CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084 |
Resumo: | O souvenir é um produto diretamente relacionado à atividade turística, pois o consumo destes bens faz parte da experiência de muitos turistas. Neste estudo temos como objetivo compreender a relação entre a oferta de souvenirs e os espaços de visitação no destino turístico Curitiba, verificando a incidência e a distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais de souvenirs na cidade. Para a realização desta pesquisa, utilizamos Curitiba como estudo de caso e realizamos um recorte espacial delimitado pelo roteiro da Linha Turismo, um percurso de ônibus que integra vinte e quatro atrativos turísticos. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, identificamos os estabelecimentos comerciais de souvenirs e os atrativos localizados nos pontos de parada da Linha Turismo. A partir disso, elaboramos um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizamos uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Como resultado de pesquisa, observamos que os estabelecimentos de comercialização de souvenirs estão situados próximos aos atrativos turísticos, que atraem a demanda para o consumo deste tipo de produtos, ou seja, a demanda influencia diretamente a localização espacial da oferta de souvenirs. |
id |
UNIVALI-3_27add4094e21ed7ef63ff6c4ee682545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/4084 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PROferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR.distribuição espacial da oferta de souvenir em curitibaO souvenir é um produto diretamente relacionado à atividade turística, pois o consumo destes bens faz parte da experiência de muitos turistas. Neste estudo temos como objetivo compreender a relação entre a oferta de souvenirs e os espaços de visitação no destino turístico Curitiba, verificando a incidência e a distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais de souvenirs na cidade. Para a realização desta pesquisa, utilizamos Curitiba como estudo de caso e realizamos um recorte espacial delimitado pelo roteiro da Linha Turismo, um percurso de ônibus que integra vinte e quatro atrativos turísticos. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, identificamos os estabelecimentos comerciais de souvenirs e os atrativos localizados nos pontos de parada da Linha Turismo. A partir disso, elaboramos um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizamos uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Como resultado de pesquisa, observamos que os estabelecimentos de comercialização de souvenirs estão situados próximos aos atrativos turísticos, que atraem a demanda para o consumo deste tipo de produtos, ou seja, a demanda influencia diretamente a localização espacial da oferta de souvenirs.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2013-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/408410.14210/rtva.v15n1.p130-143Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 No. 1 (2013); 130-143Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 Núm. 1 (2013); 130-143Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 1 (2013); 130-1431983-71511415-639310.14210/rtva.v15i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084/2494Horodyski, Graziela ScaliseManosso, Franciele CristinaGândara, José Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-23T23:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/4084Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2015-11-23T23:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR |
title |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR |
spellingShingle |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR Horodyski, Graziela Scalise Oferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR. distribuição espacial da oferta de souvenir em curitiba |
title_short |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR |
title_full |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR |
title_fullStr |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR |
title_full_unstemmed |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR |
title_sort |
CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR |
author |
Horodyski, Graziela Scalise |
author_facet |
Horodyski, Graziela Scalise Manosso, Franciele Cristina Gândara, José Manoel |
author_role |
author |
author2 |
Manosso, Franciele Cristina Gândara, José Manoel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horodyski, Graziela Scalise Manosso, Franciele Cristina Gândara, José Manoel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR. distribuição espacial da oferta de souvenir em curitiba |
topic |
Oferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR. distribuição espacial da oferta de souvenir em curitiba |
description |
O souvenir é um produto diretamente relacionado à atividade turística, pois o consumo destes bens faz parte da experiência de muitos turistas. Neste estudo temos como objetivo compreender a relação entre a oferta de souvenirs e os espaços de visitação no destino turístico Curitiba, verificando a incidência e a distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais de souvenirs na cidade. Para a realização desta pesquisa, utilizamos Curitiba como estudo de caso e realizamos um recorte espacial delimitado pelo roteiro da Linha Turismo, um percurso de ônibus que integra vinte e quatro atrativos turísticos. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, identificamos os estabelecimentos comerciais de souvenirs e os atrativos localizados nos pontos de parada da Linha Turismo. A partir disso, elaboramos um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizamos uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Como resultado de pesquisa, observamos que os estabelecimentos de comercialização de souvenirs estão situados próximos aos atrativos turísticos, que atraem a demanda para o consumo deste tipo de produtos, ou seja, a demanda influencia diretamente a localização espacial da oferta de souvenirs. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084 10.14210/rtva.v15n1.p130-143 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v15n1.p130-143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/4084/2494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 No. 1 (2013); 130-143 Turismo: Visão e Ação; Vol. 15 Núm. 1 (2013); 130-143 Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 1 (2013); 130-143 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v15i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045020631072768 |