NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jorge Antonio Santos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1171
Resumo: O artigo aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva e da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico dos conceitos e práticas de cluster econômico. É tomado como objeto de exemplificação de tal necessidade o turismo na Bahia, analisando- se o seu desempenho no período de 1991 a 2000, com destaque para a importância do PRODETUR I no crescimento do turismo baiano, particularmente a partir da 2a metade da década de 90. Busca caracterizar a integração da cultura e do turismo da Bahia e o seu tratamento como um cluster econômico, no contexto do PRODETUR II, como uma estratégia de diferenciação do “produto Bahia”, numa nova e dinâmica concepção de diversificação e espacialização. Esta caracterização traduz-se em um fator de maior potencialização e alavancagem do desenvolvimento do turismo na Bahia, fundamentado na qualificação de produtos, serviços e recursos humanos, elementos âncoras garantidores de uma home base única e singular, conducente a uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo baiano e de sua maior competitividade e liderança de mercado, em nível regional e nacional. Palavras-chave: Turismo; PRODETUR; Desenvolvimento e Planejamento; Cadeia Produtiva; Cluster Econômico; Cluster Cultural.
id UNIVALI-3_3663ebdbf76328624d07bc476c42e160
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1171
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICOO artigo aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva e da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico dos conceitos e práticas de cluster econômico. É tomado como objeto de exemplificação de tal necessidade o turismo na Bahia, analisando- se o seu desempenho no período de 1991 a 2000, com destaque para a importância do PRODETUR I no crescimento do turismo baiano, particularmente a partir da 2a metade da década de 90. Busca caracterizar a integração da cultura e do turismo da Bahia e o seu tratamento como um cluster econômico, no contexto do PRODETUR II, como uma estratégia de diferenciação do “produto Bahia”, numa nova e dinâmica concepção de diversificação e espacialização. Esta caracterização traduz-se em um fator de maior potencialização e alavancagem do desenvolvimento do turismo na Bahia, fundamentado na qualificação de produtos, serviços e recursos humanos, elementos âncoras garantidores de uma home base única e singular, conducente a uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo baiano e de sua maior competitividade e liderança de mercado, em nível regional e nacional. Palavras-chave: Turismo; PRODETUR; Desenvolvimento e Planejamento; Cadeia Produtiva; Cluster Econômico; Cluster Cultural.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2002-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/117110.14210/rtva.v4n10.p43-62Turismo: Visão e Ação; Vol. 4 No. 10 (2002); 43-62Turismo: Visão e Ação; Vol. 4 Núm. 10 (2002); 43-62Turismo: Visão e Ação; v. 4 n. 10 (2002); 43-621983-71511415-639310.14210/rtva.v4i10reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1171/927SILVA, Jorge Antonio Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-06-27T18:35:22Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1171Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-06-27T18:35:22Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
title NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
spellingShingle NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
SILVA, Jorge Antonio Santos
title_short NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
title_full NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
title_fullStr NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
title_full_unstemmed NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
title_sort NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
author SILVA, Jorge Antonio Santos
author_facet SILVA, Jorge Antonio Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jorge Antonio Santos
description O artigo aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva e da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico dos conceitos e práticas de cluster econômico. É tomado como objeto de exemplificação de tal necessidade o turismo na Bahia, analisando- se o seu desempenho no período de 1991 a 2000, com destaque para a importância do PRODETUR I no crescimento do turismo baiano, particularmente a partir da 2a metade da década de 90. Busca caracterizar a integração da cultura e do turismo da Bahia e o seu tratamento como um cluster econômico, no contexto do PRODETUR II, como uma estratégia de diferenciação do “produto Bahia”, numa nova e dinâmica concepção de diversificação e espacialização. Esta caracterização traduz-se em um fator de maior potencialização e alavancagem do desenvolvimento do turismo na Bahia, fundamentado na qualificação de produtos, serviços e recursos humanos, elementos âncoras garantidores de uma home base única e singular, conducente a uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo baiano e de sua maior competitividade e liderança de mercado, em nível regional e nacional. Palavras-chave: Turismo; PRODETUR; Desenvolvimento e Planejamento; Cadeia Produtiva; Cluster Econômico; Cluster Cultural.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1171
10.14210/rtva.v4n10.p43-62
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1171
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v4n10.p43-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1171/927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 4 No. 10 (2002); 43-62
Turismo: Visão e Ação; Vol. 4 Núm. 10 (2002); 43-62
Turismo: Visão e Ação; v. 4 n. 10 (2002); 43-62
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v4i10
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018570620928