Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasulo, Simone Batista
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade.
id UNIVALI-3_9c8abac67c17b292e7b3564147ed9a7a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1145
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2003-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Comunicações", " Resumos de Teses, Dissertações e Livroapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/114510.14210/rtva.v5n2.p203Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 2 (2003); 203Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 2 (2003); 203Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 2 (2003); 2031983-71511415-639310.14210/rtva.v5i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145/908Tomasulo, Simone Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-05-27T18:31:41Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1145Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-05-27T18:31:41Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
title Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
spellingShingle Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
Tomasulo, Simone Batista
title_short Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
title_full Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
title_fullStr Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
title_full_unstemmed Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
title_sort Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
author Tomasulo, Simone Batista
author_facet Tomasulo, Simone Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomasulo, Simone Batista
description O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Comunicações", " Resumos de Teses, Dissertações e Livro
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145
10.14210/rtva.v5n2.p203
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v5n2.p203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145/908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 2 (2003); 203
Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 2 (2003); 203
Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 2 (2003); 203
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v5i2
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018545455104