CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horodyski, Graziela Scalise
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Manosso, Franciele Cristina, Gândara, José Manoel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084
Resumo: O souvenir é um produto diretamente relacionado à atividade turística, pois o consumo destes bens faz parte da experiência de muitos turistas. Neste estudo temos como objetivo compreender a relação entre a oferta de souvenirs e os espaços de visitação no destino turístico Curitiba, verificando a incidência e a distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais de souvenirs na cidade. Para a realização desta pesquisa, utilizamos Curitiba como estudo de caso e realizamos um recorte espacial delimitado pelo roteiro da Linha Turismo, um percurso de ônibus que integra vinte e quatro atrativos turísticos. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, identificamos os estabelecimentos comerciais de souvenirs e os atrativos localizados nos pontos de parada da Linha Turismo. A partir disso, elaboramos um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizamos uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Como resultado de pesquisa, observamos que os estabelecimentos de comercialização de souvenirs estão situados próximos aos atrativos turísticos, que atraem a demanda para o consumo deste tipo de produtos, ou seja, a demanda influencia diretamente a localização espacial da oferta de souvenirs.
id UNIVALI-3_27add4094e21ed7ef63ff6c4ee682545
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/4084
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PROferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR.distribuição espacial da oferta de souvenir em curitibaO souvenir é um produto diretamente relacionado à atividade turística, pois o consumo destes bens faz parte da experiência de muitos turistas. Neste estudo temos como objetivo compreender a relação entre a oferta de souvenirs e os espaços de visitação no destino turístico Curitiba, verificando a incidência e a distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais de souvenirs na cidade. Para a realização desta pesquisa, utilizamos Curitiba como estudo de caso e realizamos um recorte espacial delimitado pelo roteiro da Linha Turismo, um percurso de ônibus que integra vinte e quatro atrativos turísticos. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, identificamos os estabelecimentos comerciais de souvenirs e os atrativos localizados nos pontos de parada da Linha Turismo. A partir disso, elaboramos um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizamos uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Como resultado de pesquisa, observamos que os estabelecimentos de comercialização de souvenirs estão situados próximos aos atrativos turísticos, que atraem a demanda para o consumo deste tipo de produtos, ou seja, a demanda influencia diretamente a localização espacial da oferta de souvenirs.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2013-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/408410.14210/rtva.v15n1.p130-143Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 No. 1 (2013); 130-143Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 Núm. 1 (2013); 130-143Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 1 (2013); 130-1431983-71511415-639310.14210/rtva.v15i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084/2494Horodyski, Graziela ScaliseManosso, Franciele CristinaGândara, José Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-23T23:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/4084Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2015-11-23T23:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
title CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
spellingShingle CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
Horodyski, Graziela Scalise
Oferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR.
distribuição espacial da oferta de souvenir em curitiba
title_short CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
title_full CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
title_fullStr CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
title_full_unstemmed CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
title_sort CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
author Horodyski, Graziela Scalise
author_facet Horodyski, Graziela Scalise
Manosso, Franciele Cristina
Gândara, José Manoel
author_role author
author2 Manosso, Franciele Cristina
Gândara, José Manoel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horodyski, Graziela Scalise
Manosso, Franciele Cristina
Gândara, José Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv Oferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR.
distribuição espacial da oferta de souvenir em curitiba
topic Oferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR.
distribuição espacial da oferta de souvenir em curitiba
description O souvenir é um produto diretamente relacionado à atividade turística, pois o consumo destes bens faz parte da experiência de muitos turistas. Neste estudo temos como objetivo compreender a relação entre a oferta de souvenirs e os espaços de visitação no destino turístico Curitiba, verificando a incidência e a distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais de souvenirs na cidade. Para a realização desta pesquisa, utilizamos Curitiba como estudo de caso e realizamos um recorte espacial delimitado pelo roteiro da Linha Turismo, um percurso de ônibus que integra vinte e quatro atrativos turísticos. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, identificamos os estabelecimentos comerciais de souvenirs e os atrativos localizados nos pontos de parada da Linha Turismo. A partir disso, elaboramos um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizamos uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Como resultado de pesquisa, observamos que os estabelecimentos de comercialização de souvenirs estão situados próximos aos atrativos turísticos, que atraem a demanda para o consumo deste tipo de produtos, ou seja, a demanda influencia diretamente a localização espacial da oferta de souvenirs.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084
10.14210/rtva.v15n1.p130-143
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v15n1.p130-143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084/2494
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 No. 1 (2013); 130-143
Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 Núm. 1 (2013); 130-143
Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 1 (2013); 130-143
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v15i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045020631072768