A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985 |
Resumo: | O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria. |
id |
UNIVALI-3_e0916cad5acf1c72b2b1cba25b3a8288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/985 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAISO objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98510.14210/rtva.v11n1.p41 - 62Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 41 - 62Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 41 - 62Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 41 - 621983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985/840Souto, Sandra RibeiroGarcia, Fernando Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/985Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS |
title |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS Souto, Sandra Ribeiro |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS |
author |
Souto, Sandra Ribeiro |
author_facet |
Souto, Sandra Ribeiro Garcia, Fernando Coutinho |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Fernando Coutinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Sandra Ribeiro Garcia, Fernando Coutinho |
description |
O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985 10.14210/rtva.v11n1.p41 - 62 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v11n1.p41 - 62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985/840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 41 - 62 Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 41 - 62 Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 41 - 62 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v11i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018434306048 |