SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
Texto Completo: | https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342 |
Resumo: | A proposta deste artigo foi analisar como a relação entre a surdez e a Psicologia foi abordada nos últimos dez anos (2010-2020) em produções acadêmicas brasileiras. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, cuja metodologia é a realização de estado da arte a partir de dissertações e teses que apresentam a discussão. Inicialmente, a fim de melhorar a experiência do leitor, buscou-se expor um breve histórico do movimento surdo no Brasil e no mundo, além de uma breve discussão sobre a Língua de Sinais e a comunidade surda. Os resultados encontrados em quatro produções apontaram que as barreiras comunicacionais no dia-a-dia impactam na qualidade de vida da população surda, podendo prejudicar o aprendizado do discente surdo no ensino regular, além do potencial surgimento de sintomas psíquicos, como a ansiedade. Ainda, constatou-se que as barreiras comunicacionais também podem impactar na vida de familiares ouvintes, especialmente as mães de filhos que nasceram surdos, uma vez que elas não estavam preparadas para esta situação. Conclui-se que, a partir dos achados da literatura, o maior obstáculo para pessoas surdas em sociedade é a falta de comunicação no contexto familiar e em distintas instituições sociais, cujos reflexos demonstram também o despreparo de profissionais da Psicologia para o atendimento em Libras. |
id |
UNIVALI-4_4e1f12653610c29aab301c37bb3e97ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/342 |
network_acronym_str |
UNIVALI-4 |
network_name_str |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
repository_id_str |
|
spelling |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?surdezpsicologiasaúdeA proposta deste artigo foi analisar como a relação entre a surdez e a Psicologia foi abordada nos últimos dez anos (2010-2020) em produções acadêmicas brasileiras. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, cuja metodologia é a realização de estado da arte a partir de dissertações e teses que apresentam a discussão. Inicialmente, a fim de melhorar a experiência do leitor, buscou-se expor um breve histórico do movimento surdo no Brasil e no mundo, além de uma breve discussão sobre a Língua de Sinais e a comunidade surda. Os resultados encontrados em quatro produções apontaram que as barreiras comunicacionais no dia-a-dia impactam na qualidade de vida da população surda, podendo prejudicar o aprendizado do discente surdo no ensino regular, além do potencial surgimento de sintomas psíquicos, como a ansiedade. Ainda, constatou-se que as barreiras comunicacionais também podem impactar na vida de familiares ouvintes, especialmente as mães de filhos que nasceram surdos, uma vez que elas não estavam preparadas para esta situação. Conclui-se que, a partir dos achados da literatura, o maior obstáculo para pessoas surdas em sociedade é a falta de comunicação no contexto familiar e em distintas instituições sociais, cujos reflexos demonstram também o despreparo de profissionais da Psicologia para o atendimento em Libras.UNIVALE2023-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos pares.application/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342Revista Científica FACS; v. 22 n. 2 (2022): Revista Científica FACS ; 81-902594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342/290Copyright (c) 2023 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Novaes, EdmarciusToledo Pitanga Fernandes, ElaineValéria de Souza, Aline de Castro Silva, Tiago2024-07-05T13:37:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/342Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:37:23Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? |
title |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? |
spellingShingle |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? Carvalho Novaes, Edmarcius surdez psicologia saúde |
title_short |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? |
title_full |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? |
title_fullStr |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? |
title_full_unstemmed |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? |
title_sort |
SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS? |
author |
Carvalho Novaes, Edmarcius |
author_facet |
Carvalho Novaes, Edmarcius Toledo Pitanga Fernandes, Elaine Valéria de Souza, Aline de Castro Silva, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Toledo Pitanga Fernandes, Elaine Valéria de Souza, Aline de Castro Silva, Tiago |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Novaes, Edmarcius Toledo Pitanga Fernandes, Elaine Valéria de Souza, Aline de Castro Silva, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
surdez psicologia saúde |
topic |
surdez psicologia saúde |
description |
A proposta deste artigo foi analisar como a relação entre a surdez e a Psicologia foi abordada nos últimos dez anos (2010-2020) em produções acadêmicas brasileiras. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, cuja metodologia é a realização de estado da arte a partir de dissertações e teses que apresentam a discussão. Inicialmente, a fim de melhorar a experiência do leitor, buscou-se expor um breve histórico do movimento surdo no Brasil e no mundo, além de uma breve discussão sobre a Língua de Sinais e a comunidade surda. Os resultados encontrados em quatro produções apontaram que as barreiras comunicacionais no dia-a-dia impactam na qualidade de vida da população surda, podendo prejudicar o aprendizado do discente surdo no ensino regular, além do potencial surgimento de sintomas psíquicos, como a ansiedade. Ainda, constatou-se que as barreiras comunicacionais também podem impactar na vida de familiares ouvintes, especialmente as mães de filhos que nasceram surdos, uma vez que elas não estavam preparadas para esta situação. Conclui-se que, a partir dos achados da literatura, o maior obstáculo para pessoas surdas em sociedade é a falta de comunicação no contexto familiar e em distintas instituições sociais, cujos reflexos demonstram também o despreparo de profissionais da Psicologia para o atendimento em Libras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342 |
url |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342/290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Científica FACS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Científica FACS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVALE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVALE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica FACS; v. 22 n. 2 (2022): Revista Científica FACS ; 81-90 2594-4282 1676-3734 reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
collection |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafacs@univale.br |
_version_ |
1814985295487041536 |