MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Helena Araujo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: do Nascimento, Elimar Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870
Resumo: Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo.
id UNIVALI-3_99408e335a6be5304fade4486d8592e2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1870
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)micro e pequenas empresas (MPE)turismoempreendedorismoCosta Norte.Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquali-quantiapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/187010.14210/rtva.v12n3.p314-330Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 3 (2010); 314-330Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 3 (2010); 314-330Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 3 (2010); 314-3301983-71511415-639310.14210/rtva.v12i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870/1785Costa, Helena Araujodo Nascimento, Elimar Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:37:53Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1870Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:37:53Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
title MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
spellingShingle MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
Costa, Helena Araujo
micro e pequenas empresas (MPE)
turismo
empreendedorismo
Costa Norte.
title_short MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
title_full MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
title_fullStr MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
title_full_unstemmed MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
title_sort MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)
author Costa, Helena Araujo
author_facet Costa, Helena Araujo
do Nascimento, Elimar Pinheiro
author_role author
author2 do Nascimento, Elimar Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Helena Araujo
do Nascimento, Elimar Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv micro e pequenas empresas (MPE)
turismo
empreendedorismo
Costa Norte.
topic micro e pequenas empresas (MPE)
turismo
empreendedorismo
Costa Norte.
description Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
quali-quanti
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870
10.14210/rtva.v12n3.p314-330
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v12n3.p314-330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1870/1785
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 3 (2010); 314-330
Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 3 (2010); 314-330
Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 3 (2010); 314-330
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v12i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019903361024