Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christino, Juliana Maria Magalhães
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Thaís Santos, Cardozo, Érico Aurélio Abreu, Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761
Resumo: A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada.
id UNIVALI-3_a7cb1babecc20b9310288b287a4b8922
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13761
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do AirbnbHospedagem compartilhadaAirbnbUTAUT2A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1376110.14210/rtva.v21n1.p165-185Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-1851983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIengporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7788https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7789Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChristino, Juliana Maria MagalhãesSilva, Thaís SantosCardozo, Érico Aurélio AbreuLopes, Ana Gabrielle Ribeiro2020-01-01T01:10:25Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13761Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:25Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
spellingShingle Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
Christino, Juliana Maria Magalhães
Hospedagem compartilhada
Airbnb
UTAUT2
title_short Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_full Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_fullStr Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_full_unstemmed Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
title_sort Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
author Christino, Juliana Maria Magalhães
author_facet Christino, Juliana Maria Magalhães
Silva, Thaís Santos
Cardozo, Érico Aurélio Abreu
Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
author_role author
author2 Silva, Thaís Santos
Cardozo, Érico Aurélio Abreu
Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christino, Juliana Maria Magalhães
Silva, Thaís Santos
Cardozo, Érico Aurélio Abreu
Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Hospedagem compartilhada
Airbnb
UTAUT2
topic Hospedagem compartilhada
Airbnb
UTAUT2
description A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761
10.14210/rtva.v21n1.p165-185
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n1.p165-185
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7788
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022389534720