Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maurílio Barbosa de Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Arruda, Dyego de Oliveira, Souza, Álvaro Gabriel Romero de, Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14545
Resumo: Ao partir da perspectiva de que é cada vez mais comum o hábito de os turistas compartilharem suas percepções na internet, o presente artigo tem como objetivo analisar os principais atributos valorizados por turistas que teceram comentários na página on-line do TripAdvisor acerca de atrativos turísticos visitados na cidade de Bonito/MS, um relevante destino turístico do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Para atingir tal propósito, conduziu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem crítica e calcada em princípios da netnografia. O estudo utilizou 360 comentários extraídos da página do TripAdvisor na internet, dos 26 atrativos listados como “as principais atrações” do território. De uma maneira geral, constatou-se que os turistas valorizam sobremaneira: as características gerais dos atrativos turísticos, com foco para as “práticas turísticas” que podem ser empreendidas no destino; detalhes do atendimento recebido nos empreendimentos do trade turístico do destino; as características dos serviços de alimentação oferecidos na localidade turística; além das especificidades do território no qual se localizam os atrativos turísticos.
id UNIVALI-3_e2024f11c9c291ed2249a5313ad926c9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/14545
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisorComportamento do turistaNetnografiaIramuteqBonito/MSAo partir da perspectiva de que é cada vez mais comum o hábito de os turistas compartilharem suas percepções na internet, o presente artigo tem como objetivo analisar os principais atributos valorizados por turistas que teceram comentários na página on-line do TripAdvisor acerca de atrativos turísticos visitados na cidade de Bonito/MS, um relevante destino turístico do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Para atingir tal propósito, conduziu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem crítica e calcada em princípios da netnografia. O estudo utilizou 360 comentários extraídos da página do TripAdvisor na internet, dos 26 atrativos listados como “as principais atrações” do território. De uma maneira geral, constatou-se que os turistas valorizam sobremaneira: as características gerais dos atrativos turísticos, com foco para as “práticas turísticas” que podem ser empreendidas no destino; detalhes do atendimento recebido nos empreendimentos do trade turístico do destino; as características dos serviços de alimentação oferecidos na localidade turística; além das especificidades do território no qual se localizam os atrativos turísticos.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2019-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1454510.14210/rtva.v21n2.p150-172Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 150-172Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 150-172Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 150-1721983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14545/8274Copyright (c) 2019 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maurílio Barbosa de Oliveira daArruda, Dyego de OliveiraSouza, Álvaro Gabriel Romero deMariani, Milton Augusto Pasquotto2020-01-01T01:10:59Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/14545Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:59Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
title Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
spellingShingle Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
Silva, Maurílio Barbosa de Oliveira da
Comportamento do turista
Netnografia
Iramuteq
Bonito/MS
title_short Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
title_full Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
title_fullStr Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
title_full_unstemmed Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
title_sort Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise com base em comentários publicados no tripadvisor
author Silva, Maurílio Barbosa de Oliveira da
author_facet Silva, Maurílio Barbosa de Oliveira da
Arruda, Dyego de Oliveira
Souza, Álvaro Gabriel Romero de
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
author_role author
author2 Arruda, Dyego de Oliveira
Souza, Álvaro Gabriel Romero de
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maurílio Barbosa de Oliveira da
Arruda, Dyego de Oliveira
Souza, Álvaro Gabriel Romero de
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do turista
Netnografia
Iramuteq
Bonito/MS
topic Comportamento do turista
Netnografia
Iramuteq
Bonito/MS
description Ao partir da perspectiva de que é cada vez mais comum o hábito de os turistas compartilharem suas percepções na internet, o presente artigo tem como objetivo analisar os principais atributos valorizados por turistas que teceram comentários na página on-line do TripAdvisor acerca de atrativos turísticos visitados na cidade de Bonito/MS, um relevante destino turístico do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Para atingir tal propósito, conduziu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem crítica e calcada em princípios da netnografia. O estudo utilizou 360 comentários extraídos da página do TripAdvisor na internet, dos 26 atrativos listados como “as principais atrações” do território. De uma maneira geral, constatou-se que os turistas valorizam sobremaneira: as características gerais dos atrativos turísticos, com foco para as “práticas turísticas” que podem ser empreendidas no destino; detalhes do atendimento recebido nos empreendimentos do trade turístico do destino; as características dos serviços de alimentação oferecidos na localidade turística; além das especificidades do território no qual se localizam os atrativos turísticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14545
10.14210/rtva.v21n2.p150-172
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14545
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n2.p150-172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14545/8274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 150-172
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 150-172
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 150-172
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022406311936