Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162 |
Resumo: | O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo. |
id |
UNIVALI-3_bc06c226f80a3cd14277abad5d8ebc96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13162 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservareducação patrimonialresponsabilidade compartilhadaturismoParnaíba.O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1316210.14210/rtva.v20n2.p266-278Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-2781983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162/7512Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKanitz, Heidi Gracielle2018-07-11T00:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13162Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2018-07-11T00:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar |
title |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar |
spellingShingle |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar Kanitz, Heidi Gracielle educação patrimonial responsabilidade compartilhada turismo Parnaíba. |
title_short |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar |
title_full |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar |
title_fullStr |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar |
title_sort |
Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar |
author |
Kanitz, Heidi Gracielle |
author_facet |
Kanitz, Heidi Gracielle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanitz, Heidi Gracielle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação patrimonial responsabilidade compartilhada turismo Parnaíba. |
topic |
educação patrimonial responsabilidade compartilhada turismo Parnaíba. |
description |
O objetivo dessa investigação é descrever o projeto “Prazer em Conhecer, Orgulho em Preservar”, desenvolvido na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil), apresentando a educação patrimonial como uma ferramenta importante no processo de preservação e conservação do patrimônio edificado. A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais. Apresenta como principais resultados que o projeto, por meio das discussões geradas em sala de aula e em conjunto com a visita guiada, contribuiu para uma análise crítica acerca do patrimônio visitado, seu atual estado de conservação, bem como suscitou questionamentos sobre de que maneira cada aluno pode influenciar direta e indiretamente no processo de salvaguarda do seu patrimônio. Por fim, a preservação e a conservação desses testemunhos do passado se revela importante também para a atividade turística, pois não se pode pensar em potencializar o turismo em local que é descrente de si mesmo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162 10.14210/rtva.v20n2.p266-278 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v20n2.p266-278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13162/7512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278 Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278 Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 266-278 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045021612539904 |