ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022 |
Resumo: | Com o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura. |
id |
UNIVALI-3_4c8eb31d903710efa6c96b4439dcde63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1022 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉISHotelariaComportamento EstratégicoEmpreendedorismoEstratégiaCom o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/102210.14210/rtva.v12n1.p49-72Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 1 (2010); 49-72Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 1 (2010); 49-72Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 49-721983-71511415-639310.14210/rtva.v12i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022/1508Gimenez, Sara CultiGimenez, Fernando Antonio Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-17T21:01:22Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1022Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2010-06-17T21:01:22Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS |
title |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS |
spellingShingle |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS Gimenez, Sara Culti Hotelaria Comportamento Estratégico Empreendedorismo Estratégia |
title_short |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS |
title_full |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS |
title_fullStr |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS |
title_full_unstemmed |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS |
title_sort |
ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS |
author |
Gimenez, Sara Culti |
author_facet |
Gimenez, Sara Culti Gimenez, Fernando Antonio Prado |
author_role |
author |
author2 |
Gimenez, Fernando Antonio Prado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Sara Culti Gimenez, Fernando Antonio Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Comportamento Estratégico Empreendedorismo Estratégia |
topic |
Hotelaria Comportamento Estratégico Empreendedorismo Estratégia |
description |
Com o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022 10.14210/rtva.v12n1.p49-72 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v12n1.p49-72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1022/1508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 1 (2010); 49-72 Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 1 (2010); 49-72 Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 49-72 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v12i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018451083264 |