MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870 |
Resumo: | Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo. |
id |
UNIVALI-3_99408e335a6be5304fade4486d8592e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1870 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)micro e pequenas empresas (MPE)turismoempreendedorismoCosta Norte.Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquali-quantiapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/187010.14210/rtva.v12n3.p314-330Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 3 (2010); 314-330Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 3 (2010); 314-330Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 3 (2010); 314-3301983-71511415-639310.14210/rtva.v12i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870/1785Costa, Helena Araujodo Nascimento, Elimar Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:37:53Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1870Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:37:53Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) |
title |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) |
spellingShingle |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) Costa, Helena Araujo micro e pequenas empresas (MPE) turismo empreendedorismo Costa Norte. |
title_short |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) |
title_full |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) |
title_fullStr |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) |
title_full_unstemmed |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) |
title_sort |
MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI) |
author |
Costa, Helena Araujo |
author_facet |
Costa, Helena Araujo do Nascimento, Elimar Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Elimar Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Helena Araujo do Nascimento, Elimar Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
micro e pequenas empresas (MPE) turismo empreendedorismo Costa Norte. |
topic |
micro e pequenas empresas (MPE) turismo empreendedorismo Costa Norte. |
description |
Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion quali-quanti |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870 10.14210/rtva.v12n3.p314-330 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v12n3.p314-330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870/1785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 3 (2010); 314-330 Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 3 (2010); 314-330 Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 3 (2010); 314-330 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v12i3 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019903361024 |