NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1171 |
Resumo: | O artigo aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva e da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico dos conceitos e práticas de cluster econômico. É tomado como objeto de exemplificação de tal necessidade o turismo na Bahia, analisando- se o seu desempenho no período de 1991 a 2000, com destaque para a importância do PRODETUR I no crescimento do turismo baiano, particularmente a partir da 2a metade da década de 90. Busca caracterizar a integração da cultura e do turismo da Bahia e o seu tratamento como um cluster econômico, no contexto do PRODETUR II, como uma estratégia de diferenciação do “produto Bahia”, numa nova e dinâmica concepção de diversificação e espacialização. Esta caracterização traduz-se em um fator de maior potencialização e alavancagem do desenvolvimento do turismo na Bahia, fundamentado na qualificação de produtos, serviços e recursos humanos, elementos âncoras garantidores de uma home base única e singular, conducente a uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo baiano e de sua maior competitividade e liderança de mercado, em nível regional e nacional. Palavras-chave: Turismo; PRODETUR; Desenvolvimento e Planejamento; Cadeia Produtiva; Cluster Econômico; Cluster Cultural. |
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NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FUNDAMENTADO NOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICOO artigo aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva e da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico dos conceitos e práticas de cluster econômico. É tomado como objeto de exemplificação de tal necessidade o turismo na Bahia, analisando- se o seu desempenho no período de 1991 a 2000, com destaque para a importância do PRODETUR I no crescimento do turismo baiano, particularmente a partir da 2a metade da década de 90. Busca caracterizar a integração da cultura e do turismo da Bahia e o seu tratamento como um cluster econômico, no contexto do PRODETUR II, como uma estratégia de diferenciação do “produto Bahia”, numa nova e dinâmica concepção de diversificação e espacialização. Esta caracterização traduz-se em um fator de maior potencialização e alavancagem do desenvolvimento do turismo na Bahia, fundamentado na qualificação de produtos, serviços e recursos humanos, elementos âncoras garantidores de uma home base única e singular, conducente a uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo baiano e de sua maior competitividade e liderança de mercado, em nível regional e nacional. Palavras-chave: Turismo; PRODETUR; Desenvolvimento e Planejamento; Cadeia Produtiva; Cluster Econômico; Cluster Cultural.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2002-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/117110.14210/rtva.v4n10.p43-62Turismo: Visão e Ação; Vol. 4 No. 10 (2002); 43-62Turismo: Visão e Ação; Vol. 4 Núm. 10 (2002); 43-62Turismo: Visão e Ação; v. 4 n. 10 (2002); 43-621983-71511415-639310.14210/rtva.v4i10reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1171/927SILVA, Jorge Antonio Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-06-27T18:35:22Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1171Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-06-27T18:35:22Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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