Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756 |
Resumo: | Os pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente. |
id |
UNIVALI-3_4b2a2b8c3420cec00bf07edbc19c9704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13756 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de CuritibaEcoempreendedorismoTurismo na naturezaMotivação de empreendedoresOs pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1375610.14210/rtva.v21n1.p99-120Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-1201983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756/7781Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKaniak, VivienTeixeira, Rivanda Meira2020-01-01T01:10:25Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13756Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:25Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba |
title |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba |
spellingShingle |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba Kaniak, Vivien Ecoempreendedorismo Turismo na natureza Motivação de empreendedores |
title_short |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba |
title_full |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba |
title_fullStr |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba |
title_sort |
Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba |
author |
Kaniak, Vivien |
author_facet |
Kaniak, Vivien Teixeira, Rivanda Meira |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Rivanda Meira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaniak, Vivien Teixeira, Rivanda Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecoempreendedorismo Turismo na natureza Motivação de empreendedores |
topic |
Ecoempreendedorismo Turismo na natureza Motivação de empreendedores |
description |
Os pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756 10.14210/rtva.v21n1.p99-120 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v21n1.p99-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13756/7781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120 Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120 Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045022384291840 |