ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Sara Culti
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gimenez, Fernando Antonio Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022
Resumo: Com o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura.
id UNIVALI-3_4c8eb31d903710efa6c96b4439dcde63
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1022
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉISHotelariaComportamento EstratégicoEmpreendedorismoEstratégiaCom o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/102210.14210/rtva.v12n1.p49-72Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 1 (2010); 49-72Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 1 (2010); 49-72Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 49-721983-71511415-639310.14210/rtva.v12i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022/1508Gimenez, Sara CultiGimenez, Fernando Antonio Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-17T21:01:22Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1022Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2010-06-17T21:01:22Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
title ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
spellingShingle ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
Gimenez, Sara Culti
Hotelaria
Comportamento Estratégico
Empreendedorismo
Estratégia
title_short ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
title_full ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
title_fullStr ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
title_full_unstemmed ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
title_sort ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
author Gimenez, Sara Culti
author_facet Gimenez, Sara Culti
Gimenez, Fernando Antonio Prado
author_role author
author2 Gimenez, Fernando Antonio Prado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Sara Culti
Gimenez, Fernando Antonio Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Comportamento Estratégico
Empreendedorismo
Estratégia
topic Hotelaria
Comportamento Estratégico
Empreendedorismo
Estratégia
description Com o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022
10.14210/rtva.v12n1.p49-72
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v12n1.p49-72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022/1508
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 1 (2010); 49-72
Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 1 (2010); 49-72
Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 49-72
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v12i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018451083264