Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaniak, Vivien
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756
Resumo: Os pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente.
id UNIVALI-3_4b2a2b8c3420cec00bf07edbc19c9704
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13756
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de CuritibaEcoempreendedorismoTurismo na naturezaMotivação de empreendedoresOs pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1375610.14210/rtva.v21n1.p99-120Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-1201983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756/7781Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKaniak, VivienTeixeira, Rivanda Meira2020-01-01T01:10:25Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13756Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:25Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
title Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
spellingShingle Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
Kaniak, Vivien
Ecoempreendedorismo
Turismo na natureza
Motivação de empreendedores
title_short Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
title_full Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
title_fullStr Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
title_full_unstemmed Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
title_sort Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
author Kaniak, Vivien
author_facet Kaniak, Vivien
Teixeira, Rivanda Meira
author_role author
author2 Teixeira, Rivanda Meira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaniak, Vivien
Teixeira, Rivanda Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoempreendedorismo
Turismo na natureza
Motivação de empreendedores
topic Ecoempreendedorismo
Turismo na natureza
Motivação de empreendedores
description Os pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756
10.14210/rtva.v21n1.p99-120
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n1.p99-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756/7781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022384291840