ESTRATÉGIA PARA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE EM TURISMO: O CASO DE UMA OKTOBERFEST NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7957 |
Resumo: | A primeira edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS ocorreu no ano de 1984 e guarda as tradições dos imigrantes germânicos que se instalaram na Região Sul do Brasil. A festa chega a reunir 450 mil pessoas a cada ano, sendo a principal manifestação das tradições alemãs no Rio Grande do Sul. A importância do evento para a economia da região exige dos gestores uma procura permanente e um aprimoramento dos elementos para elevação da satisfação dos visitantes. Em virtude desta importância, o presente estudo tem como finalidade avaliar a satisfação dos visitantes da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, como instrumento para o desenvolvimento de estratégias de fidelização. O método utilizado apoiou-se na teoria do comportamento do consumidor e considera a adaptação do Escore Global de Satisfação do ASCI e do SCSB (FORNELL, 1992; FORNELL et al., 1996), assim como a aplicação da Matriz de Posição Competitiva (MELLO MOYANO, 1999) e das Estratégias de Fidelização (MELLO MOYANO; LENGLER, 2011). Os resultados sugerem que uma posição competitiva positiva com clientes leais representa menos gastos em estratégias mercadológicas para manutenção e fidelização dos clientes. Palavras-chave: Turismo. Comportamento do consumidor. Estratégia de marketing. Fidelização. |
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ESTRATÉGIA PARA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE EM TURISMO: O CASO DE UMA OKTOBERFEST NO BRASILA primeira edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS ocorreu no ano de 1984 e guarda as tradições dos imigrantes germânicos que se instalaram na Região Sul do Brasil. A festa chega a reunir 450 mil pessoas a cada ano, sendo a principal manifestação das tradições alemãs no Rio Grande do Sul. A importância do evento para a economia da região exige dos gestores uma procura permanente e um aprimoramento dos elementos para elevação da satisfação dos visitantes. Em virtude desta importância, o presente estudo tem como finalidade avaliar a satisfação dos visitantes da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, como instrumento para o desenvolvimento de estratégias de fidelização. O método utilizado apoiou-se na teoria do comportamento do consumidor e considera a adaptação do Escore Global de Satisfação do ASCI e do SCSB (FORNELL, 1992; FORNELL et al., 1996), assim como a aplicação da Matriz de Posição Competitiva (MELLO MOYANO, 1999) e das Estratégias de Fidelização (MELLO MOYANO; LENGLER, 2011). Os resultados sugerem que uma posição competitiva positiva com clientes leais representa menos gastos em estratégias mercadológicas para manutenção e fidelização dos clientes. Palavras-chave: Turismo. Comportamento do consumidor. Estratégia de marketing. Fidelização.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2015-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/795710.14210/rtva.v17n2.p387-413Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 No. 2 (2015): Maio-Agosto; 387-413Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Maio-Agosto; 387-413Turismo: Visão e Ação; v. 17 n. 2 (2015): Maio-Agosto; 387-4131983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7957/4523Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoyano, Carlos Alberto MelloLengler, Jorge Francisco BertinettiAngnes, Derli LuísSampaio, Franco Vieira2017-09-19T23:46:31Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7957Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:46:31Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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