Psicopedagogia diante a inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ELICKER, Lilian
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421
Resumo: A inclusão escolar é um tema que tem gerado muitas discussões e alvo de estudos, devido ao aumento do bullying, discriminações e rótulos entre as crianças sem nem sabem o que estão falando ou fazendo. O professor inserido nesse meio, já está bastante atributo a inúmeras tarefas escolares diárias, o que as vezes pode acarretar e se tornar um problema maior de exclusão entre os alunos, tendo a necessidade e a importância da intervenção de um psicopedagogo para melhores práticas. O estudo tem problema: Qual o papel do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dentro do ambiente escolar? Justificado na importância da intervenção a alguns elementos que possa facilitar o processo de inclusão social, evitando constrangimentos de alunos novos e auxiliando no desenvolvimento de projetos favoráveis as mudanças educacionais e sociais. O objetivo geral é compreender a ação do psicopedagogo dentro do espaço da escola trabalhando em prol da inclusão social dos alunos, tendo os objetivos específicos em conceituar a inclusão escolar e o ambiente educacional; descrever o papel do psicopedagogo dentro dos espaços escolares e relacionar as ações do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dos alunos. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, tendo os locais de busca como livros e artigos publicados na SCielo e Google acadêmico, no período de 1997 a 2020. Concluiu-se ao final do estudo a importância do psicopedagogo atuante nas escolas com projetos e ações, contribuindo na redução da exclusão social e melhorando o convívio escolar, agregando pontos positivos diante todo o processo de aprendizagem.
id Krot_0803eb51a0b07d6999b860418ab51183
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42421
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Psicopedagogia diante a inclusão escolarPsicopedagogiaEscolarInclusãoA inclusão escolar é um tema que tem gerado muitas discussões e alvo de estudos, devido ao aumento do bullying, discriminações e rótulos entre as crianças sem nem sabem o que estão falando ou fazendo. O professor inserido nesse meio, já está bastante atributo a inúmeras tarefas escolares diárias, o que as vezes pode acarretar e se tornar um problema maior de exclusão entre os alunos, tendo a necessidade e a importância da intervenção de um psicopedagogo para melhores práticas. O estudo tem problema: Qual o papel do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dentro do ambiente escolar? Justificado na importância da intervenção a alguns elementos que possa facilitar o processo de inclusão social, evitando constrangimentos de alunos novos e auxiliando no desenvolvimento de projetos favoráveis as mudanças educacionais e sociais. O objetivo geral é compreender a ação do psicopedagogo dentro do espaço da escola trabalhando em prol da inclusão social dos alunos, tendo os objetivos específicos em conceituar a inclusão escolar e o ambiente educacional; descrever o papel do psicopedagogo dentro dos espaços escolares e relacionar as ações do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dos alunos. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, tendo os locais de busca como livros e artigos publicados na SCielo e Google acadêmico, no período de 1997 a 2020. Concluiu-se ao final do estudo a importância do psicopedagogo atuante nas escolas com projetos e ações, contribuindo na redução da exclusão social e melhorando o convívio escolar, agregando pontos positivos diante todo o processo de aprendizagem.2022-06-09T12:19:07Z2022-06-09T12:19:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421ELICKER, Lilianporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T12:19:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42421Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-09T12:19:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-09T12:19:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Psicopedagogia diante a inclusão escolar
title Psicopedagogia diante a inclusão escolar
spellingShingle Psicopedagogia diante a inclusão escolar
ELICKER, Lilian
Psicopedagogia
Escolar
Inclusão
title_short Psicopedagogia diante a inclusão escolar
title_full Psicopedagogia diante a inclusão escolar
title_fullStr Psicopedagogia diante a inclusão escolar
title_full_unstemmed Psicopedagogia diante a inclusão escolar
title_sort Psicopedagogia diante a inclusão escolar
author ELICKER, Lilian
author_facet ELICKER, Lilian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ELICKER, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Escolar
Inclusão
topic Psicopedagogia
Escolar
Inclusão
description A inclusão escolar é um tema que tem gerado muitas discussões e alvo de estudos, devido ao aumento do bullying, discriminações e rótulos entre as crianças sem nem sabem o que estão falando ou fazendo. O professor inserido nesse meio, já está bastante atributo a inúmeras tarefas escolares diárias, o que as vezes pode acarretar e se tornar um problema maior de exclusão entre os alunos, tendo a necessidade e a importância da intervenção de um psicopedagogo para melhores práticas. O estudo tem problema: Qual o papel do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dentro do ambiente escolar? Justificado na importância da intervenção a alguns elementos que possa facilitar o processo de inclusão social, evitando constrangimentos de alunos novos e auxiliando no desenvolvimento de projetos favoráveis as mudanças educacionais e sociais. O objetivo geral é compreender a ação do psicopedagogo dentro do espaço da escola trabalhando em prol da inclusão social dos alunos, tendo os objetivos específicos em conceituar a inclusão escolar e o ambiente educacional; descrever o papel do psicopedagogo dentro dos espaços escolares e relacionar as ações do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dos alunos. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, tendo os locais de busca como livros e artigos publicados na SCielo e Google acadêmico, no período de 1997 a 2020. Concluiu-se ao final do estudo a importância do psicopedagogo atuante nas escolas com projetos e ações, contribuindo na redução da exclusão social e melhorando o convívio escolar, agregando pontos positivos diante todo o processo de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-09T12:19:07Z
2022-06-09T12:19:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672923473444864