A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Sandra Ribeiro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Garcia, Fernando Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985
Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria.
id UNIVALI-3_e0916cad5acf1c72b2b1cba25b3a8288
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/985
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAISO objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98510.14210/rtva.v11n1.p41 - 62Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 41 - 62Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 41 - 62Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 41 - 621983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985/840Souto, Sandra RibeiroGarcia, Fernando Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/985Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
title A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
Souto, Sandra Ribeiro
title_short A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
title_full A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
title_sort A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
author Souto, Sandra Ribeiro
author_facet Souto, Sandra Ribeiro
Garcia, Fernando Coutinho
author_role author
author2 Garcia, Fernando Coutinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Sandra Ribeiro
Garcia, Fernando Coutinho
description O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985
10.14210/rtva.v11n1.p41 - 62
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v11n1.p41 - 62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/985/840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 41 - 62
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 41 - 62
Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 41 - 62
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v11i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018434306048