Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christino, Juliana Maria Magalhães
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Thaís Santos, Cardozo, Érico Aurélio Abreu, Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
DOI: 10.14210/rtva.v21n1.p165-185
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761
Resumo: A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada.
id UNIVALI-3_a7cb1babecc20b9310288b287a4b8922
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13761
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
spelling Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do AirbnbHospedagem compartilhadaAirbnbUTAUT2A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1376110.14210/rtva.v21n1.p165-185Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-1851983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIengporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7788https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7789Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChristino, Juliana Maria MagalhãesSilva, Thaís SantosCardozo, Érico Aurélio AbreuLopes, Ana Gabrielle Ribeiro2020-01-01T01:10:25Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13761Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:25Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
spellingShingle Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
Christino, Juliana Maria Magalhães
Hospedagem compartilhada
Airbnb
UTAUT2
Christino, Juliana Maria Magalhães
Hospedagem compartilhada
Airbnb
UTAUT2
title_short Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_full Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_fullStr Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_full_unstemmed Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_sort Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
author Christino, Juliana Maria Magalhães
author_facet Christino, Juliana Maria Magalhães
Christino, Juliana Maria Magalhães
Silva, Thaís Santos
Cardozo, Érico Aurélio Abreu
Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
Silva, Thaís Santos
Cardozo, Érico Aurélio Abreu
Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
author_role author
author2 Silva, Thaís Santos
Cardozo, Érico Aurélio Abreu
Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christino, Juliana Maria Magalhães
Silva, Thaís Santos
Cardozo, Érico Aurélio Abreu
Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Hospedagem compartilhada
Airbnb
UTAUT2
topic Hospedagem compartilhada
Airbnb
UTAUT2
description A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761
10.14210/rtva.v21n1.p165-185
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n1.p165-185
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7788
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1822181373014704128
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14210/rtva.v21n1.p165-185