Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Geyza Antônia de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: dos Santos, Saulo Ribeiro, dos Santos, Protásio Cézar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740
Resumo: São Luís do Maranhão é conhecida por suas belezas arquitetônicas de origem portuguesa e também por sua multiplicidade cultural popular oriunda de negros, índios e brancos, que mescla cores, lugares, saberes, formas e expressão, diferenciadas pelo modo de vida do povo ludovicense. Neste estudo, analisa-se a percepção dos moradores acerca da identidade cultural que estes veem e percebem quanto à cidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, tendo sido realizada uma pesquisa de campo para obtenção da percepção dos moradores acerca da cultura local. Os resultados apontam que o ludovicense ainda não possui discernimento sobre cultura popular e que há uma dúvida quanto à sua origem. Conclui-se que é necessária a realização de políticas públicas de turismo e ações de marketing para que o ludovicense tenha o sentimento de pertence da cultura popular maranhense. Palavras chave: São Luís do Maranhão. Cultura popular. Identidade cultural.
id UNIVALI-3_be2ab6339cdf0f2a3d91d284f0b91eab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/7740
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )São Luís do Maranhão é conhecida por suas belezas arquitetônicas de origem portuguesa e também por sua multiplicidade cultural popular oriunda de negros, índios e brancos, que mescla cores, lugares, saberes, formas e expressão, diferenciadas pelo modo de vida do povo ludovicense. Neste estudo, analisa-se a percepção dos moradores acerca da identidade cultural que estes veem e percebem quanto à cidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, tendo sido realizada uma pesquisa de campo para obtenção da percepção dos moradores acerca da cultura local. Os resultados apontam que o ludovicense ainda não possui discernimento sobre cultura popular e que há uma dúvida quanto à sua origem. Conclui-se que é necessária a realização de políticas públicas de turismo e ações de marketing para que o ludovicense tenha o sentimento de pertence da cultura popular maranhense. Palavras chave: São Luís do Maranhão. Cultura popular. Identidade cultural.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/774010.14210/rtva.v16n3.p509-543Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-5431983-71511415-639310.14210/rtva.v16i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740/4422Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Geyza Antônia de Souzados Santos, Saulo Ribeirodos Santos, Protásio Cézar2017-09-19T23:47:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7740Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:47:50Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
title Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
spellingShingle Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
Ribeiro, Geyza Antônia de Souza
title_short Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
title_full Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
title_fullStr Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
title_full_unstemmed Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
title_sort Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
author Ribeiro, Geyza Antônia de Souza
author_facet Ribeiro, Geyza Antônia de Souza
dos Santos, Saulo Ribeiro
dos Santos, Protásio Cézar
author_role author
author2 dos Santos, Saulo Ribeiro
dos Santos, Protásio Cézar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Geyza Antônia de Souza
dos Santos, Saulo Ribeiro
dos Santos, Protásio Cézar
description São Luís do Maranhão é conhecida por suas belezas arquitetônicas de origem portuguesa e também por sua multiplicidade cultural popular oriunda de negros, índios e brancos, que mescla cores, lugares, saberes, formas e expressão, diferenciadas pelo modo de vida do povo ludovicense. Neste estudo, analisa-se a percepção dos moradores acerca da identidade cultural que estes veem e percebem quanto à cidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, tendo sido realizada uma pesquisa de campo para obtenção da percepção dos moradores acerca da cultura local. Os resultados apontam que o ludovicense ainda não possui discernimento sobre cultura popular e que há uma dúvida quanto à sua origem. Conclui-se que é necessária a realização de políticas públicas de turismo e ações de marketing para que o ludovicense tenha o sentimento de pertence da cultura popular maranhense. Palavras chave: São Luís do Maranhão. Cultura popular. Identidade cultural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740
10.14210/rtva.v16n3.p509-543
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v16n3.p509-543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740/4422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543
Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543
Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v16i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045020718104576