A imagem do destino turístico Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5484 |
Resumo: | A gestão dos destinos turísticos é um desafio de todos os que trabalham no sector do Turismo. As mudanças dos comportamentos de consumo e as novas formas de comunicação turística têm vindo a tornar esse desafio ainda maior. A imagem dos destinos turísticos é um dos temas mais estudados na literatura em turismo, no entanto continua a ser central contribuindo para uma gestão mais eficiente dos destinos. O presente trabalho tem como objetivo principal medir a imagem que os turistas internacionais têm do destino turístico Porto. Efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico, personalidade da marca do destino, marketing de destinos e redes sociais. Foram aplicados questionários a 200 turistas que visitaram o destino Porto em 2018, originários de 21 países. Os resultados do estudo indicam que os turistas internacionais associam o Porto às imagens de: (1) infraestruturas, acessibilidades e atividades de lazer; (2) cultura e prestígio; (3) hospitalidade e cultural local. No final, são apresentadas as conclusões e sugestões para orientação de pesquisas futuras . |
id |
RCAP_36aa62a18a9b7410c11e9a6d07177f2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5484 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem do destino turístico PortoMarketing de DestinosPersonalidade da Marca do DestinoImagem do DestinoRedes SociaisPortoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA gestão dos destinos turísticos é um desafio de todos os que trabalham no sector do Turismo. As mudanças dos comportamentos de consumo e as novas formas de comunicação turística têm vindo a tornar esse desafio ainda maior. A imagem dos destinos turísticos é um dos temas mais estudados na literatura em turismo, no entanto continua a ser central contribuindo para uma gestão mais eficiente dos destinos. O presente trabalho tem como objetivo principal medir a imagem que os turistas internacionais têm do destino turístico Porto. Efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico, personalidade da marca do destino, marketing de destinos e redes sociais. Foram aplicados questionários a 200 turistas que visitaram o destino Porto em 2018, originários de 21 países. Os resultados do estudo indicam que os turistas internacionais associam o Porto às imagens de: (1) infraestruturas, acessibilidades e atividades de lazer; (2) cultura e prestígio; (3) hospitalidade e cultural local. No final, são apresentadas as conclusões e sugestões para orientação de pesquisas futuras .ABSTRACT: The management of tourist destination is a challenge for all those who work in the Tourism sector. Changes in consumption behaviour and new ways of tourist communication have made this challenge even greater. The tourist destination image is one of the most studied themes in tourism literature. However it continues to be very central, contributing to a more efficient management of tourist destinations. This study has as its principal objective to measure the image that international tourists have of the Oporto tourist destination. A literature review was carried out about the image of the tourist destination, personality of the destination brand, destination marketing and social media. Questionnaires were given to 200 tourists from 21 countries, who visited the Oporto destination in 2018. The results of the study indicate that international tourists associate Oporto with images of: (1) infrastructures, accessibilities and leisure activities; (2) culture and prestige; (3) hospitality and local culture. At the end, conclusions and suggestions are presented for guidance of future research.Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaAbrantes, José Luís Mendes LoureiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDurães, Micaela Miranda2019-04-15T08:59:38Z2019-04-022018-10-292019-04-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5484TID:202214575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:07Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:50.456843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem do destino turístico Porto |
title |
A imagem do destino turístico Porto |
spellingShingle |
A imagem do destino turístico Porto Durães, Micaela Miranda Marketing de Destinos Personalidade da Marca do Destino Imagem do Destino Redes Sociais Porto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A imagem do destino turístico Porto |
title_full |
A imagem do destino turístico Porto |
title_fullStr |
A imagem do destino turístico Porto |
title_full_unstemmed |
A imagem do destino turístico Porto |
title_sort |
A imagem do destino turístico Porto |
author |
Durães, Micaela Miranda |
author_facet |
Durães, Micaela Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Carla Maria Alves da Silva Abrantes, José Luís Mendes Loureiro Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durães, Micaela Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de Destinos Personalidade da Marca do Destino Imagem do Destino Redes Sociais Porto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing de Destinos Personalidade da Marca do Destino Imagem do Destino Redes Sociais Porto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A gestão dos destinos turísticos é um desafio de todos os que trabalham no sector do Turismo. As mudanças dos comportamentos de consumo e as novas formas de comunicação turística têm vindo a tornar esse desafio ainda maior. A imagem dos destinos turísticos é um dos temas mais estudados na literatura em turismo, no entanto continua a ser central contribuindo para uma gestão mais eficiente dos destinos. O presente trabalho tem como objetivo principal medir a imagem que os turistas internacionais têm do destino turístico Porto. Efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico, personalidade da marca do destino, marketing de destinos e redes sociais. Foram aplicados questionários a 200 turistas que visitaram o destino Porto em 2018, originários de 21 países. Os resultados do estudo indicam que os turistas internacionais associam o Porto às imagens de: (1) infraestruturas, acessibilidades e atividades de lazer; (2) cultura e prestígio; (3) hospitalidade e cultural local. No final, são apresentadas as conclusões e sugestões para orientação de pesquisas futuras . |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-29 2019-04-15T08:59:38Z 2019-04-02 2019-04-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/5484 TID:202214575 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/5484 |
identifier_str_mv |
TID:202214575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130908385607680 |