EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Sara Culti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gimenez, Fernando Antonio Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
DOI: 10.14210/rtva.v13n3.p380-397
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2293
Resumo: Objetivou-se neste estudo identificar as dimensões predominantes no processo de desenvolvimento de estratégia em pequenos hotéis localizados em Curitiba. A pesquisa foi de caráter descritivo com estratégia do tipo survey. Os dados foram coletados por meio de questionário, em contato pessoal com um dirigente de cada empresa em uma amostra não-aleatória de 41 hotéis independentes. A análise dos resultados foi feita em duas etapas. Inicialmente, verificaram-se os resultados para a amostra total. Em seguida, para verificar possíveis efeitos da idade e tamanho da empresa, a amostra foi subdividida em grupos separados pela mediana dessas duas variáveis de forma a comparar resultados entre empresas menores e maiores, e entre empresas mais jovens e mais antigas. Os resultados indicaram uma maior presença das dimensões incremental, cultural e planejamento na amostra global. Para as empresas menores a dimensão planejamento não foi significativa. As evidências demonstraram que houve uma tendência do processo de formação de estratégia nos pequenos hotéis independentes ser fortemente influenciado pelo incrementalismo, combinado com processos de planejamento e influências culturais. No caso das empresas menores, observou-se que o planejamento deixou de ser significativo enquanto que nas empresas mais novas o ambiente assume uma significância maior. O estudo apresenta evidências da existência de configurações de dimensões na formação de estratégia neste contexto ao mostrar que o tamanho da empresa e seu tempo de existência podem influenciar na adoção de diferentes processos estratégicos.
id UNIVALI-3_1ea11aa10cc193fb6d5911cc4f259a1f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2293
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
spelling EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉISHotelariaEstratégiaConfi guraçõesPequenos HotéisAdministração EstratégicaObjetivou-se neste estudo identificar as dimensões predominantes no processo de desenvolvimento de estratégia em pequenos hotéis localizados em Curitiba. A pesquisa foi de caráter descritivo com estratégia do tipo survey. Os dados foram coletados por meio de questionário, em contato pessoal com um dirigente de cada empresa em uma amostra não-aleatória de 41 hotéis independentes. A análise dos resultados foi feita em duas etapas. Inicialmente, verificaram-se os resultados para a amostra total. Em seguida, para verificar possíveis efeitos da idade e tamanho da empresa, a amostra foi subdividida em grupos separados pela mediana dessas duas variáveis de forma a comparar resultados entre empresas menores e maiores, e entre empresas mais jovens e mais antigas. Os resultados indicaram uma maior presença das dimensões incremental, cultural e planejamento na amostra global. Para as empresas menores a dimensão planejamento não foi significativa. As evidências demonstraram que houve uma tendência do processo de formação de estratégia nos pequenos hotéis independentes ser fortemente influenciado pelo incrementalismo, combinado com processos de planejamento e influências culturais. No caso das empresas menores, observou-se que o planejamento deixou de ser significativo enquanto que nas empresas mais novas o ambiente assume uma significância maior. O estudo apresenta evidências da existência de configurações de dimensões na formação de estratégia neste contexto ao mostrar que o tamanho da empresa e seu tempo de existência podem influenciar na adoção de diferentes processos estratégicos.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2011-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/229310.14210/rtva.v13n3.p380-397Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 380-397Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 380-397Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 380-3971983-71511415-639310.14210/rtva.v13i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2293/2074Gimenez, Sara CultiGimenez, Fernando Antonio Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:43:38Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2293Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:43:38Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
title EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
spellingShingle EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
Gimenez, Sara Culti
Hotelaria
Estratégia
Confi gurações
Pequenos Hotéis
Administração Estratégica
Gimenez, Sara Culti
Hotelaria
Estratégia
Confi gurações
Pequenos Hotéis
Administração Estratégica
title_short EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
title_full EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
title_fullStr EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
title_full_unstemmed EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
title_sort EVIDENCIAS DE CONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM PEQUENOS HOTÉIS
author Gimenez, Sara Culti
author_facet Gimenez, Sara Culti
Gimenez, Sara Culti
Gimenez, Fernando Antonio Prado
Gimenez, Fernando Antonio Prado
author_role author
author2 Gimenez, Fernando Antonio Prado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Sara Culti
Gimenez, Fernando Antonio Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Estratégia
Confi gurações
Pequenos Hotéis
Administração Estratégica
topic Hotelaria
Estratégia
Confi gurações
Pequenos Hotéis
Administração Estratégica
description Objetivou-se neste estudo identificar as dimensões predominantes no processo de desenvolvimento de estratégia em pequenos hotéis localizados em Curitiba. A pesquisa foi de caráter descritivo com estratégia do tipo survey. Os dados foram coletados por meio de questionário, em contato pessoal com um dirigente de cada empresa em uma amostra não-aleatória de 41 hotéis independentes. A análise dos resultados foi feita em duas etapas. Inicialmente, verificaram-se os resultados para a amostra total. Em seguida, para verificar possíveis efeitos da idade e tamanho da empresa, a amostra foi subdividida em grupos separados pela mediana dessas duas variáveis de forma a comparar resultados entre empresas menores e maiores, e entre empresas mais jovens e mais antigas. Os resultados indicaram uma maior presença das dimensões incremental, cultural e planejamento na amostra global. Para as empresas menores a dimensão planejamento não foi significativa. As evidências demonstraram que houve uma tendência do processo de formação de estratégia nos pequenos hotéis independentes ser fortemente influenciado pelo incrementalismo, combinado com processos de planejamento e influências culturais. No caso das empresas menores, observou-se que o planejamento deixou de ser significativo enquanto que nas empresas mais novas o ambiente assume uma significância maior. O estudo apresenta evidências da existência de configurações de dimensões na formação de estratégia neste contexto ao mostrar que o tamanho da empresa e seu tempo de existência podem influenciar na adoção de diferentes processos estratégicos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2293
10.14210/rtva.v13n3.p380-397
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2293
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v13n3.p380-397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2293/2074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 380-397
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 380-397
Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 380-397
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v13i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1822181372776677376
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14210/rtva.v13n3.p380-397