Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
DOI: | 10.14210/rtva.v21n1.p165-185 |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761 |
Resumo: | A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada. |
id |
UNIVALI-3_a7cb1babecc20b9310288b287a4b8922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13761 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
spelling |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do AirbnbHospedagem compartilhadaAirbnbUTAUT2A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1376110.14210/rtva.v21n1.p165-185Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-1851983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIengporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7788https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7789Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChristino, Juliana Maria MagalhãesSilva, Thaís SantosCardozo, Érico Aurélio AbreuLopes, Ana Gabrielle Ribeiro2020-01-01T01:10:25Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13761Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:25Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb |
title |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb |
spellingShingle |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb Christino, Juliana Maria Magalhães Hospedagem compartilhada Airbnb UTAUT2 Christino, Juliana Maria Magalhães Hospedagem compartilhada Airbnb UTAUT2 |
title_short |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb |
title_full |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb |
title_fullStr |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb |
title_full_unstemmed |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb |
title_sort |
Adoção de plataformas on-line de hospedagem compartilhada: um estudo do comportamento de uso do Airbnb |
author |
Christino, Juliana Maria Magalhães |
author_facet |
Christino, Juliana Maria Magalhães Christino, Juliana Maria Magalhães Silva, Thaís Santos Cardozo, Érico Aurélio Abreu Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro Silva, Thaís Santos Cardozo, Érico Aurélio Abreu Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thaís Santos Cardozo, Érico Aurélio Abreu Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christino, Juliana Maria Magalhães Silva, Thaís Santos Cardozo, Érico Aurélio Abreu Lopes, Ana Gabrielle Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hospedagem compartilhada Airbnb UTAUT2 |
topic |
Hospedagem compartilhada Airbnb UTAUT2 |
description |
A multiplicação de modelos de hospedagem compartilhada no turismo e o crescimento da plataforma Airbnb têm impactado a indústria de turismo. O objetivo desse artigo foi verificar, por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia Estendido (UTAUT2), os fatores envolvidos no processo de adoção e intenção de uso da plataforma Airbnb pelos usuários brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada a 263 indivíduos que conheciam a plataforma. Como técnica de análise, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados apontam que os construtos expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e hábito, têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação da motivação dos consumidores e da expansão do Airbnb no Brasil. Além disso, amplia o uso do modelo UTAUT2 para o contexto da economia compartilhada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761 10.14210/rtva.v21n1.p165-185 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v21n1.p165-185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7788 https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13761/7789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185 Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185 Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 165-185 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1822181373014704128 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14210/rtva.v21n1.p165-185 |