TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859 |
Resumo: | O turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS. |
id |
UNIVALI-3_66997f2e7b73f1ff13518682d5663e7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1859 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁTurismo GLShomossexualidadesegmentação de mercado.Turismo GLSO turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2011-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/185910.14210/rtva.v13n1.p81-95Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 1 (2011); 81-95Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 1 (2011); 81-95Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 1 (2011); 81-951983-71511415-639310.14210/rtva.v13i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859/1866Sanches, Thiago CardassiMancini, Lorena AngélicaNascimento, Márcio A. Nemaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-19T18:41:58Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1859Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-05-19T18:41:58Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
spellingShingle |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ Sanches, Thiago Cardassi Turismo GLS homossexualidade segmentação de mercado. Turismo GLS |
title_short |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_full |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_fullStr |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_sort |
TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
author |
Sanches, Thiago Cardassi |
author_facet |
Sanches, Thiago Cardassi Mancini, Lorena Angélica Nascimento, Márcio A. Neman |
author_role |
author |
author2 |
Mancini, Lorena Angélica Nascimento, Márcio A. Neman |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Thiago Cardassi Mancini, Lorena Angélica Nascimento, Márcio A. Neman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo GLS homossexualidade segmentação de mercado. Turismo GLS |
topic |
Turismo GLS homossexualidade segmentação de mercado. Turismo GLS |
description |
O turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859 10.14210/rtva.v13n1.p81-95 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v13n1.p81-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1859/1866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 1 (2011); 81-95 Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 1 (2011); 81-95 Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 1 (2011); 81-95 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v13i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019901263872 |