A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986 |
Resumo: | Este artigo discute algumas implicações da apreciação turística da natureza num contexto em que a volta ao natural está cada vez mais presente nos discursos de diversos atores sociais. Argumenta-se que a visão dos sujeitos sobre a natureza é social e culturalmente condicionada, assim como os ambientes naturais, nos quais aqueles que buscam experiências turísticas, são produto de circunstâncias histórico-sociais. Diante desse contexto, este estudo apresenta algumas dificuldades no que tange à construção discursiva que se faz em torno da valoração da natureza no âmbito do turismo. Levando em consideração a crescente busca do ser humano pelo contato com a natureza; e os esforços necessários para compatibilizar a visitação turística às necessidades de preservação das áreas naturais visitadas; este artigo foca tanto a história social que subjaz aos ambientes apresentados como atrativos turísticos, quanto os interesses dos seres sencientes não humanos utilizados como atrativos. Ressalta-se que esta reflexão inspirou-se em aportes bibliográficos que elucidam as inquietações dos autores. Palavras-chave: Construção social da natureza, Turismo, Dilemas sociais. |
id |
UNIVALI-3_69cfd420c621bdf77d424147dd603561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/986 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMOEste artigo discute algumas implicações da apreciação turística da natureza num contexto em que a volta ao natural está cada vez mais presente nos discursos de diversos atores sociais. Argumenta-se que a visão dos sujeitos sobre a natureza é social e culturalmente condicionada, assim como os ambientes naturais, nos quais aqueles que buscam experiências turísticas, são produto de circunstâncias histórico-sociais. Diante desse contexto, este estudo apresenta algumas dificuldades no que tange à construção discursiva que se faz em torno da valoração da natureza no âmbito do turismo. Levando em consideração a crescente busca do ser humano pelo contato com a natureza; e os esforços necessários para compatibilizar a visitação turística às necessidades de preservação das áreas naturais visitadas; este artigo foca tanto a história social que subjaz aos ambientes apresentados como atrativos turísticos, quanto os interesses dos seres sencientes não humanos utilizados como atrativos. Ressalta-se que esta reflexão inspirou-se em aportes bibliográficos que elucidam as inquietações dos autores. Palavras-chave: Construção social da natureza, Turismo, Dilemas sociais.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98610.14210/rtva.v11n1.p63 - 75Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 63 - 75Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 63 - 75Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 63 - 751983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986/850Florit, Luciano FélixDreher, Marialva Tomioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/986Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO |
title |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO Florit, Luciano Félix |
title_short |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO |
title_full |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ÉTICA NO TURISMO |
author |
Florit, Luciano Félix |
author_facet |
Florit, Luciano Félix Dreher, Marialva Tomio |
author_role |
author |
author2 |
Dreher, Marialva Tomio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florit, Luciano Félix Dreher, Marialva Tomio |
description |
Este artigo discute algumas implicações da apreciação turística da natureza num contexto em que a volta ao natural está cada vez mais presente nos discursos de diversos atores sociais. Argumenta-se que a visão dos sujeitos sobre a natureza é social e culturalmente condicionada, assim como os ambientes naturais, nos quais aqueles que buscam experiências turísticas, são produto de circunstâncias histórico-sociais. Diante desse contexto, este estudo apresenta algumas dificuldades no que tange à construção discursiva que se faz em torno da valoração da natureza no âmbito do turismo. Levando em consideração a crescente busca do ser humano pelo contato com a natureza; e os esforços necessários para compatibilizar a visitação turística às necessidades de preservação das áreas naturais visitadas; este artigo foca tanto a história social que subjaz aos ambientes apresentados como atrativos turísticos, quanto os interesses dos seres sencientes não humanos utilizados como atrativos. Ressalta-se que esta reflexão inspirou-se em aportes bibliográficos que elucidam as inquietações dos autores. Palavras-chave: Construção social da natureza, Turismo, Dilemas sociais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986 10.14210/rtva.v11n1.p63 - 75 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v11n1.p63 - 75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/986/850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 63 - 75 Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 63 - 75 Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 63 - 75 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v11i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018437451776 |