Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adrielly Florêncio de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Michel Jairo Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13733
Resumo: O uso de produções audiovisuais televisivas para promoção de destinos no Brasil tem sido uma ferramenta importante, principalmente pelo alcance ainda forte da TV. E quando se trata do uso de telenovelas (que tem tradição em criação e exportação), a aparição de destinos turísticos na trama se torna relevante na publicização e na criação de imaginários turísticos. Diante disso, o estudo buscou apresentar os elementos que compõem a imagem e o imaginário turístico do destino Rio Grande do Norte a partir das telenovelas da Rede Globo e do SBT (1986-2016). Metodologicamente, o trabalho faz uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análise documental e de conteúdo fílmico de oito telenovelas gravadas no RN. Os resultados apontam para a construção de imaginário que nem sempre remete ao estado (apenas como cenário não identificado), já que algumas telenovelas não divulgam o nome do destino. E quando enfatizam se passar no estado, evidenciam um destino de motivação sol e praia, com poucos elementos culturais e históricos, com foco principalmente em casais em programação romântica, com pequenos elementos de aventura. Conclui-se que tal ferramenta se consolida como uma importante maneira de divulgação do destino RN, entretanto limita o imaginário do estado, que deveria diversificar a publicização de sua oferta.
id UNIVALI-3_9da9f2b843a9b6b4d7a841495873fcb6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13733
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do NorteO uso de produções audiovisuais televisivas para promoção de destinos no Brasil tem sido uma ferramenta importante, principalmente pelo alcance ainda forte da TV. E quando se trata do uso de telenovelas (que tem tradição em criação e exportação), a aparição de destinos turísticos na trama se torna relevante na publicização e na criação de imaginários turísticos. Diante disso, o estudo buscou apresentar os elementos que compõem a imagem e o imaginário turístico do destino Rio Grande do Norte a partir das telenovelas da Rede Globo e do SBT (1986-2016). Metodologicamente, o trabalho faz uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análise documental e de conteúdo fílmico de oito telenovelas gravadas no RN. Os resultados apontam para a construção de imaginário que nem sempre remete ao estado (apenas como cenário não identificado), já que algumas telenovelas não divulgam o nome do destino. E quando enfatizam se passar no estado, evidenciam um destino de motivação sol e praia, com poucos elementos culturais e históricos, com foco principalmente em casais em programação romântica, com pequenos elementos de aventura. Conclui-se que tal ferramenta se consolida como uma importante maneira de divulgação do destino RN, entretanto limita o imaginário do estado, que deveria diversificar a publicização de sua oferta.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1373310.14210/rtva.v21n1.p2-22Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 2-22Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 2-22Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 2-221983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13733/7768Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Adrielly Florêncio deSilva, Michel Jairo Vieira da2020-01-01T01:10:25Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13733Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:25Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
title Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
spellingShingle Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
Lima, Adrielly Florêncio de
title_short Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
title_full Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
title_fullStr Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
title_sort Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte
author Lima, Adrielly Florêncio de
author_facet Lima, Adrielly Florêncio de
Silva, Michel Jairo Vieira da
author_role author
author2 Silva, Michel Jairo Vieira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Adrielly Florêncio de
Silva, Michel Jairo Vieira da
description O uso de produções audiovisuais televisivas para promoção de destinos no Brasil tem sido uma ferramenta importante, principalmente pelo alcance ainda forte da TV. E quando se trata do uso de telenovelas (que tem tradição em criação e exportação), a aparição de destinos turísticos na trama se torna relevante na publicização e na criação de imaginários turísticos. Diante disso, o estudo buscou apresentar os elementos que compõem a imagem e o imaginário turístico do destino Rio Grande do Norte a partir das telenovelas da Rede Globo e do SBT (1986-2016). Metodologicamente, o trabalho faz uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análise documental e de conteúdo fílmico de oito telenovelas gravadas no RN. Os resultados apontam para a construção de imaginário que nem sempre remete ao estado (apenas como cenário não identificado), já que algumas telenovelas não divulgam o nome do destino. E quando enfatizam se passar no estado, evidenciam um destino de motivação sol e praia, com poucos elementos culturais e históricos, com foco principalmente em casais em programação romântica, com pequenos elementos de aventura. Conclui-se que tal ferramenta se consolida como uma importante maneira de divulgação do destino RN, entretanto limita o imaginário do estado, que deveria diversificar a publicização de sua oferta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13733
10.14210/rtva.v21n1.p2-22
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13733
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n1.p2-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13733/7768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 2-22
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 2-22
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 2-22
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022372757504