DESTINOS TURÍSTICOS COMO TERRITÓRIOS DE INOVAÇÃO: ANÁLISE DOS VETORES DE COMPETITIVIDADE URBANA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SUGERIDOS PELA UNIÃO EUROPEIA, POR MEIO DO RELATÓRIO "STATE OF EUROPEAN CITIES"
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8320 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar os pilares propostos pelo State of European Cities Report (2007) para a competitividade urbana sob uma perspectiva de competitividade e inovação territorial, focalizando-os como base para que as cidades se desenvolvam como destinos turísticos. A metodologia utilizada no artigo foi um estudo exploratório, com pesquisa bibliográfica e documental, cruzando o marco teórico com a proposta europeia. Considerou-se inovação desde a proposta do Manual de Oslo, e entre os resultados do artigo, identificou-se que a inovação territorial pode ser uma estratégia para as cidades que desejam se tornar destinos turísticos, sendo adequado focalizar nos quatro pilares da competitividade territorial – talento, inovação, conectividade, empreendedorismo. O artigo contribui para expor uma estratégia utilizada pela União Europeia, a qual situa as cidades como territórios centros de convergências para o desenvolvimento local, refletindo em melhorias sistêmicas da competitividade urbana. Palavras-chave: Destino turístico. Competitividade de destinos. Inovação territorial. State of European Cities Report. |
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DESTINOS TURÍSTICOS COMO TERRITÓRIOS DE INOVAÇÃO: ANÁLISE DOS VETORES DE COMPETITIVIDADE URBANA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SUGERIDOS PELA UNIÃO EUROPEIA, POR MEIO DO RELATÓRIO "STATE OF EUROPEAN CITIES"Este artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar os pilares propostos pelo State of European Cities Report (2007) para a competitividade urbana sob uma perspectiva de competitividade e inovação territorial, focalizando-os como base para que as cidades se desenvolvam como destinos turísticos. A metodologia utilizada no artigo foi um estudo exploratório, com pesquisa bibliográfica e documental, cruzando o marco teórico com a proposta europeia. Considerou-se inovação desde a proposta do Manual de Oslo, e entre os resultados do artigo, identificou-se que a inovação territorial pode ser uma estratégia para as cidades que desejam se tornar destinos turísticos, sendo adequado focalizar nos quatro pilares da competitividade territorial – talento, inovação, conectividade, empreendedorismo. O artigo contribui para expor uma estratégia utilizada pela União Europeia, a qual situa as cidades como territórios centros de convergências para o desenvolvimento local, refletindo em melhorias sistêmicas da competitividade urbana. Palavras-chave: Destino turístico. Competitividade de destinos. Inovação territorial. State of European Cities Report.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/832010.14210/rtva.v17n3.p758-784Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 No. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 758-784Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 758-784Turismo: Visão e Ação; v. 17 n. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 758-7841983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8320/4679Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomareski-Ruiz, Thays CristinaGândara, José ManoelChim-Miki, Adriana Fumi2017-09-19T23:45:43Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8320Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:45:43Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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