INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Bicalho Batista, Yulia Carla
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bicalho, Adelice Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
Texto Completo: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/240
Resumo: Para que haja a inclusão do autista na rotina escolar, há que se fomentar mudanças estruturais no modelo tradicional de ensino. Neste cenário situa-se o papel da psicopedagogia como uma ciência que irá analisar as variáveis interferentes no processo de inclusão escolar do autista, bem como, colaborar com possíveis métodos de intervenção psicopedagógica para que o autista seja verdadeiramente incluído. Objetiva-se neste estudo apresentar as possíveis práticas de intervenção psicopedagógica visando transformar o ambiente escolar comum em um ambiente escolar inclusivo para alunos com autismo, mostrando, em síntese, o papel do psicopedagogo nesse processo. A metodologia utilizada se deu através de pesquisa bibliográfica em literatura específica que sustentaram as análises dos dados pesquisados junto ao CRAEDI (Centro de Referência e Apoio à Educação Especial Inclusiva Zilda Arms) de Governador Valadares, mediante conversas e visita oficial. Foram apresentados métodos basilares para a criação de metodologias educacionais voltadas ao autista, mas que não contempla apenas este grupo. Como resultados, pode-se apontar que para tornar o ambiente escolar já existente em um ambiente escolar apropriado ao aluno com autismo, fazem-se necessárias mudanças no tradicional modelo de sala de aula, que atendam suas necessidades de aprendizagem. Dentre essas mudanças pode-se destacar diminuição dos estímulos sensoriais e visuais. Conclui-se que as metas de aprendizagem apresentadas, apesar de parecerem muito genéricas, são de extrema importância para criar um ambiente saudável de aprendizagem tanto para o aluno com autismo, quanto para o profissional da educação que se relaciona diretamente com esse aluno.
id UNIVALI-4_86372ac15b5a25489a9649967c98f58d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240
network_acronym_str UNIVALI-4
network_name_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository_id_str
spelling INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIAAutismoInclusão EscolarPsicopedagogiaPara que haja a inclusão do autista na rotina escolar, há que se fomentar mudanças estruturais no modelo tradicional de ensino. Neste cenário situa-se o papel da psicopedagogia como uma ciência que irá analisar as variáveis interferentes no processo de inclusão escolar do autista, bem como, colaborar com possíveis métodos de intervenção psicopedagógica para que o autista seja verdadeiramente incluído. Objetiva-se neste estudo apresentar as possíveis práticas de intervenção psicopedagógica visando transformar o ambiente escolar comum em um ambiente escolar inclusivo para alunos com autismo, mostrando, em síntese, o papel do psicopedagogo nesse processo. A metodologia utilizada se deu através de pesquisa bibliográfica em literatura específica que sustentaram as análises dos dados pesquisados junto ao CRAEDI (Centro de Referência e Apoio à Educação Especial Inclusiva Zilda Arms) de Governador Valadares, mediante conversas e visita oficial. Foram apresentados métodos basilares para a criação de metodologias educacionais voltadas ao autista, mas que não contempla apenas este grupo. Como resultados, pode-se apontar que para tornar o ambiente escolar já existente em um ambiente escolar apropriado ao aluno com autismo, fazem-se necessárias mudanças no tradicional modelo de sala de aula, que atendam suas necessidades de aprendizagem. Dentre essas mudanças pode-se destacar diminuição dos estímulos sensoriais e visuais. Conclui-se que as metas de aprendizagem apresentadas, apesar de parecerem muito genéricas, são de extrema importância para criar um ambiente saudável de aprendizagem tanto para o aluno com autismo, quanto para o profissional da educação que se relaciona diretamente com esse aluno.UNIVALE2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/240Revista Científica FACS; v. 21 n. 27 (2021): Revista Científica FACS ; 43-492594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/240/205Copyright (c) 2022 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Bicalho Batista, Yulia Carla Bicalho, Adelice Jaqueline2024-07-05T13:29:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:29:24Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
title INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
spellingShingle INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
de Oliveira Bicalho Batista, Yulia Carla
Autismo
Inclusão Escolar
Psicopedagogia
title_short INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
title_full INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
title_fullStr INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
title_full_unstemmed INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
title_sort INCLUSÃO ESCOLAR DO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA
author de Oliveira Bicalho Batista, Yulia Carla
author_facet de Oliveira Bicalho Batista, Yulia Carla
Bicalho, Adelice Jaqueline
author_role author
author2 Bicalho, Adelice Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Bicalho Batista, Yulia Carla
Bicalho, Adelice Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Inclusão Escolar
Psicopedagogia
topic Autismo
Inclusão Escolar
Psicopedagogia
description Para que haja a inclusão do autista na rotina escolar, há que se fomentar mudanças estruturais no modelo tradicional de ensino. Neste cenário situa-se o papel da psicopedagogia como uma ciência que irá analisar as variáveis interferentes no processo de inclusão escolar do autista, bem como, colaborar com possíveis métodos de intervenção psicopedagógica para que o autista seja verdadeiramente incluído. Objetiva-se neste estudo apresentar as possíveis práticas de intervenção psicopedagógica visando transformar o ambiente escolar comum em um ambiente escolar inclusivo para alunos com autismo, mostrando, em síntese, o papel do psicopedagogo nesse processo. A metodologia utilizada se deu através de pesquisa bibliográfica em literatura específica que sustentaram as análises dos dados pesquisados junto ao CRAEDI (Centro de Referência e Apoio à Educação Especial Inclusiva Zilda Arms) de Governador Valadares, mediante conversas e visita oficial. Foram apresentados métodos basilares para a criação de metodologias educacionais voltadas ao autista, mas que não contempla apenas este grupo. Como resultados, pode-se apontar que para tornar o ambiente escolar já existente em um ambiente escolar apropriado ao aluno com autismo, fazem-se necessárias mudanças no tradicional modelo de sala de aula, que atendam suas necessidades de aprendizagem. Dentre essas mudanças pode-se destacar diminuição dos estímulos sensoriais e visuais. Conclui-se que as metas de aprendizagem apresentadas, apesar de parecerem muito genéricas, são de extrema importância para criar um ambiente saudável de aprendizagem tanto para o aluno com autismo, quanto para o profissional da educação que se relaciona diretamente com esse aluno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/240
url https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/240/205
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica FACS; v. 21 n. 27 (2021): Revista Científica FACS ; 43-49
2594-4282
1676-3734
reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
collection Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository.name.fl_str_mv Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv revistafacs@univale.br
_version_ 1814985295086485504