A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florit, Luciano Félix
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Dreher, Marialva Tomio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986
Resumo: Este artigo discute algumas implicações da apreciação turística da natureza num contexto em que a volta ao natural está cada vez mais presente nos discursos de diversos atores sociais. Argumenta-se que a visão dos sujeitos sobre a natureza é social e culturalmente condicionada, assim como os ambientes naturais, nos quais aqueles que buscam experiências turísticas, são produto de circunstâncias histórico-sociais. Diante desse contexto, este estudo apresenta algumas dificuldades no que tange à construção discursiva que se faz em torno da valoração da natureza no âmbito do turismo. Levando em consideração a crescente busca do ser humano pelo contato com a natureza; e os esforços necessários para compatibilizar a visitação turística às necessidades de preservação das áreas naturais visitadas; este artigo foca tanto a história social que subjaz aos ambientes apresentados como atrativos turísticos, quanto os interesses dos seres sencientes não humanos utilizados como atrativos. Ressalta-se que esta reflexão inspirou-se em aportes bibliográficos que elucidam as inquietações dos autores. Palavras-chave: Construção social da natureza, Turismo, Dilemas sociais.
id UNIVALI-3_69cfd420c621bdf77d424147dd603561
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/986
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMOEste artigo discute algumas implicações da apreciação turística da natureza num contexto em que a volta ao natural está cada vez mais presente nos discursos de diversos atores sociais. Argumenta-se que a visão dos sujeitos sobre a natureza é social e culturalmente condicionada, assim como os ambientes naturais, nos quais aqueles que buscam experiências turísticas, são produto de circunstâncias histórico-sociais. Diante desse contexto, este estudo apresenta algumas dificuldades no que tange à construção discursiva que se faz em torno da valoração da natureza no âmbito do turismo. Levando em consideração a crescente busca do ser humano pelo contato com a natureza; e os esforços necessários para compatibilizar a visitação turística às necessidades de preservação das áreas naturais visitadas; este artigo foca tanto a história social que subjaz aos ambientes apresentados como atrativos turísticos, quanto os interesses dos seres sencientes não humanos utilizados como atrativos. Ressalta-se que esta reflexão inspirou-se em aportes bibliográficos que elucidam as inquietações dos autores. Palavras-chave: Construção social da natureza, Turismo, Dilemas sociais.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98610.14210/rtva.v11n1.p63 - 75Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 63 - 75Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 63 - 75Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 63 - 751983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986/850Florit, Luciano FélixDreher, Marialva Tomioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/986Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
title A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
spellingShingle A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
Florit, Luciano Félix
title_short A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
title_full A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
title_fullStr A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
title_sort A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
author Florit, Luciano Félix
author_facet Florit, Luciano Félix
Dreher, Marialva Tomio
author_role author
author2 Dreher, Marialva Tomio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Florit, Luciano Félix
Dreher, Marialva Tomio
description Este artigo discute algumas implicações da apreciação turística da natureza num contexto em que a volta ao natural está cada vez mais presente nos discursos de diversos atores sociais. Argumenta-se que a visão dos sujeitos sobre a natureza é social e culturalmente condicionada, assim como os ambientes naturais, nos quais aqueles que buscam experiências turísticas, são produto de circunstâncias histórico-sociais. Diante desse contexto, este estudo apresenta algumas dificuldades no que tange à construção discursiva que se faz em torno da valoração da natureza no âmbito do turismo. Levando em consideração a crescente busca do ser humano pelo contato com a natureza; e os esforços necessários para compatibilizar a visitação turística às necessidades de preservação das áreas naturais visitadas; este artigo foca tanto a história social que subjaz aos ambientes apresentados como atrativos turísticos, quanto os interesses dos seres sencientes não humanos utilizados como atrativos. Ressalta-se que esta reflexão inspirou-se em aportes bibliográficos que elucidam as inquietações dos autores. Palavras-chave: Construção social da natureza, Turismo, Dilemas sociais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986
10.14210/rtva.v11n1.p63 - 75
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v11n1.p63 - 75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986/850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 63 - 75
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 63 - 75
Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 63 - 75
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v11i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018437451776