EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Geórgia Caetano de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Caissa Veloso e, Pereira, Jefferson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8867
Resumo: Este trabalho objetiva discutir o Carnaval de Belo Horizonte entre os anos de 2013 e 2015. Com o crescimento das manifestações culturais de rua, a capital mineira vem experimentando nos últimos anos o renascimento da festa em todas as suas regiões. O envolvimento de agentes como poder público municipal, patrocinadores e carnavalescos fez-se necessário para o fornecimento de infraestrutura urbana, logística e da agenda de entretenimento. Destaca-se que o público do evento tem aumentado anualmente, movimentando a economia da cidade. O crescimento recente do Carnaval de Belo Horizonte é tema pouco explorado no meio acadêmico, o que o torna interessante como objeto de estudo. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e descritiva dos principais resultados da festa. Para analisar a evolução do Carnaval na cidade, este trabalho se amparou nos relatórios de atividades da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, que organiza o evento, e nas notícias veiculadas nos jornais Estado de Minas, o Tempo e Hoje em Dia, durante a realização da festa. Conclui-se com este estudo que o Carnaval evoluiu em organização, número de público, ganhou investimentos privados e passou a ser considerado como o maior evento turístico realizado na capital mineira.
id UNIVALI-3_218a130efef8b0e0f55ffb93921632ba
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8867
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015Carnaval. Evento. Turismo.Este trabalho objetiva discutir o Carnaval de Belo Horizonte entre os anos de 2013 e 2015. Com o crescimento das manifestações culturais de rua, a capital mineira vem experimentando nos últimos anos o renascimento da festa em todas as suas regiões. O envolvimento de agentes como poder público municipal, patrocinadores e carnavalescos fez-se necessário para o fornecimento de infraestrutura urbana, logística e da agenda de entretenimento. Destaca-se que o público do evento tem aumentado anualmente, movimentando a economia da cidade. O crescimento recente do Carnaval de Belo Horizonte é tema pouco explorado no meio acadêmico, o que o torna interessante como objeto de estudo. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e descritiva dos principais resultados da festa. Para analisar a evolução do Carnaval na cidade, este trabalho se amparou nos relatórios de atividades da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, que organiza o evento, e nas notícias veiculadas nos jornais Estado de Minas, o Tempo e Hoje em Dia, durante a realização da festa. Conclui-se com este estudo que o Carnaval evoluiu em organização, número de público, ganhou investimentos privados e passou a ser considerado como o maior evento turístico realizado na capital mineira.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/886710.14210/rtva.v18n2.p251-279Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 No. 2 (2016): Maio-Agosto; 251-279Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Maio-Agosto; 251-279Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 2 (2016): Maio-Agosto; 251-2791983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8867/4952Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Geórgia Caetano de OliveiraSousa, Caissa Veloso ePereira, Jefferson Rodrigues2017-09-19T23:44:31Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8867Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:44:31Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
title EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
spellingShingle EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
Santos, Geórgia Caetano de Oliveira
Carnaval. Evento. Turismo.
title_short EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
title_full EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
title_fullStr EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
title_full_unstemmed EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
title_sort EU QUERO É “BOTAR” O MEU BLOCO NA RUA: UMA ANÁLISE DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2015
author Santos, Geórgia Caetano de Oliveira
author_facet Santos, Geórgia Caetano de Oliveira
Sousa, Caissa Veloso e
Pereira, Jefferson Rodrigues
author_role author
author2 Sousa, Caissa Veloso e
Pereira, Jefferson Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Geórgia Caetano de Oliveira
Sousa, Caissa Veloso e
Pereira, Jefferson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Carnaval. Evento. Turismo.
topic Carnaval. Evento. Turismo.
description Este trabalho objetiva discutir o Carnaval de Belo Horizonte entre os anos de 2013 e 2015. Com o crescimento das manifestações culturais de rua, a capital mineira vem experimentando nos últimos anos o renascimento da festa em todas as suas regiões. O envolvimento de agentes como poder público municipal, patrocinadores e carnavalescos fez-se necessário para o fornecimento de infraestrutura urbana, logística e da agenda de entretenimento. Destaca-se que o público do evento tem aumentado anualmente, movimentando a economia da cidade. O crescimento recente do Carnaval de Belo Horizonte é tema pouco explorado no meio acadêmico, o que o torna interessante como objeto de estudo. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e descritiva dos principais resultados da festa. Para analisar a evolução do Carnaval na cidade, este trabalho se amparou nos relatórios de atividades da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, que organiza o evento, e nas notícias veiculadas nos jornais Estado de Minas, o Tempo e Hoje em Dia, durante a realização da festa. Conclui-se com este estudo que o Carnaval evoluiu em organização, número de público, ganhou investimentos privados e passou a ser considerado como o maior evento turístico realizado na capital mineira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8867
10.14210/rtva.v18n2.p251-279
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8867
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v18n2.p251-279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8867/4952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 No. 2 (2016): Maio-Agosto; 251-279
Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Maio-Agosto; 251-279
Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 2 (2016): Maio-Agosto; 251-279
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021467836416