Psicopedagogia diante a inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421 |
Resumo: | A inclusão escolar é um tema que tem gerado muitas discussões e alvo de estudos, devido ao aumento do bullying, discriminações e rótulos entre as crianças sem nem sabem o que estão falando ou fazendo. O professor inserido nesse meio, já está bastante atributo a inúmeras tarefas escolares diárias, o que as vezes pode acarretar e se tornar um problema maior de exclusão entre os alunos, tendo a necessidade e a importância da intervenção de um psicopedagogo para melhores práticas. O estudo tem problema: Qual o papel do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dentro do ambiente escolar? Justificado na importância da intervenção a alguns elementos que possa facilitar o processo de inclusão social, evitando constrangimentos de alunos novos e auxiliando no desenvolvimento de projetos favoráveis as mudanças educacionais e sociais. O objetivo geral é compreender a ação do psicopedagogo dentro do espaço da escola trabalhando em prol da inclusão social dos alunos, tendo os objetivos específicos em conceituar a inclusão escolar e o ambiente educacional; descrever o papel do psicopedagogo dentro dos espaços escolares e relacionar as ações do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dos alunos. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, tendo os locais de busca como livros e artigos publicados na SCielo e Google acadêmico, no período de 1997 a 2020. Concluiu-se ao final do estudo a importância do psicopedagogo atuante nas escolas com projetos e ações, contribuindo na redução da exclusão social e melhorando o convívio escolar, agregando pontos positivos diante todo o processo de aprendizagem. |
id |
Krot_0803eb51a0b07d6999b860418ab51183 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42421 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicopedagogia diante a inclusão escolarPsicopedagogiaEscolarInclusãoA inclusão escolar é um tema que tem gerado muitas discussões e alvo de estudos, devido ao aumento do bullying, discriminações e rótulos entre as crianças sem nem sabem o que estão falando ou fazendo. O professor inserido nesse meio, já está bastante atributo a inúmeras tarefas escolares diárias, o que as vezes pode acarretar e se tornar um problema maior de exclusão entre os alunos, tendo a necessidade e a importância da intervenção de um psicopedagogo para melhores práticas. O estudo tem problema: Qual o papel do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dentro do ambiente escolar? Justificado na importância da intervenção a alguns elementos que possa facilitar o processo de inclusão social, evitando constrangimentos de alunos novos e auxiliando no desenvolvimento de projetos favoráveis as mudanças educacionais e sociais. O objetivo geral é compreender a ação do psicopedagogo dentro do espaço da escola trabalhando em prol da inclusão social dos alunos, tendo os objetivos específicos em conceituar a inclusão escolar e o ambiente educacional; descrever o papel do psicopedagogo dentro dos espaços escolares e relacionar as ações do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dos alunos. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, tendo os locais de busca como livros e artigos publicados na SCielo e Google acadêmico, no período de 1997 a 2020. Concluiu-se ao final do estudo a importância do psicopedagogo atuante nas escolas com projetos e ações, contribuindo na redução da exclusão social e melhorando o convívio escolar, agregando pontos positivos diante todo o processo de aprendizagem.2022-06-09T12:19:07Z2022-06-09T12:19:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421ELICKER, Lilianporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T12:19:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42421Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-09T12:19:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-09T12:19:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar |
title |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar |
spellingShingle |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar ELICKER, Lilian Psicopedagogia Escolar Inclusão |
title_short |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar |
title_full |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar |
title_fullStr |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar |
title_sort |
Psicopedagogia diante a inclusão escolar |
author |
ELICKER, Lilian |
author_facet |
ELICKER, Lilian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ELICKER, Lilian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Escolar Inclusão |
topic |
Psicopedagogia Escolar Inclusão |
description |
A inclusão escolar é um tema que tem gerado muitas discussões e alvo de estudos, devido ao aumento do bullying, discriminações e rótulos entre as crianças sem nem sabem o que estão falando ou fazendo. O professor inserido nesse meio, já está bastante atributo a inúmeras tarefas escolares diárias, o que as vezes pode acarretar e se tornar um problema maior de exclusão entre os alunos, tendo a necessidade e a importância da intervenção de um psicopedagogo para melhores práticas. O estudo tem problema: Qual o papel do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dentro do ambiente escolar? Justificado na importância da intervenção a alguns elementos que possa facilitar o processo de inclusão social, evitando constrangimentos de alunos novos e auxiliando no desenvolvimento de projetos favoráveis as mudanças educacionais e sociais. O objetivo geral é compreender a ação do psicopedagogo dentro do espaço da escola trabalhando em prol da inclusão social dos alunos, tendo os objetivos específicos em conceituar a inclusão escolar e o ambiente educacional; descrever o papel do psicopedagogo dentro dos espaços escolares e relacionar as ações do psicopedagogo diante o processo de inclusão social dos alunos. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, tendo os locais de busca como livros e artigos publicados na SCielo e Google acadêmico, no período de 1997 a 2020. Concluiu-se ao final do estudo a importância do psicopedagogo atuante nas escolas com projetos e ações, contribuindo na redução da exclusão social e melhorando o convívio escolar, agregando pontos positivos diante todo o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-06-09T12:19:07Z 2022-06-09T12:19:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672923473444864 |