Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanitz, Heidi Gracielle
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162
Resumo: O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo.
id UNIVALI-3_bc06c226f80a3cd14277abad5d8ebc96
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13162
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservareducação patrimonialresponsabilidade compartilhadaturismoParnaíba.O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1316210.14210/rtva.v20n2.p266-278Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-2781983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162/7512Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKanitz, Heidi Gracielle2018-07-11T00:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13162Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2018-07-11T00:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
title Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
spellingShingle Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
Kanitz, Heidi Gracielle
educação patrimonial
responsabilidade compartilhada
turismo
Parnaíba.
title_short Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
title_full Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
title_fullStr Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
title_full_unstemmed Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
title_sort Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
author Kanitz, Heidi Gracielle
author_facet Kanitz, Heidi Gracielle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanitz, Heidi Gracielle
dc.subject.por.fl_str_mv educação patrimonial
responsabilidade compartilhada
turismo
Parnaíba.
topic educação patrimonial
responsabilidade compartilhada
turismo
Parnaíba.
description O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162
10.14210/rtva.v20n2.p266-278
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v20n2.p266-278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162/7512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278
Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021612539904