidores de terceira idade. Os atributos mais importantes foram: acomodações do hotel, atendimento/cortesia do hotel, localização do hotel e gastos totais da viagem. Foram, ainda, identificados grupos distintos de idosos no que tange aos seus interesses quanto ao turismo, por meio da aplicação da análise de Cluster. As análises realizadas confirmam que os idosos possuem renda e tempo disponíveis para consumir o produto turístico. Contudo, cabe ressaltar que, os idosos diferem quanto ao comportamento de compra, e que isto se deve não somente às diferenças cronológicas, mas também às diferenças, biológicas, psicológicas e sociais. Palavras-Chaves: Turismo, Comportamento do Consumidor; Terceira Idade; Atributos de Compra.
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