Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucco, Fabrícia Durieux
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Melise de Lima, Limberger, Pablo Flôres, Falaster, Christian Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13496
Resumo: Com os avanços tecnológicos, as imagens postadas nas redes sociais de fotografia (Instagram) são utilizadas como ferramentas de avaliação pelos turistas, desta forma, o gerenciamento destas ferramentas são essenciais para os destinos turísticos. O objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do destino turístico Salvador, Bahia, Brasil, a partir das publicações de uma rede social de fotografia, o Instagram. O presente trabalho analisou 400 imagens marcadas no Instagram com a hashtag #salvador, sendo que para a categorização das imagens coletadas foram utilizadas as dimensões da imagem cognitiva e motivacionais de Baloglu e Mccleary (1999). A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada, de forma aleatória, na rede social Instagram, por meio do software Seekr Monitor, uma ferramenta para monitoramento e gestão das mídias sociais. Por meio de análise de regressão linear múltipla, identificou-se a existência de relações causais positivas e negativas entre as dimensões da imagem e motivacionais do destino turístico e o número de curtidas por seguidor no Instagram. Os resultados indicam que as Destination Management Organization (DMOs) de Salvador (BA) devem direcionar seus esforços promocionais nas redes sociais virtuais, envolvendo a formação da imagem de valor ao ambiente, em vez de comercializar o destino por meio dos apelos motivacionais do prestígio.
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