Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gosling, Marlusa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Coelho, Mariana, Resende, Marcos Paulo Dias Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7745
Resumo: Os museus são locais que oferecem lazer e conhecimento para a população. Por isso, é preciso investigar a atuação dos gestores de museus e a percepção de qualidade que o público visitante tem sobre eles. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise do estado da arte da literatura, propor um modelo que contemple as relações entre antecedentes de satisfação, de aprendizado e recomendação de visitantes de museus. No modelo proposto, os construtos “Atitudes Gerais em Relação a Museus” e “Satisfação” medeiam a relação entre “Qualidade Percebida do Museu”, “Comunicação”, “Qualidade de Informações”, “Orientação à Cultura”, “Orientação ao Aprendizado” e os construtos consequentes “Intenção de Recomendar” e “Aprendizado Efetivo” do visitante. As relações presentes no modelo são alicerçadas na literatura que trata do tema. Para ratificar as relações propostas na literatura e identificar construtos adicionais à escala de mensuração de qualidade de serviços (SERVQUAL) e de museus (HISTOQUAL), foi feita uma pesquisa exploratório-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e minigrupos de foco com visitantes de museus. Os dados obtidos foram analisados a partir de análise de conteúdo. Um importante resultado encontrado nessa fase da pesquisa foi a presença da variável interação social, que demonstra que os visitantes tendem a visitar museus para acompanhar familiares e amigos e participarem de atividades de lazer coletivas. Os autores agradecem à Fapemig pelo suporte financeiro (Edital Univeral 2012). Palavras-chave: Qualidade Percebida em Museus. Satisfação. Histoqual. Modelagem de Equações Estruturais.
id UNIVALI-3_853e7cb2907895d74a12a5b67383358b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/7745
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de ModeloOs museus são locais que oferecem lazer e conhecimento para a população. Por isso, é preciso investigar a atuação dos gestores de museus e a percepção de qualidade que o público visitante tem sobre eles. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise do estado da arte da literatura, propor um modelo que contemple as relações entre antecedentes de satisfação, de aprendizado e recomendação de visitantes de museus. No modelo proposto, os construtos “Atitudes Gerais em Relação a Museus” e “Satisfação” medeiam a relação entre “Qualidade Percebida do Museu”, “Comunicação”, “Qualidade de Informações”, “Orientação à Cultura”, “Orientação ao Aprendizado” e os construtos consequentes “Intenção de Recomendar” e “Aprendizado Efetivo” do visitante. As relações presentes no modelo são alicerçadas na literatura que trata do tema. Para ratificar as relações propostas na literatura e identificar construtos adicionais à escala de mensuração de qualidade de serviços (SERVQUAL) e de museus (HISTOQUAL), foi feita uma pesquisa exploratório-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e minigrupos de foco com visitantes de museus. Os dados obtidos foram analisados a partir de análise de conteúdo. Um importante resultado encontrado nessa fase da pesquisa foi a presença da variável interação social, que demonstra que os visitantes tendem a visitar museus para acompanhar familiares e amigos e participarem de atividades de lazer coletivas. Os autores agradecem à Fapemig pelo suporte financeiro (Edital Univeral 2012). Palavras-chave: Qualidade Percebida em Museus. Satisfação. Histoqual. Modelagem de Equações Estruturais.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/774510.14210/rtva.v16n3.p656-689Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 656-689Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 656-689Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 656-6891983-71511415-639310.14210/rtva.v16i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7745/4427Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGosling, MarlusaCoelho, MarianaResende, Marcos Paulo Dias Leite2017-09-19T23:47:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7745Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:47:50Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
title Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
spellingShingle Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
Gosling, Marlusa
title_short Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
title_full Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
title_fullStr Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
title_full_unstemmed Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
title_sort Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo
author Gosling, Marlusa
author_facet Gosling, Marlusa
Coelho, Mariana
Resende, Marcos Paulo Dias Leite
author_role author
author2 Coelho, Mariana
Resende, Marcos Paulo Dias Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gosling, Marlusa
Coelho, Mariana
Resende, Marcos Paulo Dias Leite
description Os museus são locais que oferecem lazer e conhecimento para a população. Por isso, é preciso investigar a atuação dos gestores de museus e a percepção de qualidade que o público visitante tem sobre eles. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise do estado da arte da literatura, propor um modelo que contemple as relações entre antecedentes de satisfação, de aprendizado e recomendação de visitantes de museus. No modelo proposto, os construtos “Atitudes Gerais em Relação a Museus” e “Satisfação” medeiam a relação entre “Qualidade Percebida do Museu”, “Comunicação”, “Qualidade de Informações”, “Orientação à Cultura”, “Orientação ao Aprendizado” e os construtos consequentes “Intenção de Recomendar” e “Aprendizado Efetivo” do visitante. As relações presentes no modelo são alicerçadas na literatura que trata do tema. Para ratificar as relações propostas na literatura e identificar construtos adicionais à escala de mensuração de qualidade de serviços (SERVQUAL) e de museus (HISTOQUAL), foi feita uma pesquisa exploratório-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e minigrupos de foco com visitantes de museus. Os dados obtidos foram analisados a partir de análise de conteúdo. Um importante resultado encontrado nessa fase da pesquisa foi a presença da variável interação social, que demonstra que os visitantes tendem a visitar museus para acompanhar familiares e amigos e participarem de atividades de lazer coletivas. Os autores agradecem à Fapemig pelo suporte financeiro (Edital Univeral 2012). Palavras-chave: Qualidade Percebida em Museus. Satisfação. Histoqual. Modelagem de Equações Estruturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7745
10.14210/rtva.v16n3.p656-689
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7745
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v16n3.p656-689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7745/4427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 656-689
Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 656-689
Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 656-689
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v16i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045020725444608