O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1362
Resumo: Ao longo dos últimos anos vêm ocorrendo consideráveis modificações mundiais em termos econômicos, sociais e culturais. Para fazer frente a essas mudanças, algumas empresas se adaptam, outras inovam, criam novos padrões ou reinventam formas de atender e satisfazer a seus clientes; mas o ponto chave para se alcançar o sucesso são as pessoas. O turismo está inserido nesse contexto de mudanças e, por trabalhar com a expectativa dos consumidores, apresenta maiores desafios aos seus profissionais em termos de satisfação, exigindo-lhes maior preparo e capacitação. O turismo se torna um dos temas que alimentam o debate sobre as maneiras de fazer frente às transformações pelas quais ele vem passando. Assim, discute-se no presente artigo, o ensino da administração nos cursos de turismo no Brasil e de que forma ele poderá contribuir, por meio dos conteúdos trabalhados e estratégias de ensino desenvolvidas em salas de aulas, para que os “profissionais em turismo” possam atender às exigências do mercado de trabalho assalariado e se transformem nos agentes de mudança. Em função disso, foram coletados dados por meio de um instrumento construído com base em habilidades e competências que hoje permeiam o desenvolvimento dos projetos político-pedagógicos dos cursos superiores de graduação. Foram analisados, como amostra, os quinze cursos de turismo com melhor classificação no ENADE 2006. Como metodologia para coleta de dados buscou-se trabalhar sob a orientação de uma pesquisa que se configurou descritiva e exploratória, e ao mesmo tempo uma pesquisa de campo, sob uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Os resultados demonstraram que os conteúdos trabalhados vão desde os conceitos iniciais até algumas ferramentas de administração utilizadas no processo de gestão. As estratégias de ensino se desenvolvem desde aulas expositivas clássicas até o desenvolvimento de simulações via jogos com utilização de computadores.
id UNIVALI-3_ea747fa682ff1d7c30f0e9f7cb2ff19e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1362
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGOEnsinoadministraçãoturismoAo longo dos últimos anos vêm ocorrendo consideráveis modificações mundiais em termos econômicos, sociais e culturais. Para fazer frente a essas mudanças, algumas empresas se adaptam, outras inovam, criam novos padrões ou reinventam formas de atender e satisfazer a seus clientes; mas o ponto chave para se alcançar o sucesso são as pessoas. O turismo está inserido nesse contexto de mudanças e, por trabalhar com a expectativa dos consumidores, apresenta maiores desafios aos seus profissionais em termos de satisfação, exigindo-lhes maior preparo e capacitação. O turismo se torna um dos temas que alimentam o debate sobre as maneiras de fazer frente às transformações pelas quais ele vem passando. Assim, discute-se no presente artigo, o ensino da administração nos cursos de turismo no Brasil e de que forma ele poderá contribuir, por meio dos conteúdos trabalhados e estratégias de ensino desenvolvidas em salas de aulas, para que os “profissionais em turismo” possam atender às exigências do mercado de trabalho assalariado e se transformem nos agentes de mudança. Em função disso, foram coletados dados por meio de um instrumento construído com base em habilidades e competências que hoje permeiam o desenvolvimento dos projetos político-pedagógicos dos cursos superiores de graduação. Foram analisados, como amostra, os quinze cursos de turismo com melhor classificação no ENADE 2006. Como metodologia para coleta de dados buscou-se trabalhar sob a orientação de uma pesquisa que se configurou descritiva e exploratória, e ao mesmo tempo uma pesquisa de campo, sob uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Os resultados demonstraram que os conteúdos trabalhados vão desde os conceitos iniciais até algumas ferramentas de administração utilizadas no processo de gestão. As estratégias de ensino se desenvolvem desde aulas expositivas clássicas até o desenvolvimento de simulações via jogos com utilização de computadores.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/136210.14210/rtva.v12n3.p277-298Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 3 (2010); 277-298Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 3 (2010); 277-298Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 3 (2010); 277-2981983-71511415-639310.14210/rtva.v12i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1362/1783Lara, Luiz Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:37:53Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1362Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:37:53Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
title O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
spellingShingle O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
Lara, Luiz Fernando
Ensino
administração
turismo
title_short O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
title_full O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
title_fullStr O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
title_full_unstemmed O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
title_sort O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE TURISMO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO
author Lara, Luiz Fernando
author_facet Lara, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
administração
turismo
topic Ensino
administração
turismo
description Ao longo dos últimos anos vêm ocorrendo consideráveis modificações mundiais em termos econômicos, sociais e culturais. Para fazer frente a essas mudanças, algumas empresas se adaptam, outras inovam, criam novos padrões ou reinventam formas de atender e satisfazer a seus clientes; mas o ponto chave para se alcançar o sucesso são as pessoas. O turismo está inserido nesse contexto de mudanças e, por trabalhar com a expectativa dos consumidores, apresenta maiores desafios aos seus profissionais em termos de satisfação, exigindo-lhes maior preparo e capacitação. O turismo se torna um dos temas que alimentam o debate sobre as maneiras de fazer frente às transformações pelas quais ele vem passando. Assim, discute-se no presente artigo, o ensino da administração nos cursos de turismo no Brasil e de que forma ele poderá contribuir, por meio dos conteúdos trabalhados e estratégias de ensino desenvolvidas em salas de aulas, para que os “profissionais em turismo” possam atender às exigências do mercado de trabalho assalariado e se transformem nos agentes de mudança. Em função disso, foram coletados dados por meio de um instrumento construído com base em habilidades e competências que hoje permeiam o desenvolvimento dos projetos político-pedagógicos dos cursos superiores de graduação. Foram analisados, como amostra, os quinze cursos de turismo com melhor classificação no ENADE 2006. Como metodologia para coleta de dados buscou-se trabalhar sob a orientação de uma pesquisa que se configurou descritiva e exploratória, e ao mesmo tempo uma pesquisa de campo, sob uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Os resultados demonstraram que os conteúdos trabalhados vão desde os conceitos iniciais até algumas ferramentas de administração utilizadas no processo de gestão. As estratégias de ensino se desenvolvem desde aulas expositivas clássicas até o desenvolvimento de simulações via jogos com utilização de computadores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1362
10.14210/rtva.v12n3.p277-298
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1362
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v12n3.p277-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1362/1783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 3 (2010); 277-298
Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 3 (2010); 277-298
Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 3 (2010); 277-298
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v12i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019256389632