SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Novaes, Edmarcius
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Toledo Pitanga Fernandes, Elaine, Valéria de Souza, Aline, de Castro Silva, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
Texto Completo: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342
Resumo: A proposta deste artigo foi analisar como a relação entre a surdez e a Psicologia foi abordada nos últimos dez anos (2010-2020) em produções acadêmicas brasileiras. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, cuja metodologia é a realização de estado da arte a partir de dissertações e teses que apresentam a discussão. Inicialmente, a fim de melhorar a experiência do leitor, buscou-se expor um breve histórico do movimento surdo no Brasil e no mundo, além de uma breve discussão sobre a Língua de Sinais e a comunidade surda. Os resultados encontrados em quatro produções apontaram que as barreiras comunicacionais no dia-a-dia impactam na qualidade de vida da população surda, podendo prejudicar o aprendizado do discente surdo no ensino regular, além do potencial surgimento de sintomas psíquicos, como a ansiedade. Ainda, constatou-se que as barreiras comunicacionais também podem impactar na vida de familiares ouvintes, especialmente as mães de filhos que nasceram surdos, uma vez que elas não estavam preparadas para esta situação. Conclui-se que, a partir dos achados da literatura, o maior obstáculo para pessoas surdas em sociedade é a falta de comunicação no contexto familiar e em distintas instituições sociais, cujos reflexos demonstram também o despreparo de profissionais da Psicologia para o atendimento em Libras.
id UNIVALI-4_4e1f12653610c29aab301c37bb3e97ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/342
network_acronym_str UNIVALI-4
network_name_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository_id_str
spelling SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?surdezpsicologiasaúdeA proposta deste artigo foi analisar como a relação entre a surdez e a Psicologia foi abordada nos últimos dez anos (2010-2020) em produções acadêmicas brasileiras. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, cuja metodologia é a realização de estado da arte a partir de dissertações e teses que apresentam a discussão. Inicialmente, a fim de melhorar a experiência do leitor, buscou-se expor um breve histórico do movimento surdo no Brasil e no mundo, além de uma breve discussão sobre a Língua de Sinais e a comunidade surda. Os resultados encontrados em quatro produções apontaram que as barreiras comunicacionais no dia-a-dia impactam na qualidade de vida da população surda, podendo prejudicar o aprendizado do discente surdo no ensino regular, além do potencial surgimento de sintomas psíquicos, como a ansiedade. Ainda, constatou-se que as barreiras comunicacionais também podem impactar na vida de familiares ouvintes, especialmente as mães de filhos que nasceram surdos, uma vez que elas não estavam preparadas para esta situação. Conclui-se que, a partir dos achados da literatura, o maior obstáculo para pessoas surdas em sociedade é a falta de comunicação no contexto familiar e em distintas instituições sociais, cujos reflexos demonstram também o despreparo de profissionais da Psicologia para o atendimento em Libras.UNIVALE2023-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos pares.application/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342Revista Científica FACS; v. 22 n. 2 (2022): Revista Científica FACS ; 81-902594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342/290Copyright (c) 2023 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Novaes, EdmarciusToledo Pitanga Fernandes, ElaineValéria de Souza, Aline de Castro Silva, Tiago2024-07-05T13:37:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/342Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:37:23Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
title SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
spellingShingle SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
Carvalho Novaes, Edmarcius
surdez
psicologia
saúde
title_short SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
title_full SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
title_fullStr SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
title_full_unstemmed SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
title_sort SURDEZ E PSICOLOGIA: O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
author Carvalho Novaes, Edmarcius
author_facet Carvalho Novaes, Edmarcius
Toledo Pitanga Fernandes, Elaine
Valéria de Souza, Aline
de Castro Silva, Tiago
author_role author
author2 Toledo Pitanga Fernandes, Elaine
Valéria de Souza, Aline
de Castro Silva, Tiago
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Novaes, Edmarcius
Toledo Pitanga Fernandes, Elaine
Valéria de Souza, Aline
de Castro Silva, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv surdez
psicologia
saúde
topic surdez
psicologia
saúde
description A proposta deste artigo foi analisar como a relação entre a surdez e a Psicologia foi abordada nos últimos dez anos (2010-2020) em produções acadêmicas brasileiras. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, cuja metodologia é a realização de estado da arte a partir de dissertações e teses que apresentam a discussão. Inicialmente, a fim de melhorar a experiência do leitor, buscou-se expor um breve histórico do movimento surdo no Brasil e no mundo, além de uma breve discussão sobre a Língua de Sinais e a comunidade surda. Os resultados encontrados em quatro produções apontaram que as barreiras comunicacionais no dia-a-dia impactam na qualidade de vida da população surda, podendo prejudicar o aprendizado do discente surdo no ensino regular, além do potencial surgimento de sintomas psíquicos, como a ansiedade. Ainda, constatou-se que as barreiras comunicacionais também podem impactar na vida de familiares ouvintes, especialmente as mães de filhos que nasceram surdos, uma vez que elas não estavam preparadas para esta situação. Conclui-se que, a partir dos achados da literatura, o maior obstáculo para pessoas surdas em sociedade é a falta de comunicação no contexto familiar e em distintas instituições sociais, cujos reflexos demonstram também o despreparo de profissionais da Psicologia para o atendimento em Libras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342
url https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/342/290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Científica FACS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Científica FACS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica FACS; v. 22 n. 2 (2022): Revista Científica FACS ; 81-90
2594-4282
1676-3734
reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
collection Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository.name.fl_str_mv Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv revistafacs@univale.br
_version_ 1814985295487041536