Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medaglia, Juliana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16573
Resumo: A relação entre a academia e a sociedade representa um vasto campo a ser explorado na área do turismo, em especial no desenvolvimento baseado em pesquisas aplicadas, a partir de estudos originados em Universidades ou Institutos de Pesquisa. A relação não é, entretanto, garantida, o que fica claro neste trabalho que tem como objetivo compreender o não uso das informações em turismo da Pesquisa de Demanda Turística Real de Diamantina e Região (PDTD) por parte dos atores do turismo de Diamantina/MG. Este artigo exploratório, em forma de estudo de caso, apresenta um referencial teórico que discute a importância da informação para o turismo, bem como a relação da ciência da informação no que diz respeito à linguagem e à organização da informação. Em seguida, traz uma pesquisa qualitativa da qual o universo foi o Conselho Municipal de Turismo de Diamantina/MG, cujos membros foram entrevistados, por meio de um roteiro dividido em quatro partes, a fim de identificar o distanciamento entre os resultados oferecidos por pesquisas acadêmicas e seu uso na tomada de decisão por parte dos gestores. Ao final, percebeu-se que existem barreiras entre a forma de expor resultados comumente utilizados no meio acadêmico e os meios buscados por parte dos desejáveis usuários finais dos dados produzidos, para que a informação possa fazer sentido e ser incorporada ao processo de desenvolvimento do destino. Encontrou-se também a indicação da importância da contextualização socioeconômica para análise de resultados nas ciências sociais aplicadas.
id UNIVALI-3_8316943f1faaedcc15f81f52449b201a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/16573
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MGinformação em turismolinguagem de especialidadepesquisa de demanda turística real de Diamantina/Brasil.A relação entre a academia e a sociedade representa um vasto campo a ser explorado na área do turismo, em especial no desenvolvimento baseado em pesquisas aplicadas, a partir de estudos originados em Universidades ou Institutos de Pesquisa. A relação não é, entretanto, garantida, o que fica claro neste trabalho que tem como objetivo compreender o não uso das informações em turismo da Pesquisa de Demanda Turística Real de Diamantina e Região (PDTD) por parte dos atores do turismo de Diamantina/MG. Este artigo exploratório, em forma de estudo de caso, apresenta um referencial teórico que discute a importância da informação para o turismo, bem como a relação da ciência da informação no que diz respeito à linguagem e à organização da informação. Em seguida, traz uma pesquisa qualitativa da qual o universo foi o Conselho Municipal de Turismo de Diamantina/MG, cujos membros foram entrevistados, por meio de um roteiro dividido em quatro partes, a fim de identificar o distanciamento entre os resultados oferecidos por pesquisas acadêmicas e seu uso na tomada de decisão por parte dos gestores. Ao final, percebeu-se que existem barreiras entre a forma de expor resultados comumente utilizados no meio acadêmico e os meios buscados por parte dos desejáveis usuários finais dos dados produzidos, para que a informação possa fazer sentido e ser incorporada ao processo de desenvolvimento do destino. Encontrou-se também a indicação da importância da contextualização socioeconômica para análise de resultados nas ciências sociais aplicadas.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1657310.14210/rtva.v22n2.p211-234Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 2 (2020): Maio-Agosto; 211-234Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 2 (2020): Maio-Agosto; 211-234Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 211-2341983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16573/9337Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Açãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedaglia, Juliana2022-07-12T18:20:55Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/16573Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2022-07-12T18:20:55Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
title Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
spellingShingle Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
Medaglia, Juliana
informação em turismo
linguagem de especialidade
pesquisa de demanda turística real de Diamantina/Brasil.
title_short Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
title_full Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
title_fullStr Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
title_full_unstemmed Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
title_sort Turismo e informação: A pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG
author Medaglia, Juliana
author_facet Medaglia, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medaglia, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv informação em turismo
linguagem de especialidade
pesquisa de demanda turística real de Diamantina/Brasil.
topic informação em turismo
linguagem de especialidade
pesquisa de demanda turística real de Diamantina/Brasil.
description A relação entre a academia e a sociedade representa um vasto campo a ser explorado na área do turismo, em especial no desenvolvimento baseado em pesquisas aplicadas, a partir de estudos originados em Universidades ou Institutos de Pesquisa. A relação não é, entretanto, garantida, o que fica claro neste trabalho que tem como objetivo compreender o não uso das informações em turismo da Pesquisa de Demanda Turística Real de Diamantina e Região (PDTD) por parte dos atores do turismo de Diamantina/MG. Este artigo exploratório, em forma de estudo de caso, apresenta um referencial teórico que discute a importância da informação para o turismo, bem como a relação da ciência da informação no que diz respeito à linguagem e à organização da informação. Em seguida, traz uma pesquisa qualitativa da qual o universo foi o Conselho Municipal de Turismo de Diamantina/MG, cujos membros foram entrevistados, por meio de um roteiro dividido em quatro partes, a fim de identificar o distanciamento entre os resultados oferecidos por pesquisas acadêmicas e seu uso na tomada de decisão por parte dos gestores. Ao final, percebeu-se que existem barreiras entre a forma de expor resultados comumente utilizados no meio acadêmico e os meios buscados por parte dos desejáveis usuários finais dos dados produzidos, para que a informação possa fazer sentido e ser incorporada ao processo de desenvolvimento do destino. Encontrou-se também a indicação da importância da contextualização socioeconômica para análise de resultados nas ciências sociais aplicadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16573
10.14210/rtva.v22n2.p211-234
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16573
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v22n2.p211-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16573/9337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 2 (2020): Maio-Agosto; 211-234
Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 2 (2020): Maio-Agosto; 211-234
Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 211-234
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022468177920