FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Patricia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dall’Agnol, Roberto Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8599
Resumo: A formação de preços e os seus impactos na hotelaria de pequeno porte, em função das características peculiares ao setor, com significativos custos indiretos, riscos de ociosidade e acirramento competitivo, remetem a buscas por alternativas eficazes de controle de custos e estabelecimento dos preços de modo competitivo. A presente pesquisa, qualitativa e aplicada, por intermédio de estudo de caso, apresenta uma metodologia de formação de preços para um hotel de pequeno porte em Chapecó/SC, considerando os métodos de formação de preços e as peculiaridades do setor, com a aplicação do método de custeio ABC; e, complementarmente, com um estudo comparativo de mercado, envolvendo os preços possíveis com a aplicação dos custos identificados, tendo em vista os preços praticados no mercado concorrente. Ambas as situações foram consideradas também sob o prisma da rentabilidade e da ociosidade do investimento. Com base nesses elementos, apresentou-se uma sugestão de estrutura de preço de diárias para o hotel em estudo. As conclusões revelaram a imperatividade de conjugar custos e concorrência quando da formação de preços, sendo os primeiros necessários ao balizamento da situação financeira da organização e, o segundo, útil para o nivelamento das expectativas de rentabilidade diante do cenário competitivo. Palavras-chave: Precificação. Hotelaria. Custos.
id UNIVALI-3_8b10603c59d284d6ce37cbfd261b93f9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8599
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASOA formação de preços e os seus impactos na hotelaria de pequeno porte, em função das características peculiares ao setor, com significativos custos indiretos, riscos de ociosidade e acirramento competitivo, remetem a buscas por alternativas eficazes de controle de custos e estabelecimento dos preços de modo competitivo. A presente pesquisa, qualitativa e aplicada, por intermédio de estudo de caso, apresenta uma metodologia de formação de preços para um hotel de pequeno porte em Chapecó/SC, considerando os métodos de formação de preços e as peculiaridades do setor, com a aplicação do método de custeio ABC; e, complementarmente, com um estudo comparativo de mercado, envolvendo os preços possíveis com a aplicação dos custos identificados, tendo em vista os preços praticados no mercado concorrente. Ambas as situações foram consideradas também sob o prisma da rentabilidade e da ociosidade do investimento. Com base nesses elementos, apresentou-se uma sugestão de estrutura de preço de diárias para o hotel em estudo. As conclusões revelaram a imperatividade de conjugar custos e concorrência quando da formação de preços, sendo os primeiros necessários ao balizamento da situação financeira da organização e, o segundo, útil para o nivelamento das expectativas de rentabilidade diante do cenário competitivo. Palavras-chave: Precificação. Hotelaria. Custos.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2016-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/859910.14210/rtva.v18n1.p106-133Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 No. 1 (2016): Janeiro-Abril; 106-133Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Janeiro-Abril; 106-133Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 1 (2016): Janeiro-Abril; 106-1331983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8599/4828Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJung, PatriciaDall’Agnol, Roberto Mauro2017-09-19T23:45:08Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8599Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:45:08Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
title FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
Jung, Patricia
title_short FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO
author Jung, Patricia
author_facet Jung, Patricia
Dall’Agnol, Roberto Mauro
author_role author
author2 Dall’Agnol, Roberto Mauro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jung, Patricia
Dall’Agnol, Roberto Mauro
description A formação de preços e os seus impactos na hotelaria de pequeno porte, em função das características peculiares ao setor, com significativos custos indiretos, riscos de ociosidade e acirramento competitivo, remetem a buscas por alternativas eficazes de controle de custos e estabelecimento dos preços de modo competitivo. A presente pesquisa, qualitativa e aplicada, por intermédio de estudo de caso, apresenta uma metodologia de formação de preços para um hotel de pequeno porte em Chapecó/SC, considerando os métodos de formação de preços e as peculiaridades do setor, com a aplicação do método de custeio ABC; e, complementarmente, com um estudo comparativo de mercado, envolvendo os preços possíveis com a aplicação dos custos identificados, tendo em vista os preços praticados no mercado concorrente. Ambas as situações foram consideradas também sob o prisma da rentabilidade e da ociosidade do investimento. Com base nesses elementos, apresentou-se uma sugestão de estrutura de preço de diárias para o hotel em estudo. As conclusões revelaram a imperatividade de conjugar custos e concorrência quando da formação de preços, sendo os primeiros necessários ao balizamento da situação financeira da organização e, o segundo, útil para o nivelamento das expectativas de rentabilidade diante do cenário competitivo. Palavras-chave: Precificação. Hotelaria. Custos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8599
10.14210/rtva.v18n1.p106-133
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8599
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v18n1.p106-133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8599/4828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 No. 1 (2016): Janeiro-Abril; 106-133
Turismo: Visão e Ação; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Janeiro-Abril; 106-133
Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 1 (2016): Janeiro-Abril; 106-133
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021457350656