Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740 |
Resumo: | São Luís do Maranhão é conhecida por suas belezas arquitetônicas de origem portuguesa e também por sua multiplicidade cultural popular oriunda de negros, índios e brancos, que mescla cores, lugares, saberes, formas e expressão, diferenciadas pelo modo de vida do povo ludovicense. Neste estudo, analisa-se a percepção dos moradores acerca da identidade cultural que estes veem e percebem quanto à cidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, tendo sido realizada uma pesquisa de campo para obtenção da percepção dos moradores acerca da cultura local. Os resultados apontam que o ludovicense ainda não possui discernimento sobre cultura popular e que há uma dúvida quanto à sua origem. Conclui-se que é necessária a realização de políticas públicas de turismo e ações de marketing para que o ludovicense tenha o sentimento de pertence da cultura popular maranhense. Palavras chave: São Luís do Maranhão. Cultura popular. Identidade cultural. |
id |
UNIVALI-3_be2ab6339cdf0f2a3d91d284f0b91eab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/7740 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA )São Luís do Maranhão é conhecida por suas belezas arquitetônicas de origem portuguesa e também por sua multiplicidade cultural popular oriunda de negros, índios e brancos, que mescla cores, lugares, saberes, formas e expressão, diferenciadas pelo modo de vida do povo ludovicense. Neste estudo, analisa-se a percepção dos moradores acerca da identidade cultural que estes veem e percebem quanto à cidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, tendo sido realizada uma pesquisa de campo para obtenção da percepção dos moradores acerca da cultura local. Os resultados apontam que o ludovicense ainda não possui discernimento sobre cultura popular e que há uma dúvida quanto à sua origem. Conclui-se que é necessária a realização de políticas públicas de turismo e ações de marketing para que o ludovicense tenha o sentimento de pertence da cultura popular maranhense. Palavras chave: São Luís do Maranhão. Cultura popular. Identidade cultural.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/774010.14210/rtva.v16n3.p509-543Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-5431983-71511415-639310.14210/rtva.v16i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740/4422Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Geyza Antônia de Souzados Santos, Saulo Ribeirodos Santos, Protásio Cézar2017-09-19T23:47:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7740Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:47:50Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) |
title |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) |
spellingShingle |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) Ribeiro, Geyza Antônia de Souza |
title_short |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) |
title_full |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) |
title_fullStr |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) |
title_full_unstemmed |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) |
title_sort |
Turismo e Cultura: Percepção dos Ludovicenses sobre a Identidade Cultural da Cidade de São Luís (MA ) |
author |
Ribeiro, Geyza Antônia de Souza |
author_facet |
Ribeiro, Geyza Antônia de Souza dos Santos, Saulo Ribeiro dos Santos, Protásio Cézar |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Saulo Ribeiro dos Santos, Protásio Cézar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Geyza Antônia de Souza dos Santos, Saulo Ribeiro dos Santos, Protásio Cézar |
description |
São Luís do Maranhão é conhecida por suas belezas arquitetônicas de origem portuguesa e também por sua multiplicidade cultural popular oriunda de negros, índios e brancos, que mescla cores, lugares, saberes, formas e expressão, diferenciadas pelo modo de vida do povo ludovicense. Neste estudo, analisa-se a percepção dos moradores acerca da identidade cultural que estes veem e percebem quanto à cidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, tendo sido realizada uma pesquisa de campo para obtenção da percepção dos moradores acerca da cultura local. Os resultados apontam que o ludovicense ainda não possui discernimento sobre cultura popular e que há uma dúvida quanto à sua origem. Conclui-se que é necessária a realização de políticas públicas de turismo e ações de marketing para que o ludovicense tenha o sentimento de pertence da cultura popular maranhense. Palavras chave: São Luís do Maranhão. Cultura popular. Identidade cultural. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740 10.14210/rtva.v16n3.p509-543 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v16n3.p509-543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7740/4422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543 Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543 Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 509-543 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v16i3 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045020718104576 |