Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145 |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade. |
id |
UNIVALI-3_9c8abac67c17b292e7b3564147ed9a7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1145 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar?O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2003-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Comunicações", " Resumos de Teses, Dissertações e Livroapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/114510.14210/rtva.v5n2.p203Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 2 (2003); 203Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 2 (2003); 203Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 2 (2003); 2031983-71511415-639310.14210/rtva.v5i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145/908Tomasulo, Simone Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-05-27T18:31:41Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1145Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-05-27T18:31:41Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? |
title |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? |
spellingShingle |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? Tomasulo, Simone Batista |
title_short |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? |
title_full |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? |
title_fullStr |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? |
title_full_unstemmed |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? |
title_sort |
Plano de Desenvolvimento Turístico: Uma Proposta Interdisciplinar? |
author |
Tomasulo, Simone Batista |
author_facet |
Tomasulo, Simone Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomasulo, Simone Batista |
description |
O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a metodologia de projetos interdisciplinares utilizada no Curso de Graduação em Turismo e Hotelaria do Centro de Educação – BC da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI proporciona para a formação profissional, como também caracterizar as percepções dos alunos e docentes sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal como um dos projetos interdisciplinares. Para tanto, foram utilizados como referencial os pressupostos teórico-metodológicos sobre a organização do currículo na metodologia de projetos, a questão do currículo como instrumento da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade propriamente dita. Como metodologia escolheu-se uma abordagem qualitativa que utilizou para a coleta e análise de dados instrumentos, tais como análise documental e questionários com docentes e alunos dos 8º e 9º períodos. O projeto “Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal”, já desenvolvido pelos alunos desses períodos, foi o foco de análise desse estudo. Como resultados, observou-se que os professores entendem projetos como uma forma de organização de atividades, uma modalidade de registro do planejamento, a problematização de determinados temas, a operacionalização das atividades, a interação entre a teoria e a prática, uma forma de produção do conhecimento. Essa diversidade de entendimento dificulta o diálogo e a viabilização de atividades conjuntas entre professores e suas disciplinas. No que se refere ao conceito de interdisciplinaridade, os docentes o entendem como uma atividade ou uma atitude, demonstrando que ainda é necessário discutir e aprofundar os conceitos e o entendimento do que sejam e como se desenvolvem ações interdisciplinares. Tanto professores quanto os acadêmicos percebem o envolvimento das disciplinas nas atividades, e a contribuição que essas atividades trazem na formação profissional. O projeto analisado demonstra a integração das disciplinas envolvidas, primeiro passo para o desenvolvimento, de fato, da ação interdisciplinar, tornando-se necessário buscar ações pedagógicas que aprofundem mais seu entendimento. Palavras-chave: Turismo, Ensino Superior, Interdisciplinaridade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Comunicações", " Resumos de Teses, Dissertações e Livro |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145 10.14210/rtva.v5n2.p203 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v5n2.p203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1145/908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 2 (2003); 203 Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 2 (2003); 203 Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 2 (2003); 203 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v5i2 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018545455104 |